quarta-feira, 30 de junho de 2010

Nepotismo: Comunicação nas mãos do irmão!

Além da SEASP - Secretaria Municipal de Assitência Social ser dirigida pela esposa, agora o novo titular da SECOM - Secretaria Municipal de Comunicação, é Gilson Magalhães que é irmão do prefeito MAUrino Magalhães (PR).

Com essa façanha consolida-se o processo de tocantinização da comunicação da prefeitura.

Haja ralo!!!!

Regra para os partidos e candidatos

O TSE define o que pode e o que não pode na campanha eleitoral




O TSE(Tribunal Superior Eleitoral) definiu, por meio de Resolução, as regras de propaganda eleitoral, para as eleições deste ano.


Confira os principais itens da resolução sobre propaganda eleitoral:

1) Faixas, placas, cartazes, impresos, pinturas ou inscrições, inclusive em muros, devem ter tamanho máximo de 4m2, qualquer que seja o formato.

2) É permitida a propaganda eleitoral em bem particular de apenas um candidato para cada cargo em disputa, exceto para o cargo de senador, sendo permitida a propaganda de dois candidatos.

3) Bem particular pode expor propaganda de mais de um candidato, mas desde que o tamanho não exceda quatro metros quadrados.

4) A identificação da sede do comitê do candidato não pode exceder quatro metros quatrados

5) É permitida a exibilção, através de telões e aparelhos de sonorização fixados em palanque, de jingles e vinhetas do candikdato, partido ou coligação e ou videoclipe musical no inicio e fim do evento, bem como nos intervalos das falas dos candidatos, desde que não se configurem em showmício.

6) Nos jingles, vinhetas e videoclipes musicais é vedada a manifestação de artistas, músicos ou profissionais de entretenimento.

7) Nas sedes de partido, coligação e de comitê de candidato é proibida a apresentação de artistas, pagos ou não.

8) Cabo eleitoral contratado pelo candidato, partido ou coligação pode usar como uniforme camiseta ou boné, mas apenas com a logomarca do partido opu coligação, sendo proibidos imagem, nome e número do candidato.

9) É permitida a veiculação de propaganda eleitoral por meio de botton ou botton-adesivo, cuja dimensão não exceda a 36 cm2.

10) Configura ajuda a realização de reunião eleitoral com oferecimento de alimentação e ou bebida. Alimentação só deve ser servida a funcionários e cabos eleitorais regularmente contratados pelo comitê.

11)Reuniões deve ser convocadas com o objetivo claro, para que participantes são sejam surpeendidos pela finalidade eleitoal do ato.

12) É proibida a propaganda eleitoal por meio de engenho publicitário mecânico móvel, tipo reboque, ou em carroeceria montada, tranpostando painel de natureza similar a de um outdoor, quando estacionado em via pública ou em circulação.

13) E proibida a propaganda em veículo estacionado nas vias públicas com alto-falante ou amplificador ligados.

14)As emissoras de rádio e televisão poderão realizar entrevistas com candidatos inclusive com a exposição de plataformas e projetos políticos, desde que seja dado espaço igual a todos.

15) A partir de 3 de julho fica proibida a veiculação de propaganda institucional no site do governo, mesmo que relativos a atos administrativos;

16)Proibida a propaganda em táxi, ônibus, transporte alternativo ou veículo particular a servido do poder público.

17) Proibida a propaganda em engenhos publicitáios como paines eletrônicos backligth, tri-show, front-light, mídia board e que se enquadrem em conceitos de outdoor.
18) Fica liberada a confecção, distribuição e usitlização de displays, bandeirolas e flâmulas em veículos particulares.
De acordo com a resolução, a responsabilidade por propaganda eleitoral irregular é de empresa ou agência contratada pelos partidos ou coligações para a publicidade, mas os candidatos também podem ter problemas.

PSOL referenda Plínio para presidente!

A Convenção Eleitoral Nacional do partido, que ocorre na capital paulista hoje (30). Na ocasião será lançada oficialmente a candidatura de Plínio Arruda Sampaio para a Presidência da República pela legenda. O evento está marcado para ocorrer das 9h às 13h, na Assembleia Legislativa de São Paulo (


Além de Plínio, deverão estar presentes no evento militantes, os parlamentares do partido e diversos intelectuais. “A convenção é a consolidação da candidatura e por isso é um fato importante. Eu espero que o evento seja caloroso e que participe o maior número possível de militantes, já que será um momento de preparação para participarem da campanha do PSOL”, afirma Plínio.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Urbanitários informam

Às ruas....

