sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Encerra a greve do IFPA

O dia 10 de setembro foi a data escolhida pelos professores e técnicos administrativos para as voltas às aulas no IFPA (Instituto Federal do Pará), após cerca de um mês de greve por reajuste salarial e reestruturação dos planos de carreiras das duas categorias.

O secretário geral do Sinasefe/PA (Sindicato Nacional dos Servidores Federais de Educação Básica, Profissional e Tecnológica do Pará), Humberto Brito, explicou que apesar da greve ter sido considerada como algo positivo para a categoria, o objetivo foi só parcialmente alcançado.

Hoje tem seminário Florestan Fernandes na UFPA

SEMINÁRIO FLORESTAN FERNANDES


PROGRAMAÇÃO:
Dia 31(sexta feira)

MANHà
8h – Incrição

8h30min - Mística de Abertura

9h - 1ª Mesa: A Ciências Sociais e o Legado Florestan Fernandes (Prof Célia Congilio/UFPa)
10h - 2ª Mesa: Florestan, a Universidade brasileira e a ENFF /Amazônia (Prof Rigler Aragão/SINDUFPA e Mercedes /ENFF-Amazônia)

TARDE
14h30min – 3ª Mesa: Florestan, Marxismo e atualidade da luta pelo socialismos (Raimundinho/CEPASP e Gorete/MST)

NOITE
19h – Lançamento do Livro ‘Pororoca Pequena - Marolinhas sobre a(s) Amazonia(s) de cá’ de Rogério Almeida
21h - Tributo à Raul Seixas

Revista recebe artigos

Comunicamos que a Geoingá: Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia está recebendo novos artigos para avaliação e possível publicação.

Aproveitamos a oportunidade para informar a publicação do mais recente número da Revista em http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/Geoinga e comunicá-los que a Revista obteve conceito Qualis/Capes B5.

Convidamos a navegar no sumário da revista para acessar os artigos e itens de interesse

Professor escreva artigos em vez de ficar com fofoquinha de sindicalista que não tem futuro

CURIÓ DENUNCIADO!

Justiça recebe denúncia contra militares por sequestros na guerrilha do Araguaia
Sebastião Curió e Lício Maciel tornam-se os primeiros réus por crimes da ditadura na Justiça brasileira

A Justiça Federal de Marabá, no Pará, recebeu as denúncias do Ministério Público Federal contra o coronel da reserva do Exército brasileiro Sebastião Curió Rodrigues de Moura e contra o major da reserva Lício Augusto Maciel. Os dois são acusados pelo sequestro qualificado de militantes capturados durante a repressão à guerrilha do Araguaia na década de 70 e até hoje desaparecidos. A juíza Nair Pimenta de Castro, da 2ª Vara Federal em Marabá, considerou presentes os requisitos para transformar os militares nos primeiros réus da Justiça brasileira por crimes cometidos durante a ditadura.

Sebastião Curió Rodrigues de Moura comandou a repressão à guerrilha do Araguaia usando o codinome de doutor Luchini e é acusado dos sequestros de Maria Célia Corrêa (Rosinha), Hélio Luiz Navarro Magalhães (Edinho), Daniel Ribeiro Callado (Doca), Antônio de Pádua Costa (Piauí) e Telma Regina Cordeira Corrêa (Lia), todos capturados por tropas comandadas por Curió entre janeiro e setembro de 1974 e, após terem sido levados às bases militares coordenadas por ele e submetidos a grave sofrimento físico e moral, nunca mais encontrados.

Lício Augusto Maciel usava, na época da repressão à guerrilha, o codinome de doutor Asdrúbal e foi responsável pela captura de Divino Ferreira de Souza, o Nunes, ilegalmente detido pelo exército em 1973. De acordo com as investigações do MPF, Divino foi emboscado no dia 14 de outubro de 1973 pelos militares chefiados por Lício, quando estava ao lado de André Grabois (o Zé Carlos), João Gualberto Calatroni (o Zebão) e Antônio Alfredo de Lima (o Alfredo). Apesar de ferido, Divino foi interrogado e submetido a grave sofrimento físico em razão da natureza da detenção. Após isso, não foi mais visto.

Para o MPF a responsabilização penal de Sebastião Curió e Lício Maciel é obrigação do Estado brasileiro diante da sentença da Comissão Interamericana de Direitos Humanos sobre o tema e não contradiz a Lei de Anistia ou o julgamento do Supremo Tribunal Federal. Os procuradores responsáveis pelos dois casos sustentam as acusações em investigações próprias e apontam os acusados como responsáveis por crimes contra a humanidade.

Todos os sequestros ocorreram durante a denominada Operação Marajoara, última fase dos combates entre Exército e militantes. “Nessa etapa houve o deliberado e definitivo abandono do sistema normativo vigente, pois decidiu-se claramente pela adoção sistemática de medidas ilegais e violentas, promovendo-se então o sequestro ou a execução sumária dos militantes. Não há notícias de sequer um militante que, privado da liberdade pelas Forças Armadas durante a Operação Marajoara, tenha sido encontrado livre posteriormente”, relata o MPF nos processos judiciais.

Em São Paulo tramita uma terceira ação penal relativa a crimes da ditadura, contra o ex-chefe do Doi-Codi, Carlos Alberto Brilhante Ustra, e o delegado da Polícia Civil, Dirceu Gravina, pelo crime de sequestro qualificado do bancário Aluizio Palhano Pedreira Ferreira, ocorrido em maio de 1971. Nesse caso, a Justiça Federal negou o recebimento da denúncia e o MPF aguarda julgamento de recurso para ver os acusados se tornarem réus.

O MPF permanece investigando os crimes ocorridos durante a ditadura militar e não estão descartadas novas ações penais. As ações contra Sebastião Curió e Lício Augusto Maciel tramitam perante a 2ª Vara da Justiça Federal de Marabá.

Sebastião Curió
Íntegra da ação
Número do processo: 0006231-92.2012.4.01.3901 – 2ª Vara Federal em Marabá

Lício Maciel
Íntegra da ação
Número do processo: 0006232-77.2012.4.01.3901 – 2ª Vara Federal em Marabá

Notícias relacionadas:








Ministério Público Federal no Pará
Assessoria de Comunicação
(91) 3299-0148 / 3299-0177

Esse têm história....


