quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Fé no que virá!


Ex-Senadora Heloísa Helena está internada em Maceió

Acostumada ao bom combate, desafios e grandes lutas em favor do povo brasileiro, a ex-senadora e atual vereadora de Maceió (AL) Heloísa Helena (PSOL) foi internada na noite de terça-feira (30) na Unidade de Dor Torácica (UDT) do Hospital Geral do Estado (HGE) de Alagoas.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, Heloísa deu entrada no hospital após sentir um mal estar, seguido de tontura.

- Heloísa Helena é uma guerreira, uma lutadora e essa é mais uma de suas batalhas. Tenho certeza que ela vai se recuperar plenamente e em breve estará novamente nas ruas e na tribuna da câmara municipal de Maceió defendendo os interesses do povo alagoano. Seu coração é valente e pulsa forte na luta pelo socialismo, disse, emocionada, a senadora Marinor Brito ao saber da internação de Heloísa Helena.

De acordo com o último boletim médico divulgado pelo HGE, a vereadora e ex-presidente nacional do PSOL, foi submetida a exames de sangue, eletrocardiograma, tomografia computadorizada e foi transferida para a UDT, responsável pelo atendimento a pacientes com problemas cardíacos. A transferência foi necessária, segundo o boletim, por ser importante para a saúde da vereadora ficar em observação médica. Durante a tarde de hoje, novos exames foram realizados e os resultados serão divulgados nas próximas horas - Fonte: Blog da Senadora Marinor Brito

IBGE abre concurso para 4.250 vagas para Ensino Médio

Concurso IBGE 2011 Edital Inscrição
Concurso IBGE 2011
Concurso IBGE 2011- O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou edital para realização de mais um Processo Seletivo Simplificado, desta vez com o objetivo de preencher 4.250 vagas na função de Agente de Pesquisas e Mapeamento. O grande volume de pessoas a serem contratadas se deve, em parte, à necessidade que tem o órgão de manter um quadro de servidores temporários à alturas das demandas de mão-de-obra necessária para captar informações dentro do país. Assim, as vagas foram distribuídas em 26 Estados da Federação e mais o Distrito Federal, como se pode conferir no quadro de vagas disposto no Edital regulatório.  Acesse AQUI

-----------------

Em relação ao nível de escolaridade, a função exige apenas o Ensino Médio completo. O vencimento básico mensal recebido é de R$ 850,00 (jornada de 40 horas semanais), mais alguns adicionais, como Auxílio-Alimentação e Auxílio-Transporte. Além dessas gratificações, o APM tem direito a férias e ao 13º salário. Ou seja, para aqueles que ainda não foram recolocados no mercado de trabalho, estão lutando para conquistar outras oportunidades de emprego, o serviço temporário do IBGE representa uma alternativa bastante satisfatória.
Os selecionados poderão trabalhar por até 24 meses, sendo os contratos firmados a cada 30 dias, podendo ser sucessivamente prorrogado por conveniência, da necessidade ou de acordo com a capacidade orçamentária do órgão.
------------------

Pizzaria Casa de Noca!






A vereadora Ismaelka Queiroz (PTB) terá sua conduta novamente avaliada pelos membros da casa, desta vez seus membros tratarão da acusação de que ela teria forjado documentos na ação civil pública que responde por uso indevido do veículo oficial da casa.
 
Se os vereadores acatarem a denúncia do Ministério Público Estadual, será formada uma comissão processante a exemplo da que já foi feita no início do processo e que terminou em PIZZA! Caso não acatem a denúncia a Pizza será servida com bastante tempero de impunidade.

Simão promete!

Marabá terá, dentro de oito meses, todas as condições necessárias para fazer cirurgias cardíacas de alta complexidade. A garantia, dada pelo governador Simão (PSDB) durante visita ao Hospital Regional do Sudeste (HRS) realizada ontem (30). A informação foi recebida com euforia por médicos, servidores, autoridades e lideranças locais, que acompanharam a visita de Simão.

Aguardamos!!!

FAPESPA lança edital de apoio à eventos científicos

O Governo do Estado, por intermédio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará – FAPESPA torna público o presente Edital para Apoio à Realização de Eventos Científicos, Tecnológicos e de Inovação e convida os interessados a apresentarem propostas nos termos aqui estabelecidos.

 OBJETIVO

Apoiar a realização, no Estado do Pará, de congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclos de conferências e outros eventos similares de abrangência local, regional, nacional ou internacional, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação, de curta duração.

Acesse AQUI

CRMB elege Delegado Sindical!

Assembléia dos Servidores do CRMB coordenada pelo SINASEFE elegeu hoje (31), o professor Ribamar Ribeiro Junior (titular do blog) como delegado sindical para um mandato de dois anos. Junto com o comando de greve o servidor representará o CRMB nas atividades de negociação da pauta.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

O Estado a serviço de quem?

O Estado na sua essência foi e sempre será um instrumento a serviço da classe dominante, independentemente de quem esteja no poder, e seus governos não passam de gerentes ou capatazes dos interesses dos donos do capital.
Através de seus intrumentos administrativos (chefes de governos, ministros, secretários) jurídicos (leis, juizes e desembargadores) e policiais e com a participação dos legislativos, o Esrado coloca a serviço das grandes empresas um aparato de garantia da acumulação e reprodução do capita. Veja o que aconteceu com os antecendentes para instaleção da ALPA, onde o governo do estado desapropriou a área para Vale e ainda deu incentivos fiscais, isentando impostos com as mesmas semelhanças da Lei Kandyr - aquela que zera o ICMS para Vale e outra empresas que produz matéria prima para exportação.

Então pra que dividir?

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Não a divisão, Não a Xenofobia!

Em dezembro a população do Pará vai às urnas. Não para eleger governador, prefeito ou parlamentares. Vai às urnas para decidir se o Pará deve ou não ser dividido. Em vários aspectos é uma eleição como outra qualquer: propaganda eleitoral, horário eleitoral gratuito, debates, etc. Mas num aspecto muito singular é uma eleição muito mais importante que as demais: não tem volta. Se não gostamos do desempenho de um prefeito, deputado ou governador, temos a chance, mesmo que 4 anos depois, de tirá-lo do poder e eleger outro. Se o Pará for dividido não tem como voltar atrás. Por isso é fundamental esclarecer a população sobre os reais impactos de uma divisão como essa.

