quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Deputado pede a federalização da Rede Celpa


O deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL), preocupado em prevenir um “apagão” no Pará, diante do pedido de recuperação judicial feito pela Rede Celpa, apresentou requerimento ao Ministério de Minas e Energia para que a concessionária de distribuição de energia elétrica seja imediatamente federalizada. Notícias de jornais dão conta de que a dívida de curto prazo da empresa é de R$ 1,4 bilhão. O requerimento foi protocolado na Assembleia Legislativa do Estado, nesta quarta-feira, 29.
Em pronunciamento na tribuna, Edmilson lembrou a “nebulosa” privatização da Celpa, por R$ 450 milhões, em sete de julho de 1998, pelo então governador Almir Gabriel, à época filiado ao PSDB. “A gestão ruinosa da iniciativa privada, que ao longo de anos, transferiu o lucro da atividade no Pará para cobrir rombos de outras empresas do mesmo grupo empresarial, está colocando o paraense diante de um gravíssimo e iminente risco de apagão no setor elétrico”.
Edmilson lembrou que a Rede Celpa é considerada uma das distribuidoras de energia com pior desempenho do país, penalizando frequentemente a população. “Foi uma tragédia anunciada. Há anos é divulgado o processo de sucateamento da empresa, sem que os órgãos reguladores tomassem providências que a própria legislação estabelece. Em nome do lucro privado, está se comprometendo um serviço essencial”.
O psolista defendeu que a distribuição de energia deve voltar ao controle estatal: “Não é concebível que a União, através da Eletrobrás, venha ao socorro do Grupo Rede para capitalizar a empresa, da qual detém 34% das ações, mas sob o compromisso de preservar o controle majoritário em mão de investidores privados”, disse. “É urgente, necessária e indispensável a imediata federalização da Celpa e sua reconstrução como empresa pública, submetida ao controle social, assegurando mecanismos de transparência e fiscalização por parte da sociedade paraense”.
Assessoria de Imprensa

Um novo milagre da multiplicação dos peixes

O Bispo Marcelo Crivella(PRB-RJ) é o novo Ministro da Pesca e Aquicultura. O senador pelo Rio de Janeiro e bispo da Igreja Universal, carrega no currículo o parentesco com o Bispo Edir Macedo.

Em defesa da Educação!


Nos dias 14 a 16 de março, está previsto uma greve nacional dos trabalhadores da educação em defesa da imediata a aplicação da lei, contra os ataques à mesma, pela estruturação de carreiras e por “10% do PIB para a Educação.

PV tem pré-candidato em Marabá

O médico e ambientalista Jorge Bichara foi um dos primeiros pré-candidatos à prefeitura de Marabá a ser mencionado pela imprensa. A candidatura de Bichara visa fortalecer o Partido Verde como uma alternativa aos grupos que governam Marabá. O PV tenta ainda costurar uma aliança com outros partidos, inclusive o PT tem procurado se articular na tentativa de consolidar uma terceira via.

====================



Veja Aqui

Marinor no Sinasefe!


Marinor Brito (PSOL) está neste momento participando da reunião dos delegados do SINASEFE. A ex-senadora fala sobre conjuntura nacional e das perspectivas da pseudo reforma política do do Governo Dilma.

O Sinasefe que reúne desde segunda (27) delegados de todos os campus do IFPA, promovendo um grande debate sobre o futuro da instituição.

XX CONGRESSO ESTADUAL DO SINTEPP


XX CONGRESSO ESTADUAL DO SINTEPP

Estará acontecendo na cidade de Belém, capital do estado, o XX CONGRESSO DO SINTEPP. O evento será realizado no Club do Paysandu e contará com uma vasta programação política e cultural. Entre os convidadeos estará  a professora Amanda Gurgel, que apresentará um painel com o tema: O Financiamento da Educação e o Novo PNE.
Será discutida também a reforma estatutária, ponto polêmico dessa discussão, com certeza, será o repasse estatutário que as subsedes estão obrigadas a cumprir - 40% da arrecadação da subsede deve ser rapassado entre a regional e a estadual. Há uma grande celeuma com relação a esse repasse que nem sempre é cumprido.
Haverá ainda 15 mesas de interesses com os mais variados temas, entre elas a mesa coordenada pelo professor Mateus Ferreira terá como expositor o professor Luis Araújo, que abordará o tema: Piso Salarial Profissional Nacional e PCCR.
A subsede de Marabá está enviando 13 delegados para fazerem parte das discussões, dentre eles 6 são coordenadores do Sintepp local.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Inscrições par Carteira de Meia Passagem Intermunicipal

Estão abertas as inscrições às Carteiras de Meia Passagem Intermunicipal para os alunos da graduação e Pós-graduação da UFPA, no período de 23/02/2012 a 09/03/2012. Todas as informações estão divulgadas no site www.ufpa.br/ciac.

