segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

FELIZ 2013 Á TODOS!








 
FELIZ ANO DO CENTENÁRIO DE MARABÁ – 2013

“És cidade relicária graciosa
Imponente na história que palpita
Nos corações de teus filhos
Que cantam sem cessar
Marabá! Marabá! Terra Bendita.”
A todos um Feliz 2013!

Desejamos a todos(as) um feliz ano novo repleto de conquistas, sobretudo de disposição para o enfrentamento tão necessário na história da luta de classes, bem como no combate as mazelas das desigualdades sociais causadas pelos donos do capital.
Que em 2013 possamos ampliar a nossa contribuição na luta por justiça social e insistir para que a sociedade possa se indignar, cada vez mais, com as crises mundiais originadas do modo de produção capitalista definitivamente responsável pela divisão da humanidade, cavando assim um abismo entre burguesia e proletariado. Que neste novo ano possamos avançar no principal objetivo da classe trabalhadora, ou seja, na supressão do capitalismo, consequentemente na construção de uma sociedade socialista onde ocorra a devida transformação “dos meios de produção em propriedade social” (Engels).

Que mulheres, homens – classe trabalhadora se liberte do julgo do capital.

Feliz 2013 e saudações socialistas camaradas!!!

sábado, 29 de dezembro de 2012

Raimundinho do CEPASP escreve



PRÓSPERO 2013!
O espaço não é suficiente para uma retrospectiva do ano que  finda e para longas sugestões para o que se aproxima,  mas não restam dúvidas de que  foi um tempo de “Deus nos acuda” no mundo inteiro, tudo por conta das consequências de uma crise que se intensificou, abalando todas as economias e as vidas das pessoas, com grande prejuízo para a humanidade e especialmente à classe trabalhadora, que viveu a amargura do desemprego e da superexploração da força de trabalho, sob o domínio imperante do capital.
Países considerados periféricos, da Ásia, África e da América Latina, tentaram se segurar entregando de forma prazerosa aos países em expansão, como a China, os seus recursos naturais de forma submissa às regras impostas pelo capital e pela crise. No caso do Brasil, sua salvação foi, principalmente, a exportação do minério de ferro e da soja, para a China. Com queda significativa da demanda por semiacabados, como o ferro gusa.
                Mas quanto de excesso de horas de trabalho foi exigido dos trabalhadores e acumuladas em mais-valia pelos proprietários das empresas mineradoras? Quanto tempo de vida foi retirado dos trabalhadores pelo excesso de trabalho desgastante? Quantos trabalhadores saíram lesionados?  Quantas famílias tiveram que perder suas terras para a mineração? A quem interessou a salvação da economia do Brasil, enquanto 30 milhões de pessoas passaram fome neste país e 120 milhões continuam na pobreza?
E nós de Marabá, município polo da região de Carajás, detentora da maior província mineral do mundo, com bilhões e milhões de toneladas de ferro, cobre, níquel, manganês, bauxita, ouro, tungstênio, molibidênio, nióbio, chumbo, como estamos? Mais pobres? Mais ricos? Mais violentados? Mais explorados? Mais alienados? Quais nossas expectativas?
Depois de quatro anos, de uma gestão para poucos, em que só estes poucos se deram muito bem e a grande maioria da população sofreu as mazelas de uma desgraça anunciada, fica difícil acreditar em boas perspectivas. Vários destes poucos já estão na linha de frente ou fila, para mais uma “boquinha”. Embora empresários anunciem um futuro próspero, com a implantação de grandes empreendimentos na cidade, tudo não passa de especulação, para um futuro que não se enxerga no horizonte.
Quando se trata da expectativa para os adolescentes a situação fica muito mais difícil, diante do extermínio que tem ocorrido na faixa etária de 12 a 18 anos. Recentemente o Jornal Diário do Pará publicou: “Ananindeua e Marabá estão entre os dez municípios brasileiros com os maiores números de homicídios entre jovens, segundo o Índice de Homicídios na Adolescência.”(Diário do Pará, 14.12.2012). E mais, diz a matéria: “no Brasil 46% dos jovens não chegam aos 19 anos de idade”. Que futuro!
É duro, mas é a realidade. Não podemos escondê-la. Mas não desanimemos temos que juntar forças para enfrentar os maus  caráter e canalhas nas administrações públicas, nas câmaras de vereadores, nas assembleias legislativas, na câmara dos deputados, no senado, nas policias, no judiciário e nas entidades de classe e populares. Não deixemos nos enganar.
O fim do mundo não aconteceu como propagaram muitos oportunistas e especuladores. A  sabedoria Maya está viva, pode ter sido dado o inicio para o fim do “mundo cão”, da acumulação econômica, da ganância pelo lucro, da especulação financeira e dos falsos profetas presentes nas mais diversas igrejas que abusam dia e noite dos ingênuos pobres fiéis. Vamos continuar na luta pela transformação da sociedade, esta é a prosperidade.
Viva 2013!
Marabá, 28 de dezembro de 2012.
Raimundo Gomes da Cruz Neto