Sou contrário à divisão. Não se trata de uma posição de princípios, pois em tese a divisão de um estado pode ser uma boa alternativa. Não é o caso.

Primeiro é forçoso reconhecer que a população do interior do Pará tem todas as razões do mundo para estar revoltada com o abandono por parte do governo. Um exemplo: em São Félix do Xingu, um dos maiores municípios do mundo, há uma comunidade denominada de Taboca. Dista mais de 100km (em estrada de terra, passando de balsa por um rio) do centro do município. Abandonada pelos governos do PMDB e do PSDB desde sempre, viveu, durante o governo de Ana Júlia, momentos de expectativas. Durante o governo petista a comunidade recebeu a promessa de obras de infraestrutura e da construção de uma escola de ensino médio. Houve diversas rodadas do malfadado PTP (Planejamento Territorial Participativo) que decidiu a ordem de prioridade das obras. Além disso, foi eleito um conselho gestor do PTP para acompanhar o desenrolar das obras decididas pela comunidade. Ocorre que depois de 4 anos de governo nenhuma obra foi realizada. Nem infraestrutura, nem escola. A esperança deu lugar à frustação e à revolta. Quase toda a comunidade é, hoje, favorável à divisão do estado. De quem é a culpa senão dos senhores Jáder Barbalho, Simão Jatene e Ana Júlia?

O desgoverno alimenta o espírito separatista. Mas a separação não é a solução. Os estados do Tapajós e de Carajás já nasceriam deficitários. Gastariam, respectivamente, 52% e 26% de seus PIB’s só com a manutenção das novas máquinas estatais. Muito acima da média dos estados brasileiros que é de 12,5%. Em uma palavra: nasceriam devendo R$ 2 bilhões aos cofres da União, o que implicaria no aumento da já excessiva carga tributária brasileira. O argumento de dividir para criar estados menores e mais “fáceis” de administrar não se sustenta, pois o estado do Tapajós já nasceria enorme. Seria o 3º maior estado brasileiro. Uma incongruência. Estudos independentes e sérios demonstram, de forma incisiva, que a divisão não é a solução. Os separatistas se utilizam do sentimento de abandono para defender a divisão, mas seus reais interesses estão na ampliação dos cargos de senador, deputado, governador, secretários de estados e etc. Além disso, são os interesses econômicos que estão por trás de sua sanha divisionista.

Se considerarmos a divisão territorial proposta teremos o seguinte quantitativo de eleitores: Tapajós: 720 mil. Carajás: 940 mil. Pará (território remanescente): 3.100.000. Ou seja, o Tapajós e o Carajás, juntos, teriam 1.660.000 eleitores “contra” 3.100.000 do Pará. Como o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que toda a população do Pará deve ser consultada no plebiscito, é provável que o movimento separatista não obtenha sucesso. É provável também que os separatistas priorizem a campanha justamente para tentar convencer esses 3 milhões de eleitores de que ganharão com a divisão, por isso devem concentrar a campanha por essas bandas. Seus estrategistas já estão trabalhando nesse sentido.

Mas o que preocupa é o elevado grau de xenofobia que está contaminando a campanha (que ainda nem começou oficialmente). O povo está sendo jogado contra o povo. Paraenses estão sendo jogados contra mineiros, maranhenses, amazonenses. Paraenses do sul jogados contra paraenses do oeste e do nordeste do estado. Criou-se uma falácia de que o dinheiro do sul e sudeste do estado vem para Belém e enriquece os belenenses. Nada mais distante da realidade. Quem conhece a capital do estado sabe muito bem do abandono a que Belém e sua população estão submetidos. Falta transporte, saúde, educação, segurança, saneamento e todos os demais serviços públicos básicos.

A campanha dos separatistas vai apelar para o emocional, vai subir a temperatura em ambos com campos. Já ouvi gente afirmar: “não são os paraenses que fazem baderna, que invadem terras no interior do estado”. Argumentos como esse são perigosíssimos, pois mascaram a realidade e estimulam sentimentos xenófobos que são difíceis de controlar, principalmente no “dia seguinte” ao 11 de dezembro. Quem ocupa terra nesse e nos outros estados da União são milhões de sem-terra, irmãos brasileiros privados de seu direito constitucional de trabalho e moradia.

Creio que devemos politizar a campanha. Mas em última instância a visão dos socialistas deve ser primar por organizar o povo, por conferir um conteúdo de classe à questão e por impedir que sentimentos xenófobos sejam estimulados. As elites interessadas na divisão, ou mesmo os setores contrários, é que são nossos inimigos. O cidadão que clama por atendimento médico no sul do estado ou por uma escola no oeste, não é nosso inimigo. O sojeiro que destrói as matas no oeste do estado e as mineradoras que exploram nosso povo e nossas riquezas no sudeste, é que são nossos inimigos. Defender a unidade do estado do Pará não é defender o modelo capitalista de desenvolvimento. Os socialistas já sucumbiram, inúmeras vezes na história, ao senso comum imposto pela lógica burguesa. Numa campanha como essa, em que estamos defendendo pontos em comum com segmentos da classe adversária, é indispensável saber o que nos une e o que nos divide. Sempre será fundamental nos diferenciarmos de nossos inimigos e mantermos nossa integridade ideológica. Esse é o desafio que está lançado.

Fernando Carneiro é historiador, dirigente do PSOL/PA e membro da equipe editorial do Ponto de Pauta.

Governo do Simão itinera em Marabá!

Jatene tenta governar em Marabá


 “Governo itinerante é pior do que o não-itinerante e o de transferência. Porque a instabilidade é maior. Eu considero que a sociedade precisa saber qual é o rumo que o Estado está tendo. Se levarem a capital para Santarém ou Marabá, durante três, cinco, sete dias, isso não tem significado nenhum.” Almir Gabriel ( Entrevista O Liberal)


Fora a frase recortada da entrevista do ex-governador Almir Gabriel e agora desafeto do Simão, o governo itinerante do Jatene já trilha por aqui desde ontem (27) através do Pro-Paz, programa de cidadania que termina apenas confeccionando alguns documentos e outras praticas assistencialistas como consulta e doação de óculos.