Ex faxineiro…ele limpava banheiros no TRE do DF. Filho de uma dona-de-casa e de um pedreiro… Dividia o tempo entre os bancos escolares e a faxina no TRE do Distrito Federal.
Apaixonado por línguas. Um dia, o mineiro, na certeza da solidão, cantava uma canção em inglês enquanto limpava o banheiro do TRE. Naquele momento, um diretor do tribunal entrou e achou curioso uma pessoa da faxina ter fluência em outro idioma. A estranheza se transformou em admiração e, na prática, abriu caminho para outras funções.
É fluente em francês, inglês, alemão e espanhol.
Formou-se em Direito pela UNB, sendo a época o único negro da faculdade. Passou nos concursos de: Oficial da Chancelaria, Advogado do Serviço Federal, Procurador da República, Professor da Universidade do Rio de Janeiro. Ahh, ele toca piano e violino desde os 16 anos de idade. Então, tá! (leia mais aqui)

MENSALÃO: O primeiro já foi!

o deputado João Paulo Cunha (foto) renunciou à candidatura à prefeito de Osasco-SP, em virtude da sua condenaçãopelo Mensalão.

Agora só falta os outros....

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

SEM PIEDADE!

Maurino exonera seu sexto secretário de Saúde

Nilson Piedade foi exonerado nesta quarta-feiraNa manhã desta quarta-feira, dia 29, três promotores de Belém participaram em Marabá de uma reunião emergencial para discutir com médicos, secretário de Saúde, Nilson Piedade, e o prefeito Maurino Magalhães, uma saída para evitar que o caos no setor de saúde do município se agrave mais ainda, uma vez que estava previsto iniciar uma greve de médicos ontem mesmo.
Na reunião, o prefeito Maurino anunciou que exoneraria o secretário municipal de Saúde ontem mesmo e disse que já estava buscando um outro nome para assumir a pasta urgentemente. O gestor municipal chegou a pedir aos promotores e aos profissionais de saúde presentes à reunião que indicassem um nome de reconhecida competência na área de saúde.
A reportagem descobriu nos bastidores que a exoneração de Nilson Piedade da Saúde teria sido decidida na tarde da última terça-feira, em uma reunião ocorrida com o grupo que lhe indicou ao cargo, que não vê mais clima para sua permanência.
A reportagem tentou contato com o prefeito Maurino no final da tarde de ontem, para saber se ele já tinha escolhido o novo secretário de saúde, mas não conseguiu. Aliás, a se confirmar essa mudança, esse será o sétimo secretário de saúde da gestão de Maurino em menos de quatro anos de governo.
O primeiro foi o vice-prefeito Nagilson Amoury, depois uma junta governativa comandada por Miguel Gomes Filho, Ademar Rafael Ferreira, Joelma Fernandes Sarmento, Paulo Geraldo de Souza e Nilson da Costa Piedade. Este último está no cargo desde novembro do ano passado, tendo substituído Paulo Geraldo.
O vereador Miguelito disse, recentemente, que a gestão na SMS é uma obra ingrata e das mais impossíveis. Segundo ele, para dar certo na Secretaria de Saúde tem de ser “Deus ou Jesus, pois aquele que entra lá está ferrado”. Para Miguel, o problema da saúde reside na falta de recursos.
A reunião aconteceu no auditório do Ministério Público, e foi coordenada pela promotora Sabrina Daibes Said Amorim, de Marabá, que teve o apoio dos colegas promotores Nélio Caetano, Ivalise Pinheiro Pinto, Leane Fiúza de Melo, todos eles membros do Centro de Apoio Operacional do Ministério Público e com reconhecida atuação na área de saúde.
Após três horas de reunião, os médicos do HMM ficaram de apresentar amanhã, sexta-feira, uma relação com itens básicos que estão em falta no hospital e ações emergenciais que precisam ser efetivadas urgentemente pelo município para que o serviço à população não fique prejudicado. “Pedimos que eles apresentem uma lista factível ao município, não o ideal”, explicou a promotora Sabrina.
Já na próxima segunda-feira, dia 3 de setembro, agendada uma nova reunião com o prefeito e secretário de saúde, para avaliar as propostas e apontar uma solução emergencial.
A promotora Sabrina disse que estava preocupada com a ameaça dos médicos de entrarem em greve, o que causaria um dano muito maior à comunidade local.
Durante a reunião no MP, o prefeito Maurino chegou a avaliar que a pressão exercida pelos médicos neste momento tem conotação política em função da campanha eleitoral que está em curso, o que foi rechaçado pelos médicos presentes, liderados por Rodolfo Amoury, delegado local do Sindicato dos Médicos do Pará.
Também participaram da reunião o presidente do Sindicato dos Servidores da Saúde, Demerval Bento da Silva, o qual se disse preocupado com o caos instalado na rede de saúde e disse que é preciso se chegar a um consenso em relação à escala de trabalho dos médicos nos centros de saúde e ainda sobre a tentativa da Prefeitura de diminuir os plantões nos hospitais, conforme anunciou Piedade.

DENUNCIE OS CRIMES ELEITORAIS

Eleitor Pode Denúnciar Crimes Eleitorais

FIQUE LIGADO: IRREGULARIDADES ELEITORAIS PODEM SER DENUNCIADAS 
MARABÁ Há 35 dias das eleições municipais e com o inicio da propaganda eleitoral gratuita o Disque Denúncia Marabá estimula e conta com a participação da população na prática das denúncias referentes a crimes eleitorais.
Entre os crimes eleitorais que podem ser denunciados estão:
 Crimes contra a ordem pública (crimes que agridem as normas que protegem a ordem pública, como barulho, baderna, entre outros);Corrupção;Estelionato;Desvio de conduta;Falsificação de Documento Público/Particular;Lesão Corporal;Abuso de Autoridade;Todas as informações que são recebidas pela central são encaminhadas para o Tribunal Regional Eleitoral que toma as devidas providências e repassa o resultado da denúncia para que posteriormente o denunciante possa obter uma resposta sobre sua reclamação. Quando o serviço foi implantado em Marabá, foi criado o campo XPTO “ELEIÇÕES” no banco de dados. Este é um instrumento de trabalho do Disque Denúncia, que pode ser classificado toda vez que se cadastra uma denúncia especificamente que envolver irregularidades eleitorais. O ciclo da denúncia é o mesmo, após uma ligação anônima, o atendente formula um relato com todas as informações, o denunciante recebe um código que pode ser utilizado para saber o andamento da sua reclamação ou ainda acrescentar maiores informações e imediatamente os órgãos competentes serão acionados para tomada de providências.