"Ei..você ai parado, também é explorado!!!"

Com contracheque zerado, um alerta, os professores devem tomar as ruas de Marabá.
O problema é que a copa do mundo tomou primeiro, já anestesiou boa parte da população e dos grevistas também. Fazer essa greve neste período pode ter sido uma tática equivocada. Os postos de Saúde fecharam, as escolas paralisaram, e o povo parece que nem Tiuummmm.... (não sentiram nada!!!)
Talvez repensar o movimento, organizar a luta em massa para ocupar o gabinete e exigir uma posição do atual prefeito que até agora tem desdenhado dos servidores.

Quanto custa uma reeleição?

Pelo acordo com PTB (partido de Duciomar e Tião Miranda):


a) 11 ambulâncias do SAMU;
b) 185 milhões em impostos pago pelo Estado ao muncípio de Belém;
c) O voto da bancada petista para privatização da Água em Belém;
d) A Presidência da COHAB;
e) Uma vaga no TCE para um deputado do PTB (cargo vitalício....

E outras coisitas a mais

Mudanças Sociais em debate!

Secretário pede exoneração!

O governo MAUrino Magalhães (PR) perdeu hoje (29) o secretário de comunicação Giorgie Guido, que pediu afastamento do governo. Uma série de descontentamento fez com que acelerasse a saída da secretaria. Segundo o Blog do Laércio Ribeiro, o primeiro a informar a exoneração, diz que o agravamento teria se dado com as turbulências envolvendo ele, Giorgie, e a empresa do Tocantins contratada para fazer o marketing da administração municipal. (leia mais aqui)


Quanto vale uma reeleição?

A privatização da água em Belém pelo governo do Duciomar Costa (PTB), volta a cena. Ano passado Duciomar foi amargamente derrotado. Sob liderança do PT e vereadores do PMDB e PSB, o projeto que retirava a concessão dos serviços de abastecimento de água da Cosanpa e passaria para uma empresa privada, foi duramente combatido.

Agora como parte da "divida" em troca de apoio a reeleição da governadora Ana Júlia (PT), o PTB de Duciomar cobra a fatura!!!

Mais detalhes aqui  e também aqui

-----------------------------

Mais informação sobre o processo de privatização, vale apena lembrar!

(i) Privatização da água em Belém volta ser alvo
(ii) Privatização da Àgua em belém vendendo a Àgua da Amazônia
(iii) Corre risco a aliança PT/PTB

-----------------------------

Milhões

Dois partidos que eram esperados pelo ex-governador Simão Jatene na coligação do PSDB, acabaram acertando com o PT. O que se diz é que o PTB fechou acordo com a governadora Ana Júlia Carepa em troca de R$ 118 milhões de ICMS extra para a Prefeitura de Belém, uma vaga no Tribunal de Contas do Estado para o deputado Joaquim Passarinho e a presidência da Cohab.(Jornal Opinião - Coluna Coisas da Politica)

ALPA: O custo no nosso bolso!

Na minuta do Protocolo de Intenções que celebra entre si, a Prefeitura de Marabá e a Vale, para instalação da usina Siderúrgica ALPA, o governo de MAUrino Magalhães (PR) estabelece na Cláusula Terceira como obrigação do município:

B) conceder os benefícios fiscais á usina Siderúrgica, relativos ao Impostos Sobre Serviço (ISS), ao Imposto sobre a Transmissão de bens Imóveis (ITBI), bem como ao Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e aos alvarás e demais impostos e taxas municipais, vigentes ou que vierem a ocorrer, respeitadas as disposições previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal, inclusive em seu art.14 nos seguintes termos:



b.1 A alíquota do ISS incidente sobre as receitas de serviços auferidas pela Usina Siderurgica será de 25 (dois por cento) ou, conforme o caso, a alíquota mínima definida em lei Complementar, que deverá ser aplicável pelo prazo de 10 anos, renováveis pó igual período, contados a partir da data de assinatura deste Memorando de Entedimentos. A mesma alíquota se aplicará ás empreiteiras, sub-empreiteiras e empresas de engenharia que vierem a prestar serviços diretamente para a Usina Siderurgica.



b.1.1 (...)