Considerando a permanência do Simão em Marabá, bem como seu governo instalado para outras prosopopéias, uma coisa tem que ser dita: Este governo ainda não governa....

O que tem acontecido até agora é um show de pirotecnia, abafa de CPI da Alepa, tentativas de reprodução do governo Donana, uma tal de agenda miníma que minúsculizou as ações e de fato um certo reducionismo com pitadas de repaginação do seu primeiro governo, veja ás secretarias especiais, ProPaz e Presença Viva!

Acorda Jatene!!!!!

ATENÇÃO!!!

Bem que os fiscais da Superintendência Regional do Trabalho (antiga Delegacia) podiam fazer uma fiscalização na empresa responsável pela construção do novo campus da UFPA ( Cidade Jardim - Taurizinho) e também do Campus Rural de Marabá (Assentamento 26 de março).

Greve da Rede Federal de Ensino Tecnológico reunirá Industrial e Rural!


Prevista para quarta (31) uma grande assembléia com a participação de servidores do Campus Rural de Marabá e Campus Industrial de Marabá, como parte das atividades da greve dos servidores da Rede Federal de Ensino Tecnológico. A assembléia será dirigida pelo SINASEFE, sindicato da categoria que tem estabelecido rodada permanente de negociação com o governo.

Local: Campus Rural de Marabá  PA 26 de Março - Rodovia BR 155 - Vicinal do Conhecimento;
Hora: 08:30


Prêmio Congresso em Foco

Votação Parcial

  
Cristovam Buarque (PDT-DF)3503
Eduardo Suplicy (PT-SP)3339
Paulo Paim (PT-RS)2365
Pedro Simon (PMDB-RS)2073
Randolfe Rodrigues (Psol-AP)1830
Lindbergh Farias (PT-RJ)1585
Demóstenes Torres (DEM-GO)1486
Ana Amélia (PP-RS)1342
Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE)717
Rodrigo Rollemberg (PSB-DF)675
Pedro Taques (PDT-MT)666

Total de votos: 19581

  
Jean Wyllys (Psol-RJ)2842
Chico Alencar (Psol-RJ)2733
Manuela D'Ávila (PCdoB-RS)2132
Ivan Valente (Psol-SP)1835
Romário (PSB-RJ)1724
Luiza Erundina (PSB-SP)1626
ACM Neto (DEM-BA)1472
Marco Maia (PT-RS)1124
Aldo Rebelo (PCdoB-SP)1074
Reguffe (PDT-DF)1052
Delegado Protógenes (PCdoB-SP)1051
Vicentinho (PT-SP)1040
Dr. Rosinha (PT-PR)1028
Henrique Fontana (PT-RS)1026
Paulo Teixeira (PT-SP)986
Jandira Feghali (PCdoB-RJ)928
Erika Kokay (PT-DF)911
Roberto Freire (PPS-SP)845
Alfredo Sirkis (PV-RJ)726
Domingos Dutra (PT-MA)712
Miro Teixeira (PDT-RJ)683
Cândido Vaccarezza (PT-SP)638
Carlos Sampaio (PSDB-SP)381
Duarte Nogueira (PSDB-SP)376
Mara Gabrili (PSDB-SP)362

Total de votos: 29307

Acesse AQUI e vote

Nova parada!!!!!!

Vadias de Belém saem às ruas para protestar

Alegria, ironia e muita vontade de lutar reuniu cerca de duas mil pessoas que participaram da Marcha das Vadias, realizada hoje (28), em Belém.
O domingo de sol na capital paraense, deu lugar à Marcha de ativistas, em sua maioria estudantes; vegetarianos, ambientalistas contrários à construção da hidrelétrica de Belo Monte; entidades das mais variadas representações de mulheres, prostitutas e sindicalistas, que ocuparam as ruas do centro da cidade, saindo da praça Pedro Teixeira (Estação das Docas), seguindo pela avenida Presidente Vargas, até a praça da República, onde encerrou com uma mística [apresentação teatral], em frente ao Teatro da Paz.
"Se o papa fosse mulher o aborto seria legal!, seria legal, seria legal!", desta forma, através de dezenas de vozes, entoadas como verdadeiros hinos, cantados durante toda a Marcha, os participantes poderam se expressar. 

A senadora Marinor Brito (PSOL-PA), que está no Rio de Janeiro, participando de um seminário sobre Direitos Humanos, manifestou apoio às mulheres paraenses.
-Acompanhei a linda marcha das mulheres lutadoras do Pará, que para além do preconceito reafirmaram a vontande de lutar, com alegria e ironia por um mundo onde todas nós sejamos respeitadas e reconhecidas como seres-humanos, capazes de enfrentar qualquer desafio. Estou muito emocionada e orgulhosa com as companheiras paraenses, disse em seu perfil na rede social facebook.
Abaixo, disponibilizamos um vídeo com uma parte da Marcha das Vadias. Assista!

História
A Slut Walk ou Marcha das Vadias teve inicio no Canadá, em resposta a conduta machista de um policial que declarou que as mulheres eram vítimas de ataques sexuais, pois se "vestiam como vagabundas". A partir daí, inúmeras manifestações surgiram em todo o mundo. No Brasil, a cidade de São Paulo foi a primeira capital brasileira a organizar a Marcha, seguida por Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza, Brasília, Salvador e no dia de hoje, Belém.

Belém
As mulheres saíram às ruas com o objetivo de reafirmar a autodeterminação sobre os seus corpos e para combater a sociedade que as educa para não serem estupradas, porém não ensina a NÃO estuprar.
Agora é a nossa vez de sair às ruas em Belém, diz a convocação feita via a rede social facebook.

Secretário de Jatene na berlinda!

O Titular da Sedurb do Governo do Estado do Pará, está às voltas com a Justiça do Estado do Tocantins, em razão de sua gestão em cargo semelhante naquele Estado vizinho.