Qualquer informação sobre estes casos podem ser repassadas ao Disque Denúncia Marabá, basta ligar [3312 3350],

PSOL REALIZA CAMPANHA PÉ NO CHÃO

Ontem foi a vez das folha s19 e 18 receberem o candidato a prefeito e vice. A campnha se estendeu por todo o bairro, onde Manoel e Ribamar dialogaram com o povo sobre o program de governo.

DEBATE NA TV RBA

Confirmado!

Dia 20 de setembro a Tv RBA realiza o debate entre os postulantes ao cargo de prefeito de Marabá. Até agora temos Manoel RoDrigues (PSOL) confirmadissímo par ao debate.

E o Tião vai???

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

4º concurso de blogs das escolas de Marabá

fonte: ntemaraba.blogspot.com

Mais um secretário de saúde pode ser preso!

Fonte do Poder Judiciário local acaba de informar que o Ministério Público pediu a prisão do secretário municipal de Saúde, Nilson Piedade. O motivo seria o verdadeiro caos instalado na saúde local, principalmente no Hospital Municipal de Marabá (HMM), onde faltam medicamentos, seringa, soro fisiológico, além de vários problemas, como máquina de raios X constantemente quebrada, falta de combustível, 17 viaturas quebradas. Para se ter uma ideia do quanto a situação na saúde é caótica e exige providências, o Ministério Público já moveu mais de 10 ações contra a prefeitura só por causa ... mais » 

Vale lembrar que no governo Tião Miranda, o seu secretário Pedrinho também foi enjaulado, assim como o médico Nagilson no governo Maurino.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Edital para seleção de artigos

A Secretaria Nacional de Juventude, da Secretaria-Geral da Presidência
da República, torna público o "Edital de Convocação" para seleção de
cinco artigos que serão publicados no livro “Juventude Rural e
Políticas Públicas no Brasil”. Podem participar da seleção jovens e
pesquisadores do tema, com idade entre 15 e 35 anos, residentes e
domiciliados em território nacional. As inscrições estarão abertas de
20 de agosto a 3 de outubro, pela internet, no endereço
www.juventude.gov.br. Os candidatos devem preencher a ficha disponível
no site e enviá-la para o email
concursojuventuderural@presidencia.gov.br.

Segundo a SNJ, o livro “Juventude Rural e Políticas Públicas no
Brasil” tem por objetivo promover o diálogo entre governo, movimentos
sociais e academia, registrando os avanços do debate sobre o tema. O
livro será organizado em três sessões: a primeira conterá textos,
documentos e relatórios do I Seminário Juventude Rural e Políticas
Públicas, realizado em Brasília de 21 a 24 de maio; a segunda conterá
artigos sobre o estado da arte do tema da juventude rural e políticas
públicas, e a terceira será constituída pela seleção de artigos dos
jovens pesquisadores sobre juventude rural.

--
Instituto Universidade popular – UNIPOP

Av. Senador Lemos, 557 – Umarizal
E-mail: universidadepopular@unipop.org.br
Fone: 3223 1083 / 3224 9074 / 3261 4260

Saber é poder!!!

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Concurso Público: 14 órgãos abrem editais

*VEJA OS EDITAIS* *Só na Secretaria de Educação de Alagoas são 672 vagas. Salários chegam a R$ 15 mil na Prefeitura de Machacalis (MG).* Pelo menos 14 órgãos abrem inscrições na segunda-feira (20) para 2.621 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a R$ 15 mil na Prefeitura de Machacalis (MG). Só na Secretaria de Educação e do Esporte de Alagoas são 672 vagas. Os órgãos que abrem as inscrições são os seguintes: Agência Nacional de Águas (ANA), Defensoria Pública-Geral de Mato Grosso do Sul, Prefeitura de Extrema (MG), Pre... mais »

sábado, 18 de agosto de 2012

Protestos em Serra Pelada

*Moradores* de Serra Pelada, no município de Curionópolis, sudeste do Pará, mantêm fechada a estrada de acesso à vila desde a última quinta-feira (16). O protesto é motivado por vários motivos, entre eles, a falta de segurança na PA-275. Segundo os manifestantes, os problemas prejudicam os mais de oito mil habitantes do local. Do início da rodovia estadual até o local interditado são cerca de 35 quilômetros sem asfaltamento. De acordo com os moradores, além dos constantes acidentes e da poeira, também, faltam água potável e energia elétrica. “Nossa água é poluída. Ninguém respeita os... mais »

Jacundá e o imbróglio político

Na sessão de ontem (14, o TSE indeferiu o recurso de Dino Altoé (PT) e deferiu o registro da candidatura de Ronaldo Campos (PMDB), eleito prefeito de Jacundá-PA em 2008. Não mais cabendo recurso, assim que publicado o acórdão, Dino Altoé, que é candidato à “reeleição”, deixará a prefeitura e Ronaldo Campos poderá assumi-la a apenas 4 meses do final do mandato para o qual foi eleito.

Imbróglio político 

Ronaldo Martins Campos é filho do candidato do PMDB Zé Martins, portanto pelo parentesco o pai poderia continuar candidato, ou filho não assumir a prefeitura?

Dino Altoé perdendo o mandato, poderia continuar candidato?

Em São Paulo o cenário aponta derrota de Serra e do PT

O resultado da simulação de 2º turno entre Serra e Russomano joga uma ducha de água fria no moral da campanha tucana, revelando que Russomano seria o próximo prefeito de São Paulo.
Shot010
Tanto os tucanos quando os petistas abanaram a candidatura de Russomano: aqueles com o intuito de fazer Russomano segurar Haddad e esses com o intuito de fazê-lo segurar Serra.