b1.2 O MUNICÍPIO concederá redução máxima permitida da alíquota de ISS ás empreiteiras, sub empreiteiras e empresas de engenharia que vierem a prestar serviços de construção civil e de engenharia á Usina Siderúrgica, pelo prazo de 10 (dez) anos, prorrogáveis por igual período, contados a partir da assinatura deste Memorando de Entendimentos.

b.2 O MUNICÍPIO concederá a Usina siderúrgica isenção de IPTU pelo prazo de 10 ( anos), prorrogáveis por igual período, contados a partir da aquisição do terreno pela usina Siderúrgica, mediante requerimento da Usina Siderúrgica. Caso a legislação venha a prever prazo maior pra fruição da isenção, a Usina Siderúrgica poderá optar pelo novo prazo mediante requerimento á administração do MUNICIPIO, abatendo-se do novo prazo o tempo já fruído da isenção.

b. 3 O MUNICÍPIO concederá a Usina siderúrgica isenção de ITBI relativamente ás aquisições e incoporrações de imóveis necessárias á implementação do projeto.



É mole! Ou quer mais?

Tem passarinho se rebelando no ninho petista!

O deputado Joaquim Passarinho (sobrinho neto do coronel), ensaia a rebelião caso não tenha garantia que a governadora, o indique para TCE (Tribunal de Contas do Estado). É nisso que dá as alianças!!!

--------------------------

O deputado que já foi do PP (partido do coronel tio-avô), pertence ao PTB de Duciomar Costa e já foi secretário de estado no governo Jatene. Como titular da SECTAM.

--------------------------

O PTB cobra a fatura!

Como ficará a bancada do PT que se esperneou, gritou, xingou, votou contra a "privatização" da água em Belém? E agora o PTB de Duciomar cobra a fatura da aliança. O projeto voltará a Câmara de Belém em outro formato, porém neoliberalista da mesma forma, privatizante!!!

segunda-feira, 28 de junho de 2010

E agora?

Têm Milesi na parada!!!!!

Aqui

Xinguara: Mazinho venceu!

Enquanto o "outro" foi derrotado, só resta levantar badeirinha para o Bordallo ou para Suely....

O candidato do PT a deputado estadual em Xinguara é Mazinho!

Mais um de Marabá no senado!

A chapa de Paulo Rocha (PT) ao senado terá como segundo suplente o presidente do Diretório Municipal do PT de Marabá como candidato, trata-se de Luiz Regasson Bressan.

Depois de Alceu Alegretti e Demétrius Ribeiro como suplente essa será mais uma eleição com um politico de Marabá na disputa. Lembrando que os dois ultimos tiveram seus titulares eleitos nas eleições de 1998 e 2006.

Torço pelo Brasil, luto pela soberania!

Vale apena publicar

___________________________________
......................................................................Zé Maria
O país do futebol torce por sua seleção. Sorri com o drible, sofre na espera do gol, discute a tática e o técnico. A Copa do Mundo invade o país, enche de verde e amarelo as ruas, os carros, as camisas. O lance inesperado, o detalhe do gol, a bola viram assuntos obrigatórios em cada canto do país. Na alegria e na tristeza, o futebol é o centro da atenção da maioria do povo brasileiro nesse mês de junho.



Nós torcemos pelo Brasil na Copa e, depois dela, por um Brasil livre, independente e soberano. Lutamos por um país que tem poucos orgulhos fora o futebol. Esse Brasil tem enormes riquezas, mas é desigual. O maior exportador de carne e de soja do mundo ainda vê crianças morrendo de fome.

Na economia real, os países não disputam do mesmo modo que as seleções na Copa. É como se fosse uma partida de 20 contra dois, e com o juiz comprado. As multinacionais norte-americanas e europeias controlam o mundo, e também o Brasil. Elas monopolizam a indústria de carros, de remédios e de alimentos e estão entrando fortemente no campo e no comércio. Hoje, grandes empresas estatais que foram privatizadas estão nas mãos de estrangeiros, como a Vale e a Embraer, e setores inteiros como a telefonia e energia. Que país soberano deixa a energia e comunicações em mãos de transnacionais?



Em 2009, as multinacionais enviaram 25 bilhões de dólares para sua matrizes, enquanto pagam salários aos trabalhadores que correspondem a 5% do que faturam.

O Texto continua aqui

A nova Dama do latifúndio!