Ponte rachada





A vereadora Júlia Rosa (PDT) na sessão de hoje na Câmara Municipal, levantou a questão das rachaduras na ponte nova sobre o rio Itacaiunas, uma questão de segurança pública. Essa falha estrutural naquela edificação é um problema sério, pois na prática a obra aind anão foi inaugurada oficialmente e já apresenta problema.

Nosso lugar!


E o estádio, sai?


Promessa de ser inaugurado ainda no final de 2011, a obra do "majestoso" estádio olimpico de Marabá está parada.

E o Zé Promessa nada diz?

AMAT: Deu Celso!

Os prefeitos filiados da Amat decidiram confirmar Celso Lopes Cardoso (PSD), prefeito de Tucumã, como presidente da entidade.

5 anos do blog

Estimado Ribamar,
 
Admito que fui pego de supresas pelo aniversario do blog foi tudo tão rapído e empolgante, mas não poderia deixar de dizer que por ele faz a boa "batalhas das idéias" dito assim, parece pouco, mas compreendido o que significa, publicizar conhecimentos, e mesmo refazer opiniões enfrentar, rivalizar, polemizar aos gostos mediocres, isso tudo nessa meia decada tacanha e duvidosa aos nossos sonhos, é muito. Sabes, tão quanto eu, que a politica a informação, está colonizado pelo poder economico, não se curvar, qundo tudo e hegemonizado e hegemonizador, só a desobidiencia civil, inclusive a de informar por outras vias, como essa fazem a gente ir mas adiante...parabéns!
 
Abraços 
Charles Trocate 

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

IV ENANPAS


 
Atendendo a pedido de muitos membros da comunidade pesquisadores da ANPPAS (Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade) e visando um encontro amplo, abrangente e proveitoso, a comissão organizadora do VI Encontro Nacional da ANPPAS resolve estender a data limite para envio de resumos. A nova data passa a ser 28 de fevereiro de 2012. Neste período os participantes que já enviaram seu resumo, poderão fazer modificações e substituições livremente em seus trabalhos. A ANPPAS espera com estas medidas realizar um encontro histórico na região norte do país.

Não perca essa oportunidade!

Foi verificado que vários resumos estão fora do padrão solicitado e por isso não poderão ser publicados. Pedimos para que as pessoas verifiquem se enviaram seus resumos no formato (- Tema - Introdução; - Objetivos e/ou Hipóteses; - Metodologia e informações utilizadas; - Resultados; - Conclusões, reflexões sobre os resultados, propostas ao debate; - Principais referências bibliográficas (máximo 5). Caso não, acesse o sistema e corrija seu resumo para que possa ser publicado.
 
Chamada para envio de resumos para ao IV ENANPPAS.

O ENANPPAS é um evento organizado pela ANPPAS (
Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade) a cada dois anos e que reúne a comunidade interessada em estudos e pesquisas em Ambiente e Sociedade. Os encontros nacionais da ANPPAS são fóruns importantes de discussão e de comunicação entre os pesquisadores, profissionais e estudantes que integram nossa comunidade. Ver mais detalhes no link: http://www.anppas.org.br/encontro6

Datas importantes
 
28/02/2012 - Prazo para submissão online de resumos expandidos para os GTs
22/03/2012 - Divulgação no site das propostas aprovadas de resumos expandidos
22/06/2012 - Prazo para submissão de trabalhos completos para os GTs

Servidores Públicos Municipais em estado de greve!

No último dia 24 de fevereiro de 2012, os trabalhadores em educação filiados ao SINTEPP e SERVIMMAR, decidiram intesificar a luta por melhores condições de trabalho e aprovaram o Estado de Greve. A pauta foi construída durante duas Assembleias Gerais e será protocolada ainda hoje (27/02/2012). Caso não haja avanços significativos, os servidores deverão entrar em 
Greve por tempo indeterminado!