ANO XXIII-DIÁRIO DA JUSTIÇA Nº 2611 PALMAS-TO, TERÇA-FEIRA, 22 DE MARÇO DE 2011.
REPRESENTADOS: LUIZ CAJAZEIRA (SUPERINTENDENTE DE HABITAÇÃO DO ESTADO DO TOCANTINS) E MÁRCIO GODOI SPINDOLA (SECRETÁRIO DE HABITAÇÃO DO ESTADO DO TOCANTINS)
RELATORA EM SUBSTITUIÇÃO: Juíza ADELINA GURAK
Por ordem da Excelentíssima Senhora Juíza ADELINA GURAK – Relatora em substituição, ficam as partes nos autos acima epigrafados INTIMADAS da DECISÃO de fls. 23/25, a seguir transcrita: “Trata-se de Representação Criminal de Busca e Apreensão encaminhada pelo MM. Juiz de Direito LUATOM BEZERRA ADELINO DE LIMA, apresentada em 30.12.10 pelo Delegado de Polícia Neusim de Oliveira Cavalcante, diante da notícia trazida por Rita de Cássia Rodrigues Pereira, de que em residência situada nesta Capital, haveria diversas caixas contendo documentos oficiais pertencentes à Secretaria Estadual da Habitação. O imóvel objeto da busca e apreensão domiciliar seria a residência do Secretário de Estado da Habitação, MÁRCIO GODOI SPINDOLA, bem como do Superintendente de Habitação do Estado, LUIZ CAJAZEIRA. Diante das acusações de possível desvio de documentos públicos, envolvendo Secretários de Estado e considerando o foro por prerrogativa de função, o Magistrado a quo reconheceu de ofício a incompetência do juízo, encaminhando os autos a este Tribunal, os quais foram recebidos no plantão judiciário, pelo Desembargador Moura Filho. A busca e apreensão foi deferida, conforme Decisão de fls. 08/10. Distribuídos, vieram-me conclusos. Em seguida, a Procuradoria de Justiça manifestou-se, consoante Parecer de fls. 18-21, pela remessa dos autos ao Juízo Criminal de 1ª Instância, considerando a perda de foro privilegiado do representado Márcio Godói Spíndola. É a síntese do necessário. Decido. Nos termos do art. 7º, I, alínea “d”, do RITJ, compete ao Tribunal Pleno processar e julgar, originariamente os Secretários de Estado, nos crimes comuns e nos de responsabilidade, não conexos com os do Governador. Como o Representado Márcio Godói Spíndola já não mais ocupa o cargo de Secretário de Estado, perdendo o foro privilegiado, a apuração dos eventuais delitos imputados aos representados deve ocorrer no Juízo Criminal de 1º Grau. Diante deste contexto, resta evidenciado que não compete a este Tribunal o julgamento do feito. Por isso, remetam-se os autos à Juízo Criminal de 1º Instância. Publique-se. Cumpra-se. Palmas - TO, 16 de março de 2011. JUIZA ADELINA GURAK – Relatora”.

sábado, 27 de agosto de 2011

Essa semana na blogosfera!

Maurino e os blogueiros (a saga continua)


Por causa de uma ordem judicial, eu e mais quatro amigos blogueiros (os palhaços da foto acima) teremos que tirar do ar, em breve, uma certa imagem do prefeito Maurino Magalhães que teria prejudicado o gestor.
Na imagem Maurino é comparado com o chefe da propaganda nazista, pelo simples fato de que os dois tinham uma coisa em comum: espalhavam mentiras na propaganda oficial para fazer o povo acreditar que era verdade.
As supostas obras da prefeitura (a maioria do governo federal) estão espalhadas aí pelos outdoors atrapalhando o trânsito e produzindo provas contra o próprio Maurino.
Assim que formos notificados da decisão que nos proíbe de veicular a imagem, cumpriremos à risca, como manda a lei.
Na audiência de quinta-feira (25), o prefeito Maurino esteve lá e sentou frente a frente conosco, nós os idiotas que temos coragem de criticar o homem que está entre os 300 melhores prefeitos do mundo (alguém tem um dedo para enfiar na minha goela?).
Mas sabe que eu fiquei feliz por ver o prefeito ali na audiência. Fiquei feliz pela sua saúde ter melhorado, afinal todos sabem em Marabá que quando Maurino tem que estar presente em audiências judiciais, ele acaba adoecendo.
Felizmente não foi o caso dessa vez.
De todo modo, desejo longa vida ao prefeito, para que assista de pé a nossa vitória
(Blog Terra do Nunca - O Resto Iceberg)

Querem nos calar!

Fomos injustos com Goebbels...