Dilma ataca sem-terras novamente, enquanto movimentos organizam campanha pelo limite de grandes propriedades




A candidata à Presidência da República do PT, Dilma Roussef, voltou a dar declarações atacando os movimentos sociais que lutam pela reforma agrária no país. Após tomar conhecimento, o pré-candidato do PSOL, Plínio de Arruda Sampaio afirmou que “a declaração mostra a insensibilidade social de uma tecnocrata. Custa crer que os companheiros do PT aceitem isso. Que dizer dos companheiros do MST”.

Dilma afirmou que “ninguém que governe um País, um Estado ou um município pode ser complacente com a ilegalidade. Invasão de terras, de centro de pesquisa, de prédios públicos é ilegalidade. E ilegalidade não é permitida” em entrevista à Rádio Educadora Jovem Pan, de Uberlândia (MG), segundo reportagem do Estadão.com.

A frase foi dita justamente quando movimentos sociais e entidades de todo o país organizam a “Campanha pelo Limite da Propriedade da Terra: em defesa da reforma agrária e da soberania territorial e alimentar” que pedirá a inclusão na Constituição Federal de um novo inciso que limite às propriedades rurais em 35 módulos fiscais.
Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas no site: http://www.limitedaterra.org.br/.

Violência continua sendo a marca!

Acelerado cada vez mais na cidade o indice de pessoas assassinadas e com o agravante de casos não resolvidos. A Policia não tem dado a resposta a sociedade, as páginas policias estampam em cada edição matérias chocantes e não apresenta a omissão policial dos casos que não são solucionados.

Com o advento da ALPA espera-se o aumento circunstancial de mais casos. Serão as consequências do chamado "desenvolvimento". E a secretaria muncicipal de Segurança Pública criada pelo governo MAUrino Magalhães (PR) ainda não saiu do papel. Até porque não é um novo órgão que vai resolver de fato o problema crônico da violência, seria apenas mais uma secretaria cabidal.

O Estado continua não cumprindo com sua função, não só apenas de prevenção como de implementação de politicas públicas. Sendo que a grande maioria dos casos de criminalidade em Marabá e região estão ligadas ao tráfico de drogas que envolvem a juventude. Falta emrpego! Falta Ensino Médio decente! Perspectivas de vida.....

O período eleitoral vai começar, e lá se vem a ladaínha de que vão resolver os problemas de SAÚDE, EDUCAÇÃO E SEGURANÇA!!!!


Charge do Eldan

domingo, 27 de junho de 2010

A OFENSIVA DO AGRONEGÓCIO CONTRA O POVO BRASILEIRO

O Brasil é alvo de uma ofensiva do grande capital, articulado pelas empresas transnacionais e pelos bancos, dentro de uma aliança com os latifundiários capitalistas, que criaram um modelo de organização da agricultura, chamado de agronegócio.
A partir da segunda metade da década de 90 - e mais ainda depois da crise do capitalismo internacional -, grandes corporações internacionais, financiadas pelo capital financeiro, passaram a avançar sobre a agricultura brasileira: terras, água e sementes, produção e industrialização de alimentos e na comercialização de agrotóxicos.

Nesse processo, o agronegócio tenta impedir o desenvolvimento da pequena agricultura e da Reforma Agrária e consolidar o seu modelo de produção, baseado na grande propriedade, monocultura, expulsão da mão-de-obra do campo com o uso intensivo de máquinas, devastação ambiental e na utilização em grande escala de agrotóxicos. (Boletim MST Informa 185)

---------------------------
Atauliazação em 29/06 ás 14:35
Em nossa caixa de comentários, uma postagem sobre uma nota enviada a secretaria do MST

Sob telhado


Poema à Eduardo Galeano

O sangue coagulou
De vez
Nas artérias abertas.
A prata pretejo,
O ouro enferrujou.
A folha de cocaína
Murchou na boca
Sem dentes
Do criollo que rezou,
Antes de morrer
Com sete anos

Depois dos vinte.
E o pão apodreceu
Nas mãos em cruz
Da índia canarinho
Vestindo a celeste
No coração entupido
Da América,
Enquanto eu assistia
Mais um Brasil e Uruguai.
--------------------------------------------------------------------------------

Edilson José

Imagem da Semana

Rumo a vitória!!!!

sábado, 26 de junho de 2010

GIRO

Dia de convenções e muitos contatos políticos.....