Ver mais aqui

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Rogério Almeida lança livro em Marabá


JADÉR É O NOVO PREFEITO DE CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA

Em eleição direta entre os vereadores para escolher o prefeito de Conceição do Araguaia, realizada na terça-feira (14), à tarde, o eleito foi o vereador Jader (PT), que obteve 5 dos 9 nove votos, os outras 4 votos foram para o vereador Maguila, que concorrida a eleição. Jader toma posse nesta segunda-feira (20) e vai ficar no cargo até o dia 31 de dezembro de 2012, em substituição ao prefeito cassado, Álvaro Brito. (Edmar Brito)

Notícias da greve dos Institutos Federais

Na noite de ontem (16), no bloco C do Ministério do Planejamento,
Orçamento e Gestão, o Secretário de Relações do Trabalho Sérgio
Mendonça iniciou a reunião afirmando que havia se encontrado com os
ministros da Educação e do Planejamento para tratar dos
questionamentos feitos pelos representantes do Sinasefe e da Fasubra
na reunião do dia 15 de agosto, com relação aos índices de reajuste,
acrescimento de 5% nos índices de incentivo à qualificação para
graduação e especialização (anexo IV) e reajuste de 0,4% no step.
Porém, segundo o Secretário, não existe a possibilidade de se
reajustar os índices da proposta já apresentada, uma vez que não há
margem orçamentária.

Portanto, de acordo com o Secretário, o que foi apresentado pelo
governo no dia 15 era a proposta final. Uma nova reunião foi agendada
para o dia 22 de agosto, às 19 horas para apresentarmos a resposta das
bases, quanto ao aceite ou não da proposta.

Solicitamos às Seções Sindicais que discutam em assembleia a proposta
que foi apresentada no relato da reunião realizada no dia 15 e elejam
delegados para participação na 113ª Plena com o posicionamento das
bases, indicando se a posição é positiva ou negativa ao conjunto da
proposta.

Plenária do FREC

No próximo dia 20 (segunda-feira) haverá uma plenária do Fórum Regional de Educação do Campo (FREC), com início as 8:30h e término previsto para as 16horas, no Auditório do Campus I - UFPA/ Marabá.

A pauta desta plenária será:
(i) Socialização/ avaliação da conjuntura nacional da Educação do Campo, a partir da reunião do Fórum Nacional de Educação do Campo (FONEC);
(ii) Socialização de projetos/processos de formação desenvolvidos pelos movimentos sociais do Campo (FETAGRI/Enfoque; MST/IALA,...)
(iii) Encaminhamentos para participação no I Seminário Interestadual das Licenciaturas em Educação do Campo (PA e AP)/ III Encontro de Pesquisa em Educação do Campo d

Pelo imediato fechamento!

 Deputada apresenta moção para suspensão do funcionamento do Frigorífico JBS, em Marabá

A deputada Bernadete ten Caten subiu à tribuna da Assembleia Legislativa do Estado, na quarta-feira, dia 8, para apresentar requerimento em que solicita da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, a suspensão temporária da licença de funcionamento do frigorífico JBS, de Marabá, cuja atividade vem se mostrando prejudicial à população daquele município, não obstante o fato de a empresa abrir mercado de emprego para dezenas de famílias. "Em primeiro lugar, tudo o que se pede, é que a licença seja suspensa temporariamente até que o frigorífico corrija distorções que se verifica quanto à sua funcionalidade, com equipamentos que não estão funcionando a contento, fazendo com que o forte odor acabe por poluir o ambiente, comprometendo inclusive a respiração das pessoas que moram em Marabá. Corrigidos esses problemas, defendemos sim a manutenção da empresa em funcionamento, para o bem da sociedade e das pessoas que lá trabalham", esclareceu a deputada.
Bernadete disse haver manifestações inclusive Hospital Regional de Marabá, da própria Secretatira de Meio Ambiente de Marabá e da Sema, porem, a direção do frigorífico JBS não tomou conhecimento. Destarte, "se faz necessária uma providência mais enérgica, como a suspensão da licença ambiental, o que fará com que a empresa tenha de paralisar as atividades até que as deficiências de equipamentos sejam sanadas. Nós queremos a empresa, queremos o progresso, mas não podemos colocar isso acima dos interesses e da saúde pública", disse a deputada ao apresentar o requerimento na ALEPA - Ascom da Deputada

Mudança, com certeza!


Revista Brasileira de História Oral submete artigos

(até 01 de outubro de 2012)
Revista Brasileira de História Oral, periódico da Associação Brasileira de História Oral, convida os pesquisadores interessados a enviarem contribuições para o Dossiê História Oral, Memória e Democracia. O Dossiê dá continuidade às reflexões desenvolvidas no XI Encontro Nacional de História, realizado em julho de 2012, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, e visa reunir estudos a respeito dos processos de transição política de regimes ditatoriais para regimes democráticos, com destaque para o papel neles desempenhado por iniciativas voltadas à memória da perseguição e da militância de oposição. Pretende resgatar situações nas quais o testemunho esteve no centro das atenções, avaliar até que ponto a história oral tem sido recurso utilizado nestes empreendimentos e a forma como eles têm lidado com os desafios colocados pela narrativa das pessoas que vivenciaram situações traumáticas. Serão bem vindos trabalhos que, enfocando casos particulares, contribuam para o debate em torno de temas como testemunho, trauma, verbalização e ressignificação do passado, direito à verdade e à justiça, memória e esquecimento. Além do referido dossiê, a Revista Brasileira de História Oral aceita contribuições para as Seções Artigos Variados, Multimídia, Resenhas e Entrevista.
Os artigos devem ser enviados para carla.simone@ufrgs.br até 01 de outubro de 2012. Seguem, abaixo, as normas para submissão.
Profa. Dra. Carla Simone Rodeghero  (professora do Depto. e do PPG em História da UFRGS e editora da Revista Brasileira de História Oral).
Normas para submissão
1. Todo o material encaminhado à História Oral precisa ser inédito.
2. Os artigos, acompanhados de resumo, palavras-chave e título em português e inglês, não podem ultrapassar 30 laudas.
3. As resenhas devem versar sobre obras recentes, nacionais ou estrangeiras e ter, no máximo, cinco laudas.
4. As entrevistas, precedidas de introdução contextualizando-as e ressaltando sua importância e significado, não podem ultrapassar 30 laudas.
5. Os textos devem ser escritos em letra Times New Roman, tamanho 12, espaço duplo e possuir formato de arquivo DOC (Microsoft Office Word ou similares).
6. As remissões bibliográficas devem figurar no corpo principal do texto entre parênteses, com o sobrenome do autor seguido da data de publicação da obra e do número da página. As referências bibliográficas devem constituir uma lista única no final do artigo. As notas também devem ficar no final do artigo, apenas com informações complementares e substantivas, sem ultrapassar três linhas cada uma.