Em apertadíssima síntese, o Sr. Maurino Magalhães de Lima, prefeito municipal de Marabá, propôs Ação Ordinária de Danos Morais com pedido liminar de antecipação de tutela em face dos companheiros Chagas Filho, Ribamar Ribeiro Jr., Pedro Gomes, Laércio Ribeiro e este perigoso responsável por Quaradouro, a pretexto de que, em 20 de fevereiro de 2011, o Pedro Gomes veiculou em seu blog (O resto do Iceberg) uma montagem na qual Maurino Magalhães aparece “com a mesma vestimenta utilizada pelo exército nazista, identificada pelo símbolo da suástica”, estruturada sobre a figura de Joseph Goebbels, ministro da propaganda nazista do III Reich.
Não é bem assim.
No texto “A reencarnação Goebbels”, ilustrada pelas figuras, Pedro Gomes diz textualmente:
“A famosa frase: “Uma mentira dita mil vezes, torna-se uma verdade", é atribuída ao ministro de propaganda nazista, Joseph Goebbels. Dentre outras frases, também destaca-se a seguinte: "Não falamos para dizer alguma coisa, mas para obter um certo efeito".
Quem diria que mesmo após a 2ª guerra mundial alguns desses mecanismos de manipulação de massa, criados à época, continuam em pleno uso nos nossos dias. Explico...
O felizardo que ouve o programa "Bom dia, Prefeito", que vai ao ar diariamente em uma rádio de Marabá, fica até sem saber em qual cidade mora. Tantas são as melhorias divulgadas pela prefeitura queaté pra acreditar.
Sinceramente, espero que as semelhanças parem por ”.
A razão do melindre, contudo, parece ter sido a repetição da mesmíssima postagem nos blogs dos demais requeridos, em especial no Quaradouro, de responsabilidade deste requerido, “tendo neste blog uma repercussão maior em razão da quantidade de acessos.”
E vai daí, o procurador do requerente tece uma extraordinária gama de filigranas supostamente jurídicas para insinuar que todos os requeridos inquinaram Maurino Magalhães de “nazista, regime (sic) marcado por atrocidades, guerras e o massacre de milhões de pessoas”, “imputando uma comparação grave ao requerente de partidário do nazismo, de manipulador, de mentiroso, ofendendo a honra, dignidade, moral e imagem do requerente”. Pede, por fim, 100 (cem) salários mínimos de cada requerido, a pretexto de danos morais.
Isso exposto, vamos agora por partes, como diriam Chico Picadinho e o casal que matou e esquartejou o rapaz no motel em Belém.
1. Sobre Joseph Goebells:
O Nazismo ou o Nacional Socialismo designa a política que governou a Alemanha de 1933 a 1945, o Terceiro Reich. O nazismo é freqüentemente associado ao fascismo, embora os nazistas dissessem praticar uma forma nacionalista e totalitária de socialismo (oposta ao socialismo internacional marxista).
Após a derrota de Hitler, o nazismo foi proibido na Alemanha, embora pequenos grupúsculos de simpatizantes, chamados neo-nazistas, continuem a existir naquele e em outros países.
Paul Joseph Goebbels (Mönchengladbach, 29 de outubro de 1897 — Berlim, 1 de maio de 1945), orador mordaz e um dos principais nomes do Partido Nazista, tornou-se ministro da Propaganda Nazi em 13 de março de 1933.
Não era analfabeto
Estudou literatura e filosofia. Foi uma figura-chave do regime, conhecido por seus dotes retóricos. Era um dos líderes políticos nazistas mais destacados que tinham concluído estudos superiores. Teve uma posição correspondentemente importante entre os nazistas.
Num regime que se assumia como absoluto, total, todos espaços que dali por diante circundavam os cidadãos, nas ruas, nos edifícios, no estádios, os prédios público e privados, nas fábricas e nas escolas, tudo o que fosse impresso ou que circulava no ar, passou a ser  preenchido pelas mensagens, slogans e símbolos do partido nazista e do seu guia Adolf Hitler.
Nesta cidade pintada com as cores do PR, isso lembra ao leitor alguma coisa?...
Mas, continuemos com a História.
Através de um controle extremamente centralizado de diversas áreas de influência no universo da cultura, a propaganda nazi utilizou os recursos da imprensa e das novas mídias, como o rádio e a televisão. O objetivo era encaixar o Führer como a ressurreição do cavaleiro audaz que abate as forças do mal - o comunismo, o liberalismo, o expressionismo, o judaísmo, expressões diversas de um nocivo antigermanismo -, preservando para o futuro a integridade moral, ideológica e racial dos arianos. Hitler aparece, pois, como a simbiose dessas duas legendas, a do messias e a do herói. Ao deificá-lo ele surgia nas telas do documentário como um divisor de águas da Alemanha moderna. Aquele que com sua determinação inquebrantável afastara as sombras das humilhações passadas (as punições do Tratado de Versalhes) para apresentar ao seu povo um futuro luminoso, radiante, pleno de realizações e imortais façanhas (a aventura do Estado nacional-socialista). Hitler era o Partido Nazista, ele era a Alemanha, sua tarefa era conduzi-la para dirigir o mundo, Hitler era invencível. Somente ele era um indivíduo, sendo que os demais alemães se dissolviam num imenso mecanismo unido para servir ao seu Führer.
Quem dizia, por aqui, que Marabá estava nas mãos de Deus?...
São de Goebbels frases como:
·        Enfiar na cabeça dura das massas a devoção a Hitler, como o deus da nova Alemanha, tornou-se o meu objetivo único.
·        A propaganda jamais apela à razão, mas sempre à emoção e ao instinto.
·        De tanto se repetir uma mentira, ela acaba se transformando em verdade.
Quem, matinalmente, está mentindo para você, leitor, através de um programa de rádio pago com verba pública?
2. Sobre Maurino Magalhães:
Maurino Magalhães de Lima é capixaba de Itaiabana (ES), onde supostamente nasceu em 06.03.1958. Mas, no prefácio do livro Vencer ou vencer – Maurino Magalhães Sua vida & Sua História (Ed. Semin, Belém - PA, 2007), à pag. 09 fala-se que:
“lendo passagens de sua vida compiladas por Jonas Borges, é fácil descobrir por que um migrante nordestino, semi-analfabeto, chegou ao apogeu de sua trajetória, assumindo o cargo de prefeito do município de Marabá.
Como todo migrante corajoso e com o objetivo único de ascender à pirâmide social, Maurino se lançou ao mundo em busca de espaço onde pudesse realizar seus sonhos e esperanças, buscando vantagens que no mundo de origem não tinha, com apego apenas às próprias utopias e sonhos.”
Ora, a não ser que tenha ocorrido uma inacreditável e formidável mudança na estrutura geográfica do continente sul-americano, o Espírito Santo pertence à Região Sudeste do Brasil, nada tendo a ver com migrantes nordestinos!
Temos, assim, que o culto à própria personalidade não impede Maurino Magalhães de engendrar farsas, mentiras e até mesmo uma nova geografia...
E como seu objetivo único é ascender à pirâmide social, buscando vantagens que no mundo de origem não tinha, com apego apenas às próprias utopias e sonhos, eis que o autor da presente ação admite-se como alpinista social a valer-se de qualquer escada ou ferramenta, independentemente de qualquer restriçãomoral, inclusive.
E se o contexto social não é propriamente um rochedo, mas, comparativamente, um mosaico irregular, com espaços vazios, torna-se fácil para aventureiros de todo calibre infiltrarem-se nos bolsões de vácuo da sociedade e nele movimentar-se ao largo de qualquer princípio ético.
Por isso, não existiu a mais remota intenção de chamá-lo de “nazista”, assim como jamais se pretendeu denegri-lo.
Na verdade, quem deveria queixar-se da comparação, se pudesse, seria Joseph Goebbels. (Blog Quaradouro)

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

HOJE TEM DEBATE NA UFPA!

Ato Público no CRMB reúne servidores e estudantes!

Ocorreu durante toda manhã de hoje (26) o primeiro Ato Público da Greve dos Servidores Federais da Rede de Ensino Tecnológica. Em Marabá coordenada pelos comandos de greve do Campus Rural de Marabá e Campus Industrial de Marabá. O movimento de hoje foi realizado pelos servidores do CRMB que contou com apoio de vários estudantes.