Duas chapas disputam a mesa diretora da CMM

(...)Chapa da base governista PPS, PMDB, PT, PDT, PHS: Júlia Rosa (PDT) Presidente; Toinha (PT) Primeira Vice; Irismar (PR) Segunda Vice; Gerson do Badeco (PHS) Primeiro Secretário; Orlando Elias (PMDB) Segundo Secretário; Ubirajara (PPS) Terceiro Secretário; Membros do grupo: Coronel Araújo (PR); João Hiran (PPS), Pedro Souza (PPS) e Nagib Mutran. Totalizando 10/dez votos. Pelo vinculo que terão com o prefeito são chamados de "salamistas". Pode ocorrer mudanças na possibilidade de chapa única e a adesão dos "independentes".
 
Chapa de oposição PTB, PSDB, PSD, PRB: Vanda Américo (PSD) Presidente; Ronaldo Yara (PTB) Primeira Vice; Irmã Nazaré (PSDB) Segunda Vice; Pedrinho Correa (PTB) Primeiro Secretário; Sidney Ferreira (PSDB) Segundo Secretário; Adelmo do Sindicato (PTB) Terceiro Secretário; Membros do grupo: Beto Miranda (PSDB), Pastor Elói Ribeiro. Totalizando 03/oito votos. Grupo ligado ao deputado estadual Sebastião Miranda Filho (PTB) "os mirandistas". 
 
A maior disputa pelo seus votos está na atração dos "independentes" ou que tiveram ligações com ex-prefeito Maurino Magalhães de Lima: Miguelito (PP) se manteve fiel ao Maurino até sua morte, Leodato Marques (PP) que na campanha era mais 23 do que 22 ou 14 e Alécio da Palmiteira (PSB) também fiel ao Maurino, mas que não ver nenhum problema ir para a base do Governo Municipal para ajudar a região Rio Preto.
 
O deputado estadual Tião Miranda ligado ao Governador Simão Jatene tem o poder de indicar nomeações nos cargos dos órgãos: 4ª URE/SEDUC, 11ª RPS/SESPA + HRS, 3ª CIRETRAN, SUPERINTENDÊNCIA DA POLÍCIA CIVIL, 4º BPM, SETRAN, SEFA, CIR: SEMA, PARÁ RURAL, IASEP, OBRAS e OUTROS.
 
O prefeito João Salame tem a "força" da caneta podendo oferecer ao Miguelito que há muito tempo não fica fora de Governos espaços na SDU e Saúde onde têm varias pessoas ligadas ao Miguelzinho; ao irmão Leodato SACI e Ação Comunitária; ao Alécio Agricultura já que é um homem preocupado com a zona rural Região do Rio Preto em especial a comunidade Capistrano de Abreu, o homem da palmiteira não vai com Tião já desobedeceu seu partido na eleição.
 
As adesões de Coronel Araújo deve ter envolvido continuar no comando da Guarda Municipal e DMTU e Secretaria de Segurança. Irismar possível indicação na Secretaria de Turismo. A agricultura ainda pode ser indicação do PT.
 
Até a eleição da mesa propriamente dito muitas negcociações...
  ------------------------------------------

Pelo visto o PR de Maurino Magalhães já é um forte aliado de João Salame, para eleger sua candidata.

Secretariado de Salame confirmado!

 Lista atualizada ás 10:28

Gabinete do Prefeito: Concita Bezerra (irmã do ex-prefeito Haroldo Bezerra)
Procuradoria Geral do Município: Ricardo Rosa
Secretaria Municipal de Planejamento: Roberto Salame "Beto" (PPS) (irmão do prefeito João Salame)
Secretaria Municipal de Administração:Ademir Martins (PT)
Secretaria Municipal de Finanças: Rafael Ademar (ex-BB e ex-secretário de Saúde)

Secretaria Municipal de Gestão Fazendária: Raimundo Salame (PV)
Secretaria Municipal de Saúde: Nagib Mutran Neto (PMDB)
Secretaria Municipal de Educação: Luiz Bressan (PT)
Secretaria Municipal de Assistencia Social: Abiancy Cardoso (PPS)
Secretaria Municipal de Obras; Antonio Padua da (CMT) - indicado por Asrúbal