Caso não esteja conseguindo visualizar esta mensagem,  clique aqui.

Caso não queira mais receber nossas mensagens,  clique aqui.

ABHO - Associação Brasileira de História Oral
http://www.historiaoral.org.
br/

60 MUNICÍPIOS GANHARÃO RÁDIOS COMUNITÁRIAS

GABINETE DO MINISTRO

AVISO DE HABILITAÇÃO Nº 8/2012
O MINISTRO DE ESTADO DAS COMUNICAÇÕES, no uso de suas atribuições, tendo em vista o disposto no art. 13 do Regulamento do Serviço de Radiodifusão Comunitária aprovado pelo Decreto nº 2.615, de 3 de junho de 1998, RESOLVE tornar público o presente Aviso de Habilitação para inscrição das entidades interessadas em executar o Serviço de Radiodifusão Comunitária nas localidades e canais constantes do Anexo 1, conforme a seguir especificado: continua
 
http://comunicadortonymarques.blogspot.com.br/2012/08/aviso-de-habilitacao-p-radios.html

PRIMEIRO SEMNÁRIO REGIONAL DO PROVITA

O Programa de Proteção a Testemunhas e Vítimas Ameaçadas do Pará (Provita/PA) realiza entre agosto deste ano e fevereiro do ano que vem uma série de seminários em todas as regiões do Estado para esclarecer o funcionamento do programa a públicos diversos. O primeiro “Seminário regional do Provita: protegendo vidas e garantindo direitos” será realizado nesta sexta-feira, 17 de agosto, em Marabá, sudeste do Pará.
O Provita é um programa do Governo Federal que existe há 13 anos no Pará sob a gestão da Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SDDH), em parceria com o governo estadual. O objetivo do programa é garantir a segurança de vítimas e testemunhas de processos cuja vida e integridade estejam ameaçadas. É um instrumento importante para garantir a justiça e combater a impunidade. O seminário realizado em Marabá visa atender vários municípios dessa região, como Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Canaã dos Carajás, Palestina do Pará, Parauapebas, Piçarra, São Geraldo do Araguaia e São Domingos do Araguaia.
“O objetivo dos seminários regionais é informar sobre o funcionamento do Provita, os procedimentos, acompanhamento, atendimento aos protegidos, etc. Também dar esclarecimentos sobre os mecanismos de acesso e a importância de qualificar os encaminhamentos à proteção (critérios legais, documentação jurídica bem fundamentada, etc.)”, explica o coordenador do Provita/PA, Marcelo Moreira.
São esperados no seminário autoridades judiciais, policiais, ministeriais, militantes de direitos humanos, lideranças de movimentos sociais, conselheiros tutelares, pessoas ligadas a universidades, dentre outros.
Serviço
1º Seminário Regional do Provita: protegendo vidas e garantindo direitos
Data: 17 de agosto (sexta-feira).
Hora: de 8h30 às 17h.
Local: Auditório dos Urbanitários (Rua Pedro Marinho, 1850, Cidade-nova, Marabá).
Inscrições: podem ser feitas no local, no dia do evento.

SEBRAE ABRE VAGAS

Processo seletivo para Agentes Locais de Inovação do SEBRAE/PA
vai até 28 de agosto

O IDORT, instituição sem fins lucrativos com mais de 80 anos de história no segmento de treinamento e capacitação de recursos humanos, foi selecionado pelo SEBRAE do Pará para coordenar o processo de seleção de Agentes Locais de Inovação, que vai até 28 de agosto de 2012, nos municípios de Altamira,  Itaituba e Marabá e Santarém.  Esta iniciativa tem como parceira o CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Ao todo são 24 vagas abertas, sendo 14 para contratação imediata e 10 para o cadastro de reserva, para o cargo de agente local. O SEBRAE/PA realizará a capacitação dos bolsistas selecionados. As inscrições vão até 28 de Agosto de 2012 e podem ser feitas através do site do IDORT – www.idort.com, no banner SEBRAE, link SEBRAE/PA.

O processo é aberto a candidatos com até três anos de graduação superior, com diploma devidamente reconhecido pelo MEC, nas seguintes áreas de conhecimento, conforme a localidade: Administração, Agronomia, Arquitetura, Ciências Contábeis, Desenho Industrial/Design, Direito, Economia, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Processos, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica /Eletrônica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Gestão Ambiental, Letras, Nutrição, Pedagogia, Tecnologia Agroindustrial, Turismo.

“O profissional indicado pelo IDORT será capacitado e contratado pelo Sebrae/PA, que visa contribuir no esforço de disseminação de tecnologias produtivas, aumentando a articulação de grupos produtivos e estimulando a participação da população na esfera política, ampliando o espaço público de cidadãos em situação de risco social e exclusão”. “Esse, aliás, é o grande diferencial deste processo seletivo: como estes agentes atuarão diretamente com o empreendedor social, que é uma pessoa que conhece os problemas sociais de sua região e busca usar ferramentas empreendedoras para resolvê-los, nossa missão é identificar e selecionar jovens que tenham não só a formação técnica e acadêmica necessária, mas que também se identifiquem com o tema ”, detalha Jaqueline Batista – Gestão de Projetos Públicos do IDORT.