Corra que a policia vem aí.......

 
 
shot001
....atenção se tiver prefeito pela frente com rastro de corrupção, a policia tá no encalço! AQUI

Governo DILMA do PT privatiza!

Privatizações avançam fortemente com a aprovação de projetos na Câmara

Após o Plenário da Câmara ter aprovado, na terça feira, a Medida Provisória 532, que avança na privatização dos Correios, comissões aprovaram dois projetos de lei que privatizam outros setores importantes: a previdência dos servidores públicos e o ensino técnico.
Nesta semana, três comissões (Constituição e Justiça; Educação; e Finanças e Tributação) aprovaram o Projeto de Lei 1.209/2011, que institui o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). Este Programa prevê a destinação de recursos públicos para instituições privadas de Ensino Técnico, sem a garantia da qualidade deste ensino, como já ocorre hoje no ProUni. O artigo 8º do PL, por exemplo, prevê o repasse de recursos públicos para entidades privadas, enquanto o artigo 20 transforma o Sistema S em integrante do sistema federal de ensino. Desta forma, poderão ser destinados recursos públicos a este sistema sem a necessidade de convênio, ou seja, sem controle.
Agora, o PL segue para votação no plenário e depois para o Senado.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

LIDERANÇA DE OCUPAÇÃO É ASSASSINADA EM MARABÁ

 NOTA DA CPT E STTR

Hoje, por volta das 10hs da manhã, dois pistoleiros que trafegavam em uma moto de cor preta, com capacetes, assassinaram a tiros VALDEMAR OLIVEIRA BARBOSA, conhecido como PIAUÍ. Valdemar trafegava de bicicleta pelo bairro de São Félix, em Marabá, quando foi assassinado. Ele era casado e, atualmente, estava residindo na Folha 06, no bairro Nova Marabá.
Valdemar era sócio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Marabá, coordenou por vários anos um grupo de famílias que ocupava a fazenda Estrela da Manhã, no município de Marabá. Como a fazenda não foi desapropriada, ele voltou a morar em Marabá, onde ajudou a organizar uma ocupação urbana na Folha 06, bairro Nova Marabá, onde estava residindo.
Valdemar não desistiu de lutar por um pedaço de terra. Há mais de um ano passou a coordenar um grupo de famílias que ocupavam a Fazenda Califórnia no Município de Jacundá. No final do ano passado as famílias foram despejadas da fazenda pela polícia militar do Pará. Piauí não perdeu o contato com as famílias e ameaçava voltar a ocupar novamente a Fazenda.
De acordo com informações obtidas pela CPT, a Fazenda Califórnia está localizada a 15 km de Jacundá e, além de pecuária é envolvida com a atividade de carvoaria. Pistoleiros teriam sido contratados pelo fazendeiro para impedir uma nova ocupação do imóvel. O assassinato de Piauí pode ter ligação com a tentativa de reocupação da fazenda.
Até o momento a polícia não deu qualquer informação sobre a autoria do crime. Após o assassinato dos extrativistas José Cláudio e Maria do Espírito Santo, esse é o quarto trabalhador assassinado com fortes indícios de que os crimes tenham sido por motivação agrária, ou seja, disputa pela terra. Após três meses, apenas os assassinatos dos extrativistas de Nova Ipixuna foi parcialmente investigado. Dos 6 homicídios, ninguém foi preso até o momento. O comportamento da polícia civil do Pará tem sido de investigar as vítimas e não os responsáveis pelas mortes, quando se tatá de crimes no campo.

Marabá, 25 de agosto de 2011.

Comissão Pastoral da Terra – CPT – Diocese de Marabá.
Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Marabá.

Policia do Jatene age com truculência!

MST: Nota sobre despejo da fazenda Nova Era

Na noite do dia 24/08/2011, 150 famílias organizadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST/PA que na madrugada do dia 23/08 haviam ocupado a Fazenda Nova Era em Eldorado dos Carajás, foram por ordem do governo do Estado (e do poder Judiciário do Pará), violentamente despejadas pela ação truculenta da Polícia Militar que contou com a ajuda dos fazendeiros da região.

Sem estabelecer diálogo algum com as famílias acampadas, o forte aparato policial que estavam armados para uma guerra, deu ordens para que todas as famílias se retirassem em 30 minutos da Fazenda e o não cumprimento poderiam levá-los a “ações mais enérgicas” e que não se responsabilizariam pelas conseqüências.

O MST/Pará denuncia as arbitrariedades dessa ação de despejo pactuada pela aliança de classe entre os representantes do Estado e os fazendeiros da região. Denuncia que o Estado paraense tem apoiado um fazendeiro acusado de grilagem de terras e de maus tratos a seus trabalhadores, revelando falta de compromisso com a Reforma Agrária no Pará.

O MST/Pará afirma que todas as famílias permanecerão firmes e mobilizadas para continuar na luta pela conquista da terra e pela implementação da Reforma Agrária em nosso Estado. Anuncia que em função dessa ação de despejos outras centenas de famílias de trabalhadores rurais Sem Terra se mobilizaram e fecharam diferentes trechos de estradas na região sudeste do PA: no Acampamento Helenira Resende na estrada BR 155, no Acampamento João Canuto sentido Eldorado dos Carajás à Xinguara e no Acampamento Frei Henri sentido Curionópolis à Parauapebas.

O MST/Pará afirma que está preparado para estabelecer um processo de negociação com os governos federal e estadual e, até que isso se efetiva permanecerá em luta e mobilizados!

Coordenação Estadual do MST/PA
Reforma Agrária: Por Justiça Social e Soberania Popular!

Comentário do leitor!