Secretaria Municipal de Serviços Urbanos: Jhosi (PPS)
Secretaria Municipal de Meio Ambiente:  Carlos Brito (engenheiro com atuação na Seplan e SDU, e presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente)
Secretaria Municipal de Agricultura: ???
 Secretaria Municipal de Cultura: Deize Botelho (PPS)
Secretaria Municipal de Ação Comunitária:????
Secretaria Municipal de Turismo: ????
Secretaria Municipal de Esportes:  Erton Gaúcho (PPS)
Secretaria Municipal de Segurança Institucional: Alberto Texeira (delegado)
Superintência de Desenvolvimento Urbano: Gilson Dias (PPS)
Assessoria de Comunicação (que tem status de secretaria): Claudio Feitosa (PPS)
IPASEMAR: Karal El Hajar (continua)
Fundação Casa da Cultura: Noé vo Atzingue (continua) 
DMTU: ??
Guarda Municipal: ??
 --------------------------------------
 Numa das secretarias mais importantes, a SEMED o "bolo" ja foi dividido:
O titular será Bressan (PT) e a adjunta Heyde, indicada pelo PPS, assim como as Diretorias de Infraestrutura, Departamento de Ensino Rural. O PT também indicará  a professora Floripes Amaral no Departamento de Ensino e Antonio no DRH

Nota de Repúdio ao assassinato do Memede

NOTA DE PESAR E REPÚDIO AO ASSASSINATO DO DIRIGENTE DO MST MAMEDE GOMES DE OLIVEIRA
 
(Exigimos profunda investigação e punição dos envolvidos)
 
toda morte matada,
toda morte morrida,
se for vida doada,
não é morte,
é vida
(Dom Pedro Casaldáliga)
 
A lista de camponeses, padres, freiras, sindicalistas, defensores de direitos humanos, homens e mulheres, assassinados no Estado do Pará enquanto lutavam por uma revolução econômica, social, cultural, política e ambiental, é longa. No domingo, dia 23 de dezembro, aproximadamente às 16h, mais um mártir se juntou a esta abominável relação. MAMEDE GOMES DE OLIVEIRA, 58 anos, assentado do projeto de assentamento “Mártires de Abril” e antigo coordenador estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), foi assassinado com dois tiros no peito quando estava em seu lote.
Mamede era um dos principais incentivadores da discussão sobre agroecologia no MST. Estudioso do tema e atencioso com todos que lá chegavam para pedir orientação, implementava na prática tudo o que teorizava. Criou, junto com sua companheira Teófila da Silva Nunes, o Lote Agroecológico de Produção Orgânica (LAPO), onde mostrava que a experiência da agroecológia    já é uma realidade.
O assassinato de Mamede continua sem resposta. No dia do crime o camponês acabava de retornar de uma área onde estava trabalhando, localizada nos fundos de seu lote, quando, alertado por seu cão, percebeu que um desconhecido estava se dirigindo para o local onde ele estava anteriormente. Ainda interpelou o estranho, que não deu muita atenção e continuou seguindo caminho. Mamede então resolveu averiguar o que estava ocorrendo, momento em que foi alvejado com dois tiros no peito, disparados a partir de um revolver calibre 38.
Denuncia anônima indicou que 03 homens chegaram a casa onde foi preso Luiz Henrique Pinheiro, um dos indiciados como autor do assassinato. Luiz Henrique até o momento se recusa a falar sobre o ocorrido, os nomes dos envolvidos ou suas motivações. Com ele foi encontrado o revolver calibre 38, com duas cápsulas deflagradas, roupas sujas de sangue e uma mala já pronta para viagem. Quando a polícia chegou ao local os outros 02 homens já haviam desaparecido.
Como não foi roubado absolutamente nada de Mamede, que estava inclusive com seu telefone celular, está descartado o crime de latrocínio.
As organizações e movimentos sociais que subscrevem esta nota exigem que os órgãos responsáveis apurem este assassinato detalhadamente, investigando e punindo exemplarmente todos os envolvidos.
Estaremos atentos e acompanhando cada passo deste processo para que este crime não fique impune, seja enquadrado como crime “banal” ou, muito menos, caia no esquecimento, como tantos outros.

MAMEDE VIVE, SEMPRE, SEMPRE, SEMPRE!
 