 
 
Abaixo documento enviado ao prefeito:
Ao Prefeito Municipal de Marabá
Ilustríssimo Senhor Maurino Magalhães de Lima


Ilustríssimo Senhor,


Vimos através deste informar a Vossa Senhoria que os SERVIDORES DE APOIO, lotados nas escolas públicas municipais de Marabá, reunidos em Assembleia Geral realizada em 24/02/2012, decidiram entrar em ESTADO DE GREVE, levando em consideração as seguinte reivindicações:


1. Gratificação de Apoio no valor de 20%;

SINTEPP: Os servidores compreendem que a valorização profissional é mais importante do que o simples pagamento de abonos que na realidade só geram ainda mais perdas salariais e injustiças, como a que aconteceu com o último ABONO SALARIAL;

2. Insalubridade;

SINTEPP: Já são quase 04 (quatro) anos de governo atual, sem contar os anos dos governos anteriores, sem que o ADICIONAL DE INSALUBRIDADE seja uma realidade concreta. Acreditamos que não houve vontade política, pois se o problema estava na licitação, todos sabemos que quando há vontade política do Governo, as licitações acontecem;

3. Plano de Cargos Carreira e Remuneração dos Funcionários de Escola;

SINTEPP: A legislação atual já garante aos servidores de apoio o reconhecimento de que os mesmos são trabalhadores em educação, dependendo para tanto da profissionalização dos mesmos e da construção dos Planos de Carreira. Neste sentido, solicitamos a criação desta comissão o mais breve possível;

4. Gratificação de Tempo Integral – GTI de 100%;

SINTEPP: Consideramos uma verdadeira apropriação da força de trabalho e dos vencimentos dos servidores. Independente da carga horária trabalhada, os servidores cumprem o seu papel e realizam o trabalho com eficiência. Esta proposta de modificação já foi apresentada pelos sindicatos na Comissão de Reformulação do RJU e esperamos que seja aceita pelo executivo.

5. Alimentação para os Agentes de Portaria;

SINTEPP: Apesar das várias tentativas do SERVIMMAR e do próprio SINTEPP de resolver este problema, até o momento os servidores continuam sem uma resposta. A SEMED não aceita que os servidores se desloquem para suas residências para garantir a sua alimentação, porém esta mesma Secretaria está se omitindo em garantir as refeições nos finais de semana.

6. Nova Portaria de Lotação;

SINTEPP: A SEMED diminuiu drasticamente o número de servidores de apoio por escola, principalmente em relação aos servidores de serviços gerais. A SEMED tem realizado as lotações levando em consideração apenas as salas de aula, ou seja, lotando uma servente a cada 03 (três) salas de aula. No entanto, está desprezado que as escolas têm uma série de espaços, tais como: Secretaria, Laboratórios, corredores, Sala de professores, Diretoria e quadra esportiva.  Além disso, é inadmissível que as escolas fiquem, no turno da noite, sob a vigilância de apenas um servidor, como está acontecendo na Escola Judith Gomes Leitão. Já deixamos claro para a SEMED que caso os servidores não estejam cumprindo com as suas obrigações, os mesmos devem responder pelos seus atos administrativamente, pois é ilegal condenar toda a categoria pelos erros de poucos. É preciso mais impessoalidade!

7. Devolução de Servidores;

SINTEPP: Tem sido uma prática constante da SEMED e dos Diretores de Escolas a devolução de servidores acusados de não desempenhar bem o seu trabalho. Ocorre que tal atitude tem sido uma prática ilegal, pois não respeita o princípio constitucional do Devido Processo Legal; todos têm direito de defesa e não pode haver condenação sem processo. Devolver o servidor é uma prática totalmente abusiva e que tem criado transtornos psicológicos irreversíveis em nossos servidores. Solicitamos que a partir de hoje nenhum servidor seja obrigado a passar por este constrangimento e que toda e qualquer denuncia sobre o trabalho do servidor seja apurada antes de qualquer penalidade, exigimos o total respeito à Lei do Processo Administrativo;