O IDORT utilizará métodos aprovados e reconhecidos pelo SEBRAE para este processo, que será desenvolvido em três etapas que inscrição, análise documental e avaliação de conhecimentos.

A parceria entre o SEBRAE e o IDORT teve início em 2011. Atualmente, o IDORT presta serviços de seleção e credenciamento também para os SEBRAE’s da Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.

Silvia Dias 
AVIV Comunicação

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Parou!





Em recurso interposto pelo Ministério Público Federal, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) determinou na segunda-feira (13) a suspensão das obras de Belo Monte, sob pena de multa diária de R$ 500 mil.
As razões da ação movida pelo MPF para paralisar a obra estão na convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que reza que os povos indígenas devem ser consultados sobre medidas que possam afetar seus direitos. (Blog do Parsifal)

Nota da Norte Energia

Segundo a Norte Energia, a empresa ainda não recebeu a comunicação da Eletrobrás sobre a determinação judicial de paralisar as obras do complexo hidrelétrico, em Volta Grande do Xingu, Altamira. A 5ª Turma do TRF1 aceitou  recurso do Ministério Público Federal e determinou em julgamento ocorrido na noite da última segunda, a paralisação imediata das obras

Em defesa do Assange!

A AMEAÇA BRITÂNICA A ASSANGE E AO EQUADOR É GRAVÍSSIMA. TEMOS DE REAGIR!

Todas as instituições, entidades e cidadãos que defendem a liberdade e o respeito à soberania das nações devem posicionar-se da forma mais contundente possível contra a arrogante e inaceitável CHANTAGEM do governo britânico, que ameaça invadir a embaixada equatoriana em Londres para SEQUESTRAR Julian Assange, utilizando como PRETEXTO uma estapafúrdia e retalatória denúncia FORJADA na Suécia, caso o governo de Rafael Correa tenha a coragem de conceder-lhe asilo (obs.: acabou de fazê-lo, às 9h desta 5ª feira, 16 --ousarão os britânicos cumprir a ameaça?).

É extremamente insultuoso ao Equador que um país do 1º mundo reaja com tamanha virulência ao mero BOATO de que Correa já estaria decidido a asilar o porta-voz do WikiLeaks, que nada fez além de expor os podres de altas autoridades, principalmente dos EUA, revelando aos cidadãos comuns as monstruosidades cometidas na surdina pelos poderosos. (ver mais AQUI)

MST tá com quem?

Ainda não há uma manifestação oficial de apoio as candidaturas, porém é claro e visível a campanha para o candidato do PPS (mesmo partido de Jungman)  no assentamento 26 de março!

DEBATE NA TV RBA

Fomos informados extra-oficialmente que a TV RBA canal 2 Geradora da Rede Bandeirantes, vai realizar no dia 30 de agosto o debate entre os candidatos à prefeitura de Marabá.
Os candidatos aind anão foram informados, porém as assessorias já iniciaram  o processo de preparação.
Vasmos aguardar!

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Fidel, 86 anos!


Querido Comandante: quiero felicitarlo por su 86º aniversario y desearle que, como dice la canción mexicana, “cumplas muchos más”. Su coherencia e integridad a lo largo de toda su vida es un ejemplo que nos inspira y nos alienta para seguir luchando sin desmayos en la construcción de una nueva civilización que ponga fin a la barbarie capitalista.
Felicitarlo también, de paso, porque Cuba ha sido el país de América Latina y el Caribe que terminó mejor posicionado en el medallero de las Olimpíadas de Londres: el 15º lugar. Una vez más la Cuba revolucionaria fue la que sobresalió y representó dignamente a Nuestra América en el concierto deportivo mundial. Y felicitarlo también porque la hermana isla de Jamaica -por la cual tanto ha hecho Cuba- terminó en el 18º lugar, aventajando a Brasil, Colombia, México, Argentina y República Dominicana.
Nada más por ahora. Gracias por estar y por iluminar nuestro camino.
¡Hasta la victoria siempre, Comandante!

Hoje têm Seminário do Centro Interdisplinar de Direitos Humanos

Seminário do CIDH - Centro Interdisciplinar em Direitos Humanos.

Responsabilidade Social Corporativa e Direitos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais



Local: Auditório da Câmara Municipal de Marbá

Data: 14 de Agosto
Hora: 16.00 horas.


Programa:

16.00 hs. Mesa de abertura;
16 30 hs, Mesa
"Responsabilidade Social Corporativa e Direitos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais: discursos e realidades no âmbito das empresas transnacionais de mineração no Estado do Pará"

Profa. Dra. Adriana Azevedo - UFPa

Prof. Dr. Armin Mathis - UFPa.



18.00hs Intervalo
18.30 hs, Debate
Debatedores:

Poder Judiciário.

Ministério Público do Trabalho

Sindicalista.



20 horas. Encerramento.

O CIDH - Centro Interdisciplinar em Direitos Humanos, é um esforço de pesquisadores da UFPa, de várias áreas do conhecimento, para o desenvolvimento de novas cognições no âmbito dos Direitos Humanos, tendo como pressuposto básico o diálogo interdisciplinar e o intuito de compartir socialmente os conhecimentos resultantes de sua investigação.


O Seminário: Responsabilidade Social Corporativa e Direitos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais: discursos e realidades no âmbito das empresas transnacionais de mineração no Estado do Pará, visa a estabelece um diálogo entre pesquisadores e atores sócias, em face da pesquisa em grande parte realizada junto às Instituições e atores sociais na região do Sul do Pará.


Com o diálogo, o CIDH-UFPa pretende apresentar os resultados da pesquisa à comunidade, oferecer elementos para a melhor proteção desses direitos e dialogar sobre desdobramentos da investigação, visando a ampliar a cognição acerca dos Direitos Humanos dos Trabalhadores em face do grande poder das empresas transnacionais.