Belém, 26 de dezembro de 2012
 
ASSINAM ESTA NOTA:
Associação dos Concursados do Pará (ASCONPA)
Associação Sindical Unidos Pra Lutar
Comitê Dorothy
Central Sindical e Popular CONLUTAS
Diretório Central dos Estudantes/UFPA
Diretório Central dos Estudantes/UNAMA
Diretório Central dos Estudantes/UEPA
Diretório Central dos Estudantes/UFRA
Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE - Amazônia)
Fórum da Amazônia Oriental (FAOR)
Fórum Social Pan-amazônico (FSPA)
Fundo Dema/FASE
Instituto Amazônia Solidária e Sustentável (IAMAS)
Instituto Universidade Popular (UNIPOP)
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)
Movimento Luta de Classes (MLC)
Movimento Estudantil Vamos à Luta
Partido Socialismo e Liberdade (PSOL)
Partido Comunista Brasileiro (PCB)
Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU)
Partido Comunista Revolucionário (PCR)
Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SDDH)
Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal do Pará (SINTSEP/PA)
Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil de Belém e Ananindeua
Vegetarianos em Movimento (VEM)
Associação Indígena Tembé de Santa Maria do Pará (AITESAMPA)
Associação dos Empregados do Banco da Amazônia (AEBA)
Fórum de Mulheres da Amazônia Paraense (FMAP)
Grupo de Mulheres Brasileiras (GMB)
Instituto Amazônico de Planejamento, Gestão Urbana e Ambiental (IAGUA)
Mana-Maní Círculo Aberto de Comunicação, Educação e Cultura
Rede de Juventude e Meio Ambiente (REJUMA)
Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN)
Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Gestão Ambiental do Estado do Pará (SINDIAMBIENTAL)
Coletivo de Juventude JUNTOS
Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino Superior (SINDTIFES)
Tô Coletivo
Assembléia Nacional dos Estudantes – Livre (ANEL)
Grêmio EE “Ulysses Guimarães”
Coletivo de Juventude Contraponto
Associação dos Funcionários do Banpará (AFBEPA)
Levante Popular da Juventude
Alternativas para a Pequena Agricultura no Tocantins (APA-TO)
Associação Brasileira dos Ogãs (ABO)
Associação das Organizações das Mulheres Trabalhadoras do Baixo Amazonas (AOMT BAM)
Associação de Artesãos do Estado do Amapá (AART-AP)
Associação de Divisão Comunitária e Popular (ADCP)
Associação de Gays, Lésbicas e Transgêneros de Santana (AGLTS)
Associação de Hortifrutigranjeiros Pescadores e Ribeirinhos de Marabá (AHPRIM)
Associação de Moradores Quilombolas da Comunidade de São Tomé do Aporema (AMQCSTA)
Associação de Mulheres do Abacate da Pedreira (AMAP)
Associação de Mulheres Mãe Venina do Quilombo do Curiaú (AMVQC)
Associação de Proteção ao Riacho Estrela e Meio Ambiente (APREMA)
Associação dos Moradores do Bengui (AMOB)
Associação Educacional Maria (AEM)
Associação em Áreas de Assentamento no Estado do Maranhão (ASSEMA)
Associação Grupo Beneficente Novo Mundo (GBNM)
Associação Paraense de Apoio às Comunidades Carentes (APACC)
Associação Sóciocultural de Umbanda e Mina Nagô (ACUMNAGRA)
Encanto - Casa Oito de Março - Organização Feminista do Tocantins
Centro de Cultura Negra do Maranhão (CCN – MA)
Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará (CEDENPA)
Centro de Treinamento e Tecnologia Alternativa Tipiti (CENTRO TIPITI)
Centro Pedagógico e Cultural da Vila Nova (CPCVN)
Centro Popular pelo Direito a Cidade (CPDC)
Coletivo Jovem de meio Ambiente do Pará (CJ-PA)
Comissão Pastoral da Terra (CPT)
Comunidade de saúde, desenvolvimento e educação (COMSAÚDE)
Confederação Nacional das Associações de Moradores (CONAM)
Conselho Indigenista Missionário Regional N II (CIMI)
Cooperativa de Mulheres Trabalhadoras da Bacia do Bacanga (COMTRABB)
CCurso Técnico em Agroecologia integrado ao Ensino Médio dos ovos Indigenas do Sudeste Paraense - CRMB

Federação das Associações de Moradores e Organizações Comunitárias de Santarém (FAMCOS)
Federação das Entidades Comunitárias do Estado do Amapá (FECAP)
Federação de Cultos Afroreligiosos de Umbanda e Mina Nagô (FECARUMINA)
Fórum Carajás
Fórum de Participação Popular em Defesa dos Lagos Bolonha e Água Preta e da APA/Belém (Fórum dos Lagos)
Fórum dos Movimentos Sociais da Br 163 PA (FMS BR163)
Fórum dos Movimentos Sociais de Belterra (FMSB)
Fundação Tocaia (FunTocaia)
Grupo das Homossexuais Thildes do Amapá (GHATA)
Grupo de Mulheres Brasileiras (GMB)
Grupo Identidade LGBT
Grupo Ipé Amarelo pela Livre Orientação Sexual (GIAMA)
Instituto de Desenvolvimento Social e Apoio aos Direitos Humanos Caratateua (ISAHC)
Instituto de Divulgação da Amazônia (IDA)
Instituto de Mulheres Negras do Amapá (IMENA)
Instituto EcoVida
Instituto Saber ser Amazônia Ribeirinha (ISSAR)
Instituto Trabalho Vivo (ITV)
Irmãs de Notre Dame de Namur (SNDdeN)
Marcha Mundial das Mulheres (MMM – AP)
Movimento dos Trabalhadores Sem Teto Urbano (MSTU)
Movimento Afrodescendete do Pará (Mocambo)
Movimento de Mulheres das ilhas de Belém (MMIB)
Movimento de Mulheres Empreendedoras da Amazônia (MOEMA)
Movimento de Promoção da Mulher (MOPROM)
Movimento República de Emaús (MRE)
Mulheres de Axé
Rede de Educação Cidadã (RECID)
Sindicato das Empregadas Domésticas do Estado do Amapá (SINDOMESTICA)
Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém (STTR/STM)
Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Maranhão (STTR-MA)
Sociedade de Defesa dos Direitos Sexuais na Amazônia (SODIREITOS)
Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SDDH)
União Folclórica de Campina Grande (UFCG)
União Municipal das Associações de Moradores de Laranjal do Jarí (UMAMLAJ)
Pastorais Sociais da CNBB

Por que não fazer uma posse popular?