8. Definição clara das atribuições dos servidores de apoio;

SINTEPP: Considerando a falta de assistência da Secretaria de Obras nas escolas, muitos servidores são constantemente obrigados a realizar atividades que não condiz com as atribuições. Os agentes de portaria acabam sendo constrangidos a realizar atividades de Zelador e Jardineiro; em alguns casos até de Carpinteiro e Ajudante de Pedreiro. Tudo isso só ocorre porque os Diretores contam com o apoio da SEMED e ainda contam com a sensação de impunidade, pois os servidores, temendo retaliações, acabam não denunciando estes abusos; além disso, uma das justificativas para a Terceirização da Refeição Escolar foi o fato das Agentes de Serviços Gerais não poderem realizar a limpeza da escola e depois trabalhar com a movimentação de alimentos. Considerando que isso voltou a ser possível, exigimos que seja definido por escola, quem ficará responsável pela merenda escolar e quem ficará responsável pela limpeza do ambiente escolar;

9. Carga horária e dias trabalhados dos Agentes de Portaria;

SINTEPP: Os servidores reivindicam uma Portaria que deixe claro aos Diretores de Escola o funcionamento do regime de Escala de Trabalho dos Servidores Noturnos e Diurnos, pois há Diretores que não estão seguindo a orientação correta e estão causando prejuízos econômicos aos servidores;

10. Piso Nacional aos Auxiliares de Secretaria;

SINTEPP: A construção do Plano de Cargos Carreira e Remuneração dos Profissionais da Educação foi um grande avanço para a valorização dos profissionais da educação; além disso, o Plano reconheceu os AUXILIARES DE SECRETARIA como profissionais da educação, neste sentido, é perfeitamente legal e coerente que esses servidores tenham direito ao Piso Nacional atual de R$ 1.187,00;

11. Pagamento Retrativo dos finais de semana e feriados trabalhados;

SINTEPP: Os servidores exigem que os feriados e finais de semana trabalhados e não pagos antes da criação da GTI, seja negociada com os trabalhadores, pois há como provar através dos livros de ponto que os servidores trabalharam e não receberam. A GTI só resolveu o problema a partir de janeiro de 2009, porém os servidores é que ficaram com o prejuízo;

12. Vale Alimentação; 
SINTEPP: Exigimos o pagamento do vale no contra cheque dos servidores. O Servidor não pode ficar refém desta situação. Hoje, depois de mais de 27 dias de atraso, e o vale ainda não foi depositado. Alguns servidores estão literalmente passando fome. 

II Encontro de delegados sindicais do Sinasefe



A diretoria do SINASEFE/PA realiza, nos dias 27, 28 e 29 de fevereiro, mais um Encontro de Delegados Sindicais. Desta vez, a discussão prioritária é sobre o 26º CONSINASEFE e as eleições para Reitor e Diretores de Campus.
“Este tipo de encontro do Sindicato com os delegados sindicais é imprescindível para a inclusão dos trabalhadores nas ações sindicais e para o desenvolvimento profissional e político de cada participante”, garante o coordenador, Élcio Amaral.
Está ainda programada para a atividade uma palestra sobre formação sindical, assédio moral e a reestruturação e, em seguida, reunião dos GT’s de Carreira, Política Educacional, Etnia, Gênero e Raça.
Este  poster participa como representante dos docentes do Campus Rural de Marabá.

Mensagens de congratulação!

Pelos 5 anos do Contraponto & Reflexão

"parabéns, continue fazendo desse espaço informativo um instrumento de denúncia e reflexão. "
Professora Tatiana Mendes

Sessenta meses do CONTRAPONTO & REFLEXÃO se passaram recheados de conteúdos relevantes, de contexto político, social, econômica, cultural, educacional , além de severas críticas aos políticos e os agentes públicos em geral do nosso Estado, enfim, assuntos que enriqueceram e enriquece aqueles que tem compromisso em contribuir para uma sociedade mais justa e equânime para todos, sob o prisma da ética e da moral, como cerne dos atos do cotidiano. Parabéns, por disponibilizar textos importantes e informações a contento à estudante, políticos, enfim, todos os segmentos da sociedade e, muitas das vezes em tempo real, parabéns mesmo, continue firme nesse mister, pois isso são provas de que você tem compromisso com aquilo que você escolheu num universo de atividades laboral," ser professor". Faça desse momento um momento de REFLEXÃO do Contraponto & Reflexão, daquilo que foi publicado ao longo de cinco anos e, o que vai ser publicado doravante, para inovar ainda mais o estilo de publicação e, fazer com que as pessoas tenham o interesse de acessá-lo.
DR. Israel Lima Ribeiro
Advogado

Vamos contribuir!