BEL MESQUITA

A deputada federal de Parauapebas Bel Mesquita não disputará a reeleição, é candidata a deputada estadual.Mas Bel Mesquita tem propósito, quer estar mais perto de Parauapebas porque em 2012 será candidata a prefeita. Te cuida Darci!!!!!!!



PSC

O Deputado federal Zequinha Marinho deve sair de vez da aliança do PT. O partido vai tucanar. O deputado se reuniu com Jatene para tentar costurar aliança junto com o PPS (ex-partidão) e o PSDB, na tentiva de se reeleger

Marinor Brito confirmada ao senado pelo PSOL

A professora e ex-vereadora por dois mandatos em Belém, Marinor Brito foi escolhida hoje (26) como candidata ao senado ao lado de Fernando Carneiro ao governo.

PMDB: Hildegardo Nunes será vice de Juvenil


Convenção do partido também anunciou a candidatura ao Senado do deputado Jader Barbalho

Terminou no início da tarde de hoje (26), a convenção do PMDB, na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), que escolheu o vice na chapa de Domingos Juvenil. O evento teve a presença do candidato do partido ao governo do Estado, deputado Domingos Juvenil, do presidente do PMDB, deputado Jader Barbalho, além de deputados estaduais e federais.
Durante a convenção, também foi anunciada a candidatura do deputado Jader Barbalho ao Senado, de 19 deputados à Câmara Federal e de outros 45 para a Alepa.
A convenção anunciou a candidatura de Hildegardo Nunes como vice de Domingos Juvenil, que é ex-presidente da Alepa e teve a candidatura homologada nas convenções do partido que aconteceu no começo do mês de junho. Domingos Juvenil abriu mão de uma candidatura, considerada por ele, "confortável” à Câmara Federal para atender a um apelo das bases do PMDB.

(Nayara Ferraz - Diário Online, com Diário do Pará)

Fernando Carneiro é o candidato do PSOL ao governo




O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) realizou convenção na manhã de hoje (26), na Câmara Municipal de Belém. Fernando Carneiro foi o escolhido para representar o partido como candidato ao governo do Estado nas eleições de outubro deste ano.



A convenção também definiu o nome do ex-prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, para a candidatura a deputado estadual pelo partido, juntamente com o senador José Nery, a ex-deputada Araceli Lemos e o professor Marcio Pint(Santarém) Heiton Nonato (Marabá) e para federal Otávio Sousa (Marabá). Para o senado, a candidata do PSOL será a ex-vereadora Marinor Brito.

(Nayara Ferraz - Diário Online, com Diário do Pará)com adaptação do poster

Os Fichas Sujas! (III)

TCU divulga lista de fichas sujas do Pará, veja aqui!


 
Abaixo nomes de ex-prefeitos da Regiao Sul e Sudesre do Pará.

AGEMIRO GOMES DA SILVA - Rio Maria (falecido)
ATIL JOSÉ DE SOUZA - Xinguara
ITAMAR RODRIGUES MENDONÇA - Xinguara
JOSENVALTO REIS DE SOUSA- Conceição do Araguaia
MÁRIO CEZAR SOBRAL MARTINS- São João do Araguaia
MATILDO DIAS DA SILVA- Rondon do Pará
OSMAR RIBEIRO DA SILVA- Curionopolis
SILVANETO FERRAZ MANGUEIRA- Abel Figueiredo

Guiness Book

Quem acaba de entrar par ao livro dos recordes, é o prefeito MAUrino Magalhães de Lima (PR).


Ele disse que que seu vice Nagilson já assumiu 33 vezes, afirmando que nunca um vice assumiu tanto a prefeitura na História de Marabá em um ano e meio. Esqueceu de dizer que nunca um prefeito de Marabá em 97 anos de história levou tantas vaias como ele. E com um agravante, na frente do presidente!!

Este fato diga-se de passagem merece "registro" no Guiness Book!

UUUUUUUUUUUUUUUU.......................................................

O que pode e o que não pode!

Aqui a Lei Eleitoral para que todos possam ter acesso e denunciar os abusos que serão cometidos a partir de 06 de julho.

Estamos de olho!!!!!

O tabuleiro eleitoral

O Jogo eleitoral começa a se definir, as candidaturas costuradas nos últimos dias tornam cada vez mais real para o caminho da disputa. Neste ano com um diferencial, a falsa pollarização representa cada vez mais o mesmo projeto. O engodo do PT já foi desmacarado há muito tempo e cada vez mais se torna um partido de extrema direita com práticas retrógadas.