Se o governo é da "mudança de verdade", porque não fazer uma posse popular, o desatroso Maurino foi empossado num ginásio onde coube mais gente do que caberá no plenário da Câmara. E onde contou com a presença de populares sem precisar de convites.

Mais o que tudo indica o governo do PPS,PMDB e PT não está dispoto a receber a população para sua posse.

No pulo do gato

Parece que a tão propalada SDU não vai ficar com o PT! Segundo fontes os petistas ficarão com as Secretarias de Educação e Administração e a 1ª Vice Presidente ou Secretária Geral da Câmara Municipal de Marabá.

------------------------------

É o pulo do gato!

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Governo João: o que já foi ventilado...

....pelos bastidores e que precisa ser confirmado na posse.

Gabinete do Prefeito: Gilson Dias (PPS)
Procuradoria Geral do Município: ?
Secretaria Municipal de Planejamento: Luiz Carlos (PT)
Secretaria Municipal de Administração: ?
Secretaria Municipal de Finanças: Raimundo Salame (PV)
Secretaria Municipal de Gestão Fazendária: ?
Secretaria Municipal de Saúde: Nagib Mutran Neto (PMDB)
Secretaria Municipal de Educação: Luiz Bressan (PT)
Secretaria Municipal de Assistencia Social: Abiancy Cardoso (PPS)
Secretaria Municipal de Obras; Asdrubal, Orlando Elias e Ze Gaby
Secretaria Municipal de Serviços Urbanos: ?
Secretaria Municipal de Meio Ambiente: ?
Secretaria Municipal de Agricultura: PT
Secretaria Municipal de Cultura: Deize Botelho (PPS)
Secretaria Municipal de Ação Comunitária:
Secretaria Municipal de Turismo: PT
Secretaria Municipal de Esportes: Gaúcho (PPS)
Superintência de Desenvolvimento Urbano: Ademir Martins (PT)
Assessoria de Comunicação (que tem status de secretaria): Claudio Feitosa (PPS)

NOTAS DO ENEM DIVULGADAS

O Ministério da Educação divulgou nesta sexta-feira (28) o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012. As notas já podem ser consultadas no site do Enem. Para ver o resultado, o candidato precisa inserir seu CPF ou número de inscrição, além da senha cadastrada no sistema.
Mais de 4 milhões de estudantes realizaram as provas do Enem 2012 em todo o país. No ano passado, mais de um milhão de candidatos usaram a nota para concorrer a uma vaga no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que vai oferecer, em 2013, 129.279 vagas no ensino superior em 3.751 cursos de 101 instituições. Por enquanto, o sistema está disponível apenas para consulta. Nele, o candidato pode pesquisar as vagas oferecidas pelas instituições. As inscrições terão início no dia 7 de janeiro.

Governo Simão anuncia mudança no secretariado

O pescador Simão Jatene, atual governador do Pará anunciou mudanças no seu secretariado, uma delas diz respeito ao atual secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Alex Fiúza de Melo, que deixa a pasta para assumir a Secretaria Especial de Estado de Promoção Social, até então comandada por Nilson Pinto. Este, por sua vez, volta para Câmara Federal, conforme já havia anunciado há 15 dias. O professor Alberto Arruda, adjunto da Secti, vai responder pela secretaria.
O atual secretário de Planejamento, Orçamento e Finanças, Sérgio Bacury, sai do cargo e assume a nova Secretaria Extraordinária de Articulação Municipal. Quem fica no seu lugar é a economista Maria do Céu Guimarães de Alencar, a qual deixa a direção do Núcleo Administrativo e Financeiro (NAF) das Secretarias Especiais de Estado. Este posto será assumido por Patrícia Nasser.
A outra mudança ocorre na Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas). A pasta, a partir desta sexta-feira, 28, será chefiada por Heitor Márcio Pinheiro Santos, ex-presidente do Instituto de Artes do Pará (IAP). A então secretária, Maria Alves dos Santos (a deputada eleita Tetê Santos), deixa o cargo para assumir a vaga aberta por Manoel Pioneiro na Assembleia Legislativa do Estado (Alepa). Eleito no último pleito municipal, Pioneiro será, a partir de 1º de janeiro, o prefeito de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém. 
 