Prof. Dr. Paulo Sérgio Weyl ALbuqeurque Costa
Doutor em Direito pela PUC Rio Professor de Direito da UFPa, Graduação e Pós Graduação Coordenador do CIDH-UFPa


Apoio FordFundation

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

PSOL LIDERA EM BELÉM

1ª pesquisa Ibope/TV Liberal: Edmilson e Priante no 2ª turno em Belém

O jornal "O Liberal" publicou na edição desse domingo (12) a 1ª pesquisa Ibope para a eleição à prefeitura de Belém em 2012.
Estimulada:
Shot001
Espontânea:
Shot002
Rejeição:
Shot004
A pesquisa foi realizada em Belém entre os dias 7 e 9 de agosto, ouviu 602 eleitores e está registrada no TRE-PA sob o n° 00036/2012. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

GREVE NA CAPES




 Conforme decisão em Assembléia Geral, os Servidores da Capes declararam greve a partir do dia 13/08, com avaliação a cada dois dias.

Participe e lute pela Carreira de Ciência e Tecnologia!

Prezados,

Informamos que a postura intransigente do Governo força os servidores da Carreira de Ciência e Tecnologia a se mobilizarem para uma greve geral da categoria.

Os servidores da Capes, por meio de Assembleia Geral, decidiram entrar em greve a partir do dia 13 de agosto (conforme proposta do Fórum de C&T), com avaliação da conjuntura a cada dois dias.

Sabemos da importância do trabalho desenvolvido pela Capes, executada de modo muito responsável pelos servidores da Fundação, contudo não há alternativa que senão a mobilização de todos para que a Carreira de Ciência e Tecnologia seja ouvida e respeitada como merece.

Convocamos todos os servidores a participarem da mobilização a partir de segunda-feira, sendo marcado como ato inicial a reunião a ser realizada no térreo dessa Fundação (Andar 0), segunda-feira, às 9h da manhã, onde iremos discutir assuntos referentes a Capes, AsCapes, Pauta Nacional, condições de trabalho, entre outros.

Na terça-feira (14/08), os servidores da Capes irão se reunir às 15h30 no térreo para o primeiro ato de avaliação do movimento.

É muito importante a participação de todos, lembrando que no período de greve os servidores não irão bater ponto. A AsCapes irá realizar o registro de ponto de greve, conforme informações do jurídico da Associação, duas vezes ao dia, na parte da manhã e na parte da tarde.

A Associação não irá fechar no período da greve. O Sr. Edmilson estará na Associação de 8h às 17h com informações e os contatos de toda a Diretoria Executiva. Caso tenha alguma dúvida ou não consiga encontrar os dirigentes da Associação, procure na sede da Associação.

Esperamos uma resposta sábia e rápida do Governo nas negociações e que com isso possamos encerrar a greve e continuar nossas atividades que são tão importantes para o crescimento do País

II Encontro de Estudos e pesquisas sobre Questão Agrária

Questões agrárias no Maranhão debate sobre a criminalização dos movimentos sociais
O II Encontro de Estudos e Pesquisas sobre Questão Agrária e Educação do Campo no Maranhão será realizado de 7 a 9 de novembro de 2012








SÃO LUÍS - No período de 7 a 9 de novembro será realizado, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o II Encontro de Estudos e Pesquisas sobre Questão Agrária e Educação do Campo no Maranhão. O Encontro é uma iniciativa do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História, Política, Educação e Cultura do Campo (Nephecc), que é vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação da UFMA, Programa de Educação Tutorial em educação do Campo - PET e conta, ainda, com o apoio da Assessoria Especial de Interiorização, do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (Procampo/MA) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Segundo a coordenadora do Encontro e, também, do Pronera, Diana Costa Diniz, a ideia de realizar esse evento vem da necessidade de intensificar os debates sobre a questão agrária no Brasil e ampliar a produção teórica sobre esse campo do conhecimento. O Encontro visa realizar intercâmbio de experiências e criar um diálogo entre universidade e sociedade, por meio de pesquisadores, organizações de trabalhadores e movimentos sociais do campo no desenvolvimento de estudos e pesquisas voltados às políticas públicas.

“O tema deste segundo encontro é Questão Agrária, Luta de Classes e Políticas Públicas no Campo, que tem por objetivo apresentar um amplo debate sobre a criminalização e judicialização dos movimentos sociais e da questão agrária e a negação de políticas públicas para o campo”, explica Diana Costa.

Ela enfatizou ainda que a programação do encontro propõe reunir estudantes de licenciaturas nas áreas dos estudos sobre o campo, além de movimentos sociais, para que, após as discussões, possam sintetizar o que foi discutido e disponibilizar os conhecimentos para a sociedade e para o poder público, dando um retorno positivo para os movimentos de luta pela terra.

O II Encontro de Estudos e Pesquisas sobre Questão Agrária e Educação do Campo no Maranhão é destinado a estudantes de licenciatura em áreas agrárias, pesquisadores, membros de movimentos sociais, além de pessoas interessadas no assunto. As inscrições para participar do evento sem apresentação de trabalho serão realizadas até o dia 8 de novembro. Já as inscrições com trabalhos podem ser feitas até o dia 10 de setembro. O prazo para pagamento de inscrição dos participantes com trabalhos aceitos será do dia 06 de agosto até 10 de setembro.

Na programação haverá conferências, mesas-redondas, minicursos, apresentação de trabalhos, círculos de produção do conhecimento e apresentação de pôsteres.

Confira a programação completa do II Encontro de Estudos e Pesquisas sobre Questão Agrária e Educação do Campo no Maranhão e mais informações sobre o evento no blog do encontro.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Seminário de Rádios Comunitárias em Altamira

 

Greve! Agora só falta o Campus Rural de Marabá!

Professores e técnicos administrativos iniciam greve no dia 18 de agosto.

Santarém - Os professores e técnicos administrativos do Instituto Federal do Para (IFPA) em Santarém decidiram, em assembleia geral realizada na manhã desta quinta-feira, 9, aderir ao movimento grevista estadual do instituto. Os servidores não aceitaram a proposta apresentada pelo governo federal quanto aos reajustes salariais da categoria.

Os servidores anunciaram o início da greve para o próximo dia 18 de agosto, a fim de alertar o governo e dar mais um tempo para que avancem as negociações.