Já que não se pode chamar GRILEIRO DE GRILEIRO, vamos contribuir com Lúcio Flávio Pinto que foi sentenciado por falar a verdade.

3024-4 agência, Banco do Brasil.
22108-2 conta poupança em nome de Pedro Carlos de Faria Pinto( irmão de Lúcio)

O blog pelo mundo!


Visualizações de página por país


Brasil
1.342
Estados Unidos
97
Alemanha
58
Holanda
16
Rússia
14
Ucrânia
13
Reino Unido
8
Portugal
6
Canadá
4
Espanha
4

Mensagem do poster

O blog completa hoje 5 anos de atividade, sempre a serviço do bom combate. Nestes cinco anos estivemos acompanhando de perto  grandes temas, provocando o debate, chamando atenção para as mazelas, denunciando os governos e propondo mudanças.

Contraponto & Reflexão também ultrapassou as fronteiras da blogosfera, sendo linkado por vários outros blogs que prestam relevantes serviços a comunidade. 

Nestes cinco anos também enfrentamos críticas e muitos comentários de anônimos que não tiveram a coragem de se identificar para expor as idéias. Mais também não divulgamos inúmeros comentários que além de não estarem identificados, depreciava a honra do poster.

Seguimos em frente fazendo o contraponto e sendo ameaçado por dois  processos na justiça. o Contraponto & Reflexão está no ar, espargindo sementes, cavando trincheiras, buscando - dentro de suas múltiplas limitações - travar o bom (e indispensável) combate. É sempre hora de recomeçar. Recomecemos, pois.durante este tempo, a atualização diária deste espaço tem se constituído em uma mistura de prazer e obrigação, aliás, as vezes nem sempre cumprida, como serve de prova o silêncio dos dias em que estou de viagem e não há um sinal de internet e outros que não encontro um ciber aberto). E mais importante, a própria razão de ser deste blog, é a participação dos leitores. E por sinal muitos e bastante fiéis.
Que nesta próxima fase, novos e enormes desafios serão compartilhados. Que se abram os caminhos e se derrubem cercas que tentam aprisionar o debate no emparedamento da não-escolha, na falta de alternativas reais para abrir novos (e promissores) horizontes.
Espero continuar contando com a presença dos leitores e da sempre bem-vinda crítica dos que se acostumaram a buscar, de vez em quando, alguma novidade neste território vocacionado à reflexão e à polêmica. Quanto aos que ficam inquietos e atormentados pelo desejo da CENSURA, só lamento, por que se forem meus adversários vão continuar no ostracismo da vergonha e da insanidade.



Ribamar Ribeiro Junior






++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Nossa primeira postagem fazia referência a um projeto que hoje faliu.

A participação popular não é mais o carro forte do governo de Xinguara.

==================================================


Credibilidade você acha AQUI


==================================================

5 anos do blog


.

27 DE FEVEREIRO - ANIVERSÁRIO DE 5 ANOS




Mensagem da Assistente Social Ludimila Martins

Ludimilia Martins


Parabéns ao Contraponto e Reflexão pelos 5 anos,vida longa e muitas lutas que virão e FÉ NO QUE VIRÁ!!!!!!!!!!!!


domingo, 26 de fevereiro de 2012

5 anos do Blog

.

27 de fevereiro - aniversário de 5 anos 


 Acadêmico de Direito Ulisses Silva Maia


Caro Ribamar,
As divergências fazem parte do processo de amadurecimento do homem. E diante das divergências, é útil e sadio o contraditório.
Falo isso porque sei que em alguns, ou talvez vários, pontos divergimos.
Mas, neste "seu espaço" sempre recebeu, e publicou, com muita serenidade os "meus textos", mesmo aqueles que não concordou.
Faço votos de que seu Blog continue assim, útil ao progresso de nossa sociedade e de Marabá, que infelizmente e sucessivamente, mandato após mandato, vem cada vez mais sendo esquecida.
Parabéns, felicidades, muita paz e muita prosperidade.
E que Você, e seu Blog, sejam longevos

5 anos do blog

27 de fevereiro - aniversário de 5 anos 



Professor Aurismar Lopes Queiroz



Professor Aurismar Lopes Queiroz

Aurismar Lopes Queiroz

Parabéns, Riba, pela sua página. Desejo-lhe muitos sucessos