Fonte Agência Estado - com adaptações

Governo João ainda indefinido

 ´É uma verdadeira dança de rato a composição do Governo João Salame (PPS/PT/PMDB)

 Até agora está indefinido os noems que comporão o seu governo, ora se apresentam como possíveis secretários, ora são execradas as chances de tais postulantes assumirem os cargos.
Mais segundo o nosso vizinho Damião Soledade, o PMDB de Asdrubal e Nagib Mutran já tem como certerza as secretarias de Obras e de Saúde ue segundo o deputado "cabe ao prefeito eleito João Salame anunciar os nomes. Isso é competência prerrogativa do prefeito João Salame. O perfil deles será absolutamente técnico, tanto para a saúde quanto para as obras."  Técnico??? não acredito nisso, mais vamos ver se isso acontece e na quarta dia 2 voltamos para dar uma ferroadinha por aqui.


As inidicações do PMDB para a secretaria de Saúde: Vereador Dr. Nagib Mutran Neto assessorado e  Obras: Vereador Orlando Elias.
Ressuscitariam Guido Mutran Júnior (1.139 votos) e Adema de Alencar (1.050 votos).

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Unicef premia SEASP: Pode uma coisa dessa????

UNICEF PREMIA SEASP DE MARABÁ (ABSURDO)

Acreditem! A notícia está no site da Prefeitura. Enquanto os servidores estão sem salário, a secretária de Assistência Social de Marabá, Maria Inoã Batista Osório recebeu o Selo da UNICEF, orgão da UNO para infância e Juventude. É por esta e outras que essa instituição internacional vem ficando com a imagem cada vez mais arranhada. O artigo diz que o prêmio é resultado das metas alcançadas nos anos anteriores pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), mas, talvêz, você que agora lê esta notícia perplexo, concorde que, se há pouco tempo, as criaças do abrigo municipal estavam passando fome, a secretária deveria estar era presa em vez de passear em Brasília com nosso dinheirinho que sumiu. Mais clic aqui
UNICEF PREMIA SEASP DE MARABÁ (ABSURDO)

Acreditem! A notícia está no site da Prefeitura. Enquanto os servidores estão sem salário, a secretária de Assistência Social de Marabá, Maria Inoã Batista Osório recebeu o Selo da UNICEF, orgão da UNO para infância e Juventude. É por esta e outras que essa instituição internacional vem ficando com a imagem cada vez mais arranhada. O artigo diz que o prêmio é resultado das metas alcançadas nos anos anteriores pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), mas, talvêz, você que agora lê esta notícia perplexo, concorde que, se há pouco tempo, as criaças do abrigo municipal estavam passando fome, a secretária deveria estar era presa em vez de passear em Brasília com nosso dinheirinho que sumiu. É f.....
Compartilhada do Facebook de |Carlos André

Nosso campus tem história!

sspa.
O Projeto de Lei n° 2206/2011, que cria a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA, está na fase final de tramitação no Congresso Nacional, materializando uma conquista da sociedade desta região que anseia por educação superior pública, gratuita, de qualidade e engajada na resolução dos graves problemas regionais. 

A criação da nova Universidade significará, de imediato, uma expansão no número de cursos e estudantes, bem como de técnicos administrativos e docentes. Ao mesmo tempo, significará um enorme desafio na construção de um projeto de universidade e na sua implementação. 

É importante que o Campus de Marabá tenha uma coordenação capaz de participar desse processo de transformação, de forma democrática, aberta ao diálogo, estimulando e apoiando processos acadêmicos consistentes, nas dimensões educacional, política, cultural e científica. 

Por esta razão, após o diálogo com vários discentes, técnicos e docentes deste Campus, estamos apresentando, através da chapa TransformAção, nossa candidatura à reeleição. A experiência que acumulamos nos últimos quatro anos pode contribuir significativamente para consolidar as bases desse projeto de universidade. 

Esta é a principal tarefa da coordenação do Campus neste momento!


Hildete & Fernando
[Candidatos à Coordenação e Vice-Coordenação do Campus Universitário de Marabá / UFPA]
O Projeto de Lei n° 2206/2011, que cria a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA, está na fase final de tramitação no Congresso Nacional, materializando uma conquista da sociedade desta região que anseia por educação superior pública, gratuita, de qualidade e engajada na resolução dos graves problemas regionais.

A criação da nova Universidade significará, de imediato, uma expansão no número de cursos e estudantes, bem como de técnicos administrativos e docentes. Ao mesmo tempo, significará um enorme desafio na construção de um projeto de universidade e na sua implementação.

É importante que o Campus de Marabá tenha uma coordenação capaz de participar desse processo de transformação, de forma democrática, aberta ao diálogo, estimulando e apoiando processos acadêmicos consistentes, nas dimensões educacional, política, cultural e científica.

Por esta razão, após o diálogo com vários discentes, técnicos e docentes deste Campus, estamos apresentando, através da chapa TransformAção, nossa candidatura à reeleição. A experiência que acumulamos nos últimos quatro anos pode contribuir significativamente para consolidar as bases desse projeto de universidade.

Esta é a principal tarefa da coordenação do Campus neste momento!


Hildete & Fernando
[Candidatos à Coordenação e Vice-Coordenação do Campus Universitário de Marabá / UFPA]

Cadê o prefeito que não paga os servidores?