O campus do IFPA em Santarém é o sexto no Estado a aderir ao movimento grevista. O reajuste salarial e melhores condições do trabalho foram os principais motivos para que os servidores tomassem essa atitude. Em 2011, professores e técnicos administrativos do IFPA entraram em greve por mais de um mês o que atrasou o início das aulas deste ano. A possibilidade de adesão ao movimento estadual preocupa os alunos do instituto.

“Será muito ruim para os alunos, porque já aconteceu isso e a gente está pagando pelo que aconteceu”, conta o estudante Jorran Silva.

A paralisação não deve atingir os alunos do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). “Mesmo que tenha greve não vamos ter prejuízo para o próximo modulo do Parfor. Em relação ao Pronatec, estamos aguardando um posicionamento de Belém da coordenação geral, mas certamente vamos ter um novo cronograma para o Pronatec 2012 com pré-matrícula e matrícula para os alunos”, esclarece o diretor de ensino do IFPA Gilbson Soares.

ATENÇÃO JUSTIÇA ELEITORAL!!!

A QUE PONTO ESTAMOS CHEGANDO
 
 
 
 
fONTE: Facebook do Milton
Segunda imagem: Foto Ribamar Ribeiro Junior

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Valdomiro, Elka, fé e política: Só faltou a cassação!

Elka e Valdomiro nas urnas

Ismaelka Queiroz (PTB) vem aí. Uma das vereadoras da atual legislatura que teve a vida mais tumultuada no atual período, com ameaça de cassação, denúncias contra si e até uma ação para responder na Justiça, da qual foi absolvida, ela concorre a reeleição.
Elka não deixa de apostar no público evangélico para conseguir votos e deixa isso bem claro no seu material de campanha, uma vez que cola sua imagem na do líder da Igreja Mundial, o também controverso apóstolo Valdomiro.


Primeiro debate na TV

A RBA TV Santarém (Canal 12) realiza o primeiro debate entre os candidatos à prefeitura de Santarém nesta quarta (08), a partir das 22 horas, no estúdio da emissora, com a participação dos candidatos. Alexandre Von (PSDB), Lucineide Pinheiro (PT), José Maria Tapajós (PMDB), Márcio Pinto (PSOL) e Rubson Santana (PSC) já confirmaram presença.

O programa terá em torno de duas horas de duração, e estará subdivido em 5 blocos. No primeiro, será feita uma pergunta comum a todos os candidatos. No segundo, terceiro e quarto blocos serão feitas perguntas entre os candidatos, mediante sorteio prévio. A última parte do programa será destinada às considerações finais.

O mediador convidado será o jornalista Mauro Bonna, de Belém. Outros três profissionais do setor técnico da RBA TV Belém estão em Santarém para acompanhar a instalação de iluminação, cenário, e acompanhar a transmissão do programa.(DOL)

Concursos no Estado do Pará

A FADESP informa que estão abertas as inscrições dos seguintes Concursos Públicos:
- Ministério Público do Estado do Pará (MPE-PA), com vagas para cargos de nível médio e nível superior, para as seguintes regiões do Estado do Pará:
1) Belém  - Região Metropolitana de Belém I
2) Ananindeua  - Região Metropolitana de Belém II
3) Castanhal - Região Nordeste I
4) Capanema - Região Nordeste II
5) Abaetetuba - Região do Tocantins e Marajó
6) Marabá - Região Sudeste I
7) Redenção - Região Sudeste II
8) Altamira  - Região Sudoeste I
9) Itaituba - Região Sudoeste II
10) Santarém - Região do Baixo Amazonas.

– Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Instituição Pública Federal, com vagas para cargos de nível médio para Belém-PA.

-  Prefeitura Municipal de Novo Progresso – PA (PMNP), com vagas para cargos de nível Alfabetizado, Fundamental, Médio e Superior.

 Maiores informações no site da FADESP ( www.fadesp.org.br)  .

Informações enviadas pelo Setor de Concursos da FADESP

INjustiça!

Dois dos sete policiais militares flagrados em um vídeo atirando à queima-roupa em um adolescente em Manaus em 2010 foram absolvidos pelo Tribunal do Júri http://uol.com/bmcDwH

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Se negou a cumprir orientações do governo do PT e pediu exoneração.

Coordenador no Ministério do Planejamento mantém ponto de grevista e se demite

O Coordenador de Inovação Tecnológica do Ministério do Planejamento, César Augusto de Azambuja Brod, se negou a cumprir orientações do governo de cortar o ponto de funcionários em greve e pediu exoneração do cargo na semana passada. Em carta divulgada pelas redes sociais, que também está no site do Sindicato dos Servidores Federais (Sindsep-DF), Brod alega que não cumpriria uma determinação que feria seus princípios.

Conforme Brod, “o PT patrão parece não ter aprendido com sua própria história. O PT patrão apenas aprimora as táticas de pressão psicológica e negociação questionável daqueles com os quais negociou na época em que a greve era sua.” Em sua carta, ele diz ainda que “como coordenador, jamais cortarei o ponto daqueles que trabalham comigo e estão em greve. Independente da greve, eles cumpriram seus compromissos civis sempre que necessário”. (Leia aqui íntegra da carta divulgada por César Brod)
A postura assumida pelo ex-coordenador de Inovação Tecnológica recebeu apoio maciço dos servidores vinculados ao setor ao qual ele chefiava. Em nota, os funcionários manifestaram solidariedade através de “carta aberta”. Em um dos trechos eles se referem às determinações governamentais:

“A determinação do governo no corte do ponto dos grevistas agride em sua essência a crença na liberdade de manifestação das pessoas e no direito do trabalhador de reivindicar melhorias em suas condições de trabalho e os consequentes resultados entregues à sociedade por meio dos atos dos servidores públicos federais”. (Leia aqui íntegra da 'carta aberta')
Foi ressaltado na carta também o fato de que a orientação superior para que seja feito a lista dos grevistas e procedido o desconto no salário contraria decisão do Poder Judiciário, ferindo liminar concedida por juiz da 17ª Vara da Seção Judiciária do DF e mantida pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª região.

Texto: Fritz R. Nunes com informações do Sindsep-DF