Minha foto
Ulisses Silva Maia

Sem dúvida Ribamar, que as frentes são suprapartidárias. Mas, querendo ou não querendo, doendo ou não doendo, sabemos que oposição, neste país, não existe. O que existe é: uma ora uns estão por baixo e outros estão por cima. O PT, quando oposição, era o baluarte da defesa da ética e da moral. Hoje já não é mais o mesmo. Da mesma forma será o PSOL. Quando tiver nas mãos uma prefeitura ou um estado ou o governo federal, as atitudes serão outras. A oposição, essa que defende a ética e a moral, é apenas uma utopia. Pessoas como Você, e Eu, é que deseja isso. Mas, infelizmente, quando as lideranças do PSOL, ou de qualquer partido com teses parecidas, chegar ao poder, a história, infelizmente, muda. (E basta ver que na campanha do ano passado houve racha no PSOL por causa da campanha para Presidente). Ora, porque os parlamentares do PSOL não começam seguindo o exemplo do Dep. José Reguffe, que em 4 anos de mandato economizará R$ 2,3 milhões aos cofres públicos? E tudo isso com uma atitude simples, sem necessitar de grande esforço. No fundo, bem no fundo, manter o estado do Pará como está, interessa sim à ilustre Sen. Marinor e ao ilustre Dep. Edimilson. E porque, porque vêem nossa região como uma possibilidade de construir um curral eleitoral. Enfim, que o debate seja limpo, que a dialética seja produtiva, e que no final tenhamos um resultado do plebiscito que não crie revanchismos.
25 de agosto de 2011 11:41

300 dinâmicos alcaídes X 300 de Esparta

Os 300 de Esparta 01.jpg
Capa da primeira edição publicada no Brasil pela Editora Abril.


Na numerologia 0s 300 surgem de vento em polpa, são os 300 picaretas combatidos por Luiz Inácio que posteriormente viraram todos aliados; os 300 de esparta que aqui faço um breve histórico a partir da referência da sinopse do filme; E claro!!! os 300 prefeitos "dinâmicos" do mundo......

Quando 300 guerreiros espartanos comandados pelo Rei Leónidas lutaram até à morte para refrear o avanço do exército persa do Rei Xerxes no território grego. O combate atingiu o status de lenda, face à enorme desproporção entre as forças espartanas e persas. O grande Rei dos persas, e a maneira como o personagem é retratado andou enfurecendo o governo do Irã, país que é herdeiro direto da antiga Pérsia. A fúria tem certa razão de ser: do figurino às motivações políticas, o Xerxes do brasileiro não tem quase nada a ver com a sua contraparte histórica.

O Grande Rei não é o único a virar caricatura em 300. Em parte, a culpa é dos belos e exagerados quadrinhos do americano Frank Miller (nos quais o filme se inspirou e não diretamente em fatos históricos). Para ressaltar o heroísmo dos gregos da cidade de Esparta, que ousaram se opor às forças muito superiores do Império Persa, Miller os transforma num bando de kamikazes, que teriam decidido se sacrificar desde o começo para inspirar as outras cidades da Grécia a resistir ao invasões.

Em novembro cerca de 300 prefeito receberão um prêmio por gestão sustentável, aquela ladaínha de que as prefeituras cuidam bem do meio ambiente. No caso de Marabá a referência é o velho Aterro Sanitário que fora recuperado e transformado em cartão urubuzal. Ninguém vai acreditar que a gestão do aterro vai funcionar com todas as debilidades existentes na administração municipal.

Assim como a cidade vai muito mau em termos de fiscalização e ausência de uma politica ambiental com foco na gestão sustentável da cidade. È o Plano Diretor que não vem sendo cumprido, código de postura, falta de recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente e tantas outras formas de engessar os setores responsáveis pela política ambiental.

Demorou muito para que fosse tomado as devidas providências contra o Frigorífico JBS/ que vem odorizando a cidade e contaminando o rio Itacaiúnas. Mas diante de tudo isso, a prefeitura de Marabá receberá prêmio internacional.


leia AQUI

BLOGOSFERA NO BANCO DOS REÚS!

Aconteceu hoje (25) a primeira audiência na Justiça sobre o processo movido pelo Prefeito MAUrino Magalhães (PR) contra cinco blogueiros: Neto Marabá, Laércio Ribeiro, Ademir Braz, Chagas Filho e o Poster.

O prefeito e seu advogado estiveram presentes, mas a audiência foi transferida para o dia 01/12/2012. No processo o requerente acusa os blogueiros de terem usado seu nome e imagem associando a propaganda nazista, requerendo indenização por Danos Morais. Em virtude disso, Maurino pleiteou a concessão de tutela antecipada para determinar aos réus a retirada das imagens. O Juiz Marcelo Andrei Santos indeferiu o pedido de segredo de justiça. A defesa recorreu e o Tribunal de Justiça do Estado concedeu a liminar para retirada das postagens. Porém, os réus ainda não foram notificados.


Pauta nacional dos IFETs!




PAUTA DE REIVINDICAÇÕES DO SINASEFE
REAJUSTE EMERGENCIAL DE 14,67% (INFLAÇÃO – IPCA + VARIAÇÃO DO PIB);
DESTINAÇÃO DE 10% DO PIB PARA A EDUCAÇÃO PÚBLICA;
REESTRUTURAÇÃO DA CARREIRA DOCENTE E DO PCCTAE;
DEMOCRATIZAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
PELA MANUTENÇÃO E AMPLIAÇÃO DE CONCURSOS PÚBLICOS PARA DOCENTES E TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DA REDE FEDERAL ;
30 HORAS SEMANAIS PARA OS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DE TO-DA REDE FEDERAL DE ENSINO;
EQUIPARAÇÃO DO AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO DOS SERVIDORES DA REDE FEDERAL DE ENSINO COM O AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO DOS SER-VIDORES DO CONGRESSO NACIONAL, JUDICIÁRIO E TRIBUNAL DE CONTAS, PELO MAIOR VALOR. (veja pauta completa no Blog do Sinasefe/Pa)

Por um novo modelo de desenvolvimento!

Acompanhe domingo (28) a publicação do artigo deste poster sobre as questões que envolvem o processo de divisão do Pará.

Eu voto NÃO!! 55

ATO PÚBLICO NO CRMB!


Sexta-feira, dia 26/08/2011, acontecerá um Ato Público na área do CRMB com intuito de dar visibilidade a greve dos servidores dos IFs, mais especificamente do CRMB/IFPA. Haverá transporte para todos os servidores que sairá às 7:00 do Administrativo (rua Vitória Régia). A presença de todos é importantíssima para animar o movimento grevista.

Todos por um CRMB de luta e Educação de Qualidade!

TROTSKY AMANHÃ NA UFPA!

Chico da Pesca é cassado!