Com seu mote hipocrístico: não há uma folha que não cai...perê pêpê... o ainda prefeito MAUrino Magalhães (PR) está sumido. Ninguém sabve do paradeiro, muitos duvidam que ela pareça para passar a faixa ao sucessor.
Enquanto tudo isso acontece milhares de servidores públicos amargam o pior natal de todos os tempos, sem salários e vale refeição, os serviodres empreenderam nas última ssemanas uma série de atos de protestos contra a administração do fadado prefeito.

E a Cassação?

Os vereadores não tiveram coragem de lavar adiante o processo que tiraria seu mandato e ainda sepultaria politicamente pelo menos nos próximos oito anos. Foram coniventes com toda essa barbarie cometida nos 4 anos da pior administração que Marabá já teve.

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Mensagem do poster


Lampião se despede!

Olá Amigos, Segue em  anexo carta da minha despedida de Marabá. desejo a todos um Ano Novo Repleto de Felicidades.

Marabá 24 de dezembro de 2012


Aos leitores do Blog Contraponto & Reflexão

Prezados Senhores, tendo em vista a minha saída de Marabá, para morar em outra cidade, venho através desta pedir-lhes que publiquem a minha despedida, pois morei aqui 16 anos, que por sinal foram muitos construtivos em todos os segui­mentos da minha jornada.
Quero dizer que deixo esta cidade por motivos óbvios, haja vista que na mi­nha carreira de escritor será mais viável morar em uma capital, onde as pessoas dão mais valor ao meu trabalho. Aqui em Marabá, infelizmente as Secretarias Munici­pais deixam muito a desejar. Não dando apoio à cultura e àqueles que a fazem. O meu trabalho é realmente muito simples, mas deveria ser mais valorizado pela sociedade municipal, sobretudo, pelos empresários que também não colaboram com patrocí­nios.
Fiz um lindo Cordel, homenageando uma grande empresa e fui todo alegre mostrar-lhes os originais, mas eles simplesmente fizeram vista grossa, e não me de­ram nem uma camisa de presente.
Tenho verdadeira paixão pela minha Arte, e mesmo com os poucos recursos que disponho não pretendo parar.
Fui candidato a vereador nesta última eleição e até pensava que iria ganhar, ou ter um número significativo de votos, mas para minha surpresa tive apenas 35 votos o que me deixou muito frustrado.
Os meus projetos na área cultural eram fabulosos, eu iria criar espaços cultu­rais para dar ênfase e valorizar os Artistas locais; porém não fui bem entendido.
Mas como nem tudo está perdido, estou indo para o Estado do Rio de Janeiro, onde fui convidado para assumir um cargo de confiança, na gestão de um prefeito do meu partido (PSOL), que foi eleito na última eleição.
Deixo aqui o meu adeus e saio sem ressentimento.
Desejando o melhor para Marabá e todos que aqui vivem.

Atenciosamente,
Vicente de Paula “Lampião”

Militante assassinado: 2013 será ano de luta??

NOTA DE FALECIMENTO
É com muito pesar que o MST-Pará, comunica aos companheiros, companheiras, amigos e amigas o assassinato do militante dessa organização MAMEDE GOMES DE OLIVEIRA, 58 anos, assentado no Assentamento Mártires de Abril, Mosqueiro- Município de Belém Pará. O fato aconteceu no dia 24 de dezembro de 2012 no período da tarde, por volta das 16 horas, no seu lote, momento em que estava trabalhando foi atingido por dois tiros calibre 38. No momento dois suspeitos encontram-se presos e estão sob investigação da polícia.
Mamede, foi coordenador estadual do MST, atuou no Setor de Produção e nos últimos anos vinha dedicando-se à prática agroecológica em seu lote, conhecido como LAPO- Lote Agroecológico de Produção Orgânica, com a implantação de diversas experiências, além de compor um Grupo de Produção Agroecológica-GPA juntamente com outras famílias assentadas.
O corpo está sendo velado no LAPO e o enterro acontecerá amanhã às 9 horas no Cemitério do Carananduba.
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra do Estado do Pará solidariza-se com Dona Teófila da Silva Nunes e familiares.
“A morte não é verdade quando se cumpre bem o papel da vida”
(José Martí)

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

MESTRADO DE MARABÁ: HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

Candidatos homologados para o Mestrado em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia

Foram homologadas as inscrições de 86 candidatos para a segunda turma do Mestrado em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia. No dia 28 de janeiro de 2013 será publicada nova relação com os candidatos que tiverem projetos aprovados e aptos à prova escrita. Os que forem aprovados (com notas de 7,0 a 10,0) deverão comparecer no dia 31 de janeiro 2013, às 08:00h, no auditório do Campus II – UFPA/Marabá, Folha 17, Quadra 4, Lote Especial, Nova Marabá Marabá, apresentando o comprovante de inscrição e documento de identificação com foto para realização da prova escrita.


1. ADENILSON BARCELOS DE MIRANDA
2. ÁGDA CAMPOS SOUSA
3. ALBA LILIAM LUZ GUSMÃO SANTOS
4. ALEXANDRE ROSA DE MACEDO RODRIGUES
5. ANDREZA ANGÉLICA FROTA GAMA
6. ANGEL MARQUES AMADOR
7. BÁRBARA CRISTINA ALMADA DA SILVA
8. CLÁUDIA NAZARETH FERREIRA
9. CLAUDIMIR DE OLIVEIRA ESPINDOLA
10. CLAUDENIR RIBEIRO DOS SANTOS
11. CLAUDIONISIO DE SOUZA ARAÚJO
12. CLEUDELANJA CRUZ ARAÚJO
13. DAMIÃO SOLIDADE DOS SANTOS
14. EDUARDO BATISTA FERNANDES
15. ELIANA MENDES IBIAPINA
16. ELIUDE DE SOUSA ROCHA
17. ETIANE PATRICIA DOS REIS DA SILVA
18. FABIANA DE SOUSA VIEIRA
19. FRANCELI DE SOUZA SILVA
20. FRANCILETE SOUZA DE ALMEIDA
21. FRANCISCO JOSÉ MACEDO VIEIRA
22. FRANCISCO PEREIRA NETO
23. FRANCISCO RODRIGUES ARAÚJO
24. HILDONETE PEREIRA DOS ANJOS
25. JACKELINE OLIVEIRA VIANA
26. JAIRO DE ARAÚJO SOUZA
27. JANE LINO BARBOSA DE SOUSA
28. JOÃO VITOR DIAS PEREIRA
29. JOARI OLIVEIRA PROCÓPIO
30. JOSÉ DE SOUSA COSTA JÚNIOR
31. JOSÉ EVANDRO ILVA OLIVEIRA
32. JOYCE CORDEIRO REBELO
33. KAROLINNY CARNEIRO GUERRA COSTA
34. KELCIRLANE RIBEIROPEREIRA
35. KLEY HERBERT DE JESUS SILVA WANZELER
36. LIDIANE ANDRADE SOUSA DA SILVA
37. LÍVIA VALESKA SANTANA SOUZA
38. LUANA CLAUDIA TAVARES BASTOS
39. LUCIANO LAURINDO DOS SANTOS
40. LUIZ DE OLIVEIRA SILVA
41. LUIZ RENATO TEIXEIRA SANTOS
42. LUIZA ELENA PINTO PINHEIRO
43. MACIEL DE SOUZA MODESTO
44. MAGNON MAX SILVA DE OLIVEIR
45. MAGNUM TAVEIRA BELIZÁRIO
46. MARA PEREIRA DA SILVA
47. MARCELO MELO DOS SANTOS
48. MARCUS FELIPE FROTA GAMA
49. MARIA GENEUCI DA SILVA SANTOS
50. (*) MARIZETE MATOS DO CARMO MATOS – Aguardando docs. (CORREIOS)
51. MARLISSON LOPES DE ARAÚJO
52. MESSIAS FRANCISCO SILVA
53. MIRACI  MATOS DO CARMO
54. NELINHO CARVALHO DE SOUZA
55. NILENE FERREIRA CARDOSO SOUZA
56. NILVÂNIA CARVALHO DE SOUZA
57. PATRICK OLIVEIRA COSTA
58. PAULO CESAR ALVES DA SILVA
59. RAIMUNDO NONATO SOUZA DIAS
60. RAIMUNDO PEREIRA MOURA MARTINS
61. REBECA VALQUIRIA A. DE SOUZA
62. REINALDO COSTA DA SILVA
63. RENATA RODRIGUES MIRANDA
64. RICARDO MATOS DE CARVALHO
65. ROBSON CHRISTIE LACERDA SIQUEIRA
66. RONALDO FERREIRA PINHEIRO
67. RONILDO GUILHERME SALES
68. SANDRO BARBOSA RIBEIRO
69. SHARA PEREIRA FARIAS
70. SHIRLEI DE SOUSA OLIVEIRA
71. SIMONE CARLA ALVES GIL
72. SIMONE XAVIER RIBEIRO
73. TAMARA KARIME LIMA DOS SANTOS
74. TATIANA DE OLIVEIRA SANTANA
75. TATIANE PEREIRA GUIMARÃES
76. THIAGO MARTINS DA CRUZ
77. VALDIR DA CRUZ RODRIGUES
78. VANESSA CASSOL
79. VICTOR ELPÍDIO HAÔR CORREA DIAS
80. VILMA BOAVENTURA BARBOSA
81. WALDILENE MENDES ROSA
82. WALTAIR FONTES ALFRÁZEO
83. WALTER RODRIGUES DE ANDRADE
84. WELCELI CARDOSO LUSTOSA
85. WILSOMAR DOS SANTOS
86. WILSON GEORGE DE BRITO CORRÊA