Deputado Chico da Pesca (PT) cassado pelo TRE-PA

Ontem o TRE-PA cassou o mandato do deputado estadual Chico da Pesca (PT), no rastro da acusação de que o parlamentar teria sido eleito utilizando recursos do Ministério da Pesca quando era diretor regional aqui no Pará em benefício da sua candidatura. Por unanimidade o pleno do Tribunal votou pela cassação do parlamentar. Quem assumirá é o professore Alfredo Costa (PT) que hoje é vereador em Belém. Isso deverá deixar uma lição: os políticos devem ter muito cuidado com a utilização indevida dos recursos públicos e também quem se candidata a um cargo eletivo que, no afã de ganhar a qualquer custo, acaba se complicando. Ao final, até podem ganhar, mas acabam não levando, como nesse caso. Ainda cabe recurso, mas será difícil o TSE reverter uma decisão unânime do TRE-PA. Fonte: Blog do Helder

------------------------

Por essa região a malhadeira do Chico alcançou mais de 400 "peixes", no municipio com a maior concentração de pescadores do Brasil - proporcional ao tamanho de habitantes e eleitores. Trata-se de PALESTINA DO PARÁ. Agora porcura um peixe  nas barracas da beira rio, ninguém encontra nem lambari........

STF DECIDE: TODO O PARÁ VAI VOTAR!

E agora Valdinar?
 
O advogado sustentava a tese de que apenas a região a ser emancipada votaria.
----------------
 
 
O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu, no início da noite de hoje, que toda a população do Pará deve ser ouvida no plebiscito sobre a divisão de sua área para a criação de Tapajós e Carajás, e não só a parcela dos cidadãos que poderá integrar os novos Estados.

Os ministros entenderam, por 8 votos a 1, que todos que hoje vivem no Pará serão "diretamente afetados" com a possível criação dos novos Estados e, portanto, devem se pronunciar.

O único que votou de forma diferente foi o ministro Marco Aurélio Mello. Ele avaliou que toda a população nacional é afetada pela criação de Estados e municípios e, assim, deve ser ouvida.

Para o relator do caso, ministro José Antonio Dias Toffoli, apenas o povo do Estado é "diretamente interessado". "Para a população dos demais Estados, a separação também é relevante, mas essa população é indiretamente interessada e irá se manifestar por meio de seus representantes quando o caso for analisado pelo Congresso Nacional", disse.

O tribunal não analisou o caso específico do Pará, mas o entendimento serve para o plebiscito que irá ocorrer este ano. O Supremo julgou uma ação direta de inconstitucionalidade proposta pelo Estado de Goiás em 2002, quando discutia a criação de um novo município.

Comentário do leitor!

Esse negócio de divisão territorial é um debate que tem que ser levado a sério, sem enganação, sem enrolação, sem alienação. Não podem simplesmente dizer que tudo vai mudar na vida da população, sem dizer claramente em que mudará e como acontecerá. Dizer que teremos mais estradas, saúde, educação, segurança, investimentos e mais promessas, é muito pouco para o debate, até porque tudo isso já deveria estar acontecendo, tudo isso não passa de obrigação de quem governa, de quem pediu para nos representar. Quem foi que impediu que Marabá, desde Hamilton Bezerra, não tivesse esgoto sanitário, todas as ruas pavimentadas...? Me custa acreditar que alguém, mesmo de Marte, tenha atentado contra o desenvolvimento de Marabá. Acredito que os únicos que impediram esse desenvolvimento, e continuam impedindo, são os políticos que temos elegido até agora. Esses sim sabotam essa cidade faz muito tempo. Não acepção a nenhum político de Marabá, que já tiveram ou tem mandato. Todos eles trabalharam para o atraso dessa cidade. E todos eles continuarão mandando e atrasando essa cidade mesmo depois que essa região (caso aconteça) seja dividida. Primeiramente a gente deveria pensar em nos livrarmos deles, de todos eles, viu?! Essa tarefa é impossível, né verdade? O povo não tem consciência, não sabe de nada que acontece a sua volta e nem procura saber. Tem gente falando o que ouve e sai por aí repetindo de que a emancipação vai melhorar. Nem ele sabe o que vai melhorar. Mas como papagaio de pirata, se deixa usar pelos discursos emocionantes, libertadores. Eu não vejo nenhuma chance desse quadro mudar. Vejo com grandes possibilidades que os picaretas se dêem bem e continuem aumentando ainda mais seu poder político e econômico com essa divisão. Os partidos de esquerda, que dizem serem diferentes, são desorganizados, desunidos, não têm planejamento e muito menos objetivos. Vejo esses partidos de esquerda apenas como meio de firmamento do poder dos que hoje dominam o cenário político local e nacional. Os discursos da esquerda são obsoletos, ultrapassados, nunca deram certo em lugar nenhum. Até parece que a esquerda no Brasil tem parceria com a direita, ficando na sombra e na sobra das migalhas. O povo está só! Em Marabá ou se elege Tião ou Maurino ou a tal da TERCEIRA VIA que alguns blogs dizem ser Jorge Bichara. Acho que ele tá mais pra TERCEIRA VIAGEM, já que Tião foi a primeira e Maurino a segunda viagem. À esquerda, toda fragmentada, talvez reste o papel de figurino nesse filme de horror. Boa sorte Marabá! Boa viagem Marabá! Feliz naufrágio para todos!
24 de agosto de 2011 13:10

quarta-feira, 24 de agosto de 2011


Uma audiência pública contra a divisão territorial do Estado do Pará acontece na manhã desta quarta-feira (24), na Câmara Municipal de Belém, para o lançamento da “Comissão da Câmara Contra a Divisão do Pará”.
Conduzem o evento o vereador Abel Loureiro, presidente da comissão; Sérgio Pimentel, da frente contra a separação do Estado; e o deputado Celso Sabino, da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa).
Sérgio Pimentel foi um dos primeiros a fazer uma mobilização pública contra os separatistas, ao iniciar a corrente popular contra a divisão no mesmo dia em que o grupo separatista apresentou a sua campanha.
A “Frente Popular Ampla” contra a divisão do Pará foi apresentada no dia 16 de agosto, no auditório da Alepa, e uniu 15 deputados estaduais em um movimento que agora está ganhando forças e se chama "Frente Sou Pará".  Fonte: Diário do Pará e Folha do Pará