PMDB

Dado como certa a candidatura do dep. Domingos Juvenil ao govenro do estado, e como vice Hildegardo Nunes, que também já foi vice governador da segunda gestão do Almir Gabriel, que também apoiará Juvenil em detrimento ao seu ex-aliado Jatene.

PT

A reeleição da atual governadora Ana Júlia terá como aliados partidos conservadores que sempre o PT odiou. O PP de Gerson Peres e Jarbas Passarinho, O PTB de Duciomar e Tião Miranda, o PR de Anivaldo Vale e Maurino Magalhaes, Elza Miranda. E uma ninhada de nanicos.


PSDB

O ex-governador Simão Jatene ainda não definiu o vice, e segue apenas com o apoio do PPS de João Salame e Jordy. Além da crise interna pela disputa do comando do partido, Jatene perdeu o apoio de Almir e um quinhão de prefeitos e deputados. A grande maioria das lideranças hoje estão comprometidas com a reeleição de Ana Julia (PT), deixaram jatene a ver "navios". A teima em manter o nome de Flexa Ribeiro como candidato ao senado, também deixou o DEM de fora da ex-União pelo Pará, aquela que um dia já foi a maior coligação de partidos que agregava apoio a tucanada.

DEM

O ex-PFL de Vic Pires e Lira Maia tem sido cortejado por ambas candidaturas, no entanto vê como certa a eleição de Valéria ao senado. Isso tem soado como a resistencia em se aliar com o PT de Paulo Rocha, PMDB de Jáder e o PSDB de Flexa Ribeiro, ambos candidatos ao senado.

PSL

O madeireiro Carlos Tremonte da região de Santarém mantém sua candidatura, e pouca diferença fará no debate eleitoral. Não pelo fato de ser desconhecido, mas por ser uma candidatura laranjada.


PSOL

A convenção deste sábado (26) vai confirmar o resultado da Conferência Eleitoral que por unanimidade dos delegados e delegadas presentes elegeu Fernando Carneiro como candidato do partido ao governo do estado. A convenção homologará sua candidatura, além de confirmar a unidade existente na base partidária em torno de seu nome, sinalizada desde o início do processo conferencial. Fernando Carneiro é um dos mais admiráveis militantes do PSOL e da esquerda no Pará, graças a sua sólida formação ética e intelectual como socialista; base de sua inabalável fidelidade aos interesses históricos das maiorias sociais exploradas e empobrecidas pelo capitalismo e de sua predisposição para renovar-se no debate com todos os que estão sinceramente interessadas na transformação da realidade.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Nos bastidores....

... o telefone toca!!!

O ex-vereador Elton Mamoré (PSB) emprenhado na campanha do engenheiro Valber Araújo, disse ser assediado todos os dias pelos candidatos a estaduais João Salame (PPS) e Tião Miranda (PTB).

No entanto, o ex-vereador já tem caminho traçado para essas eleições, trata-se do apoio incodicional ao engenheiro Valber Araújo (PSB). Amanhã, estará  em São João do Araguaia em conversa com lideranças do partido visando obter o máximo de apoio para Valber.

----------------------------------

E os telefones vão tocar nos próximos dias.....

Alô.........quero seu apoio!!!!!!!

Trator!

O prefeito Darci Lermen (PT) acelera a tratorada do governo frente a candidaturas de aliados. Dessa vez, já entoou o pé no acelerador contra a candidatura do engenheiro Dário Veloso (PSB).

Acontece que o partido do engenheiro faz parte do "governo local" e o alcaíde naão aceita nomes concorrentes ao seu candidato, o "poderoso" Milton Zirmen (PT).

A pressão tá forte, mas o filho do ex-prefeito de Marabá promete resistir e manter o nome na disputa!

Eleições 2010: Convenções 1


Neste sábado o PSOL confirmará os nomes de Nery, Aracely, Edmilson para deputados estaduais e Otávio Federal, para o senado o PSOL vai de Marinor com Fernando Carneiro para governador!!

Eleições 2010: Convenções 2

PSDB confirmará Alvaro Dias (PSDB) como vice de Serra

Nome a ser anunciado como vice de José Serra (PSDB) na disputa pela Palácio do Planalto, o senador paranaense Alvaro Fernandes Dias, 66 anos, já foi expulso do PSDB e fez campanha para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na eleição de 2002.(...)

A expulsão de Alvaro Dias do PSDB ocorreu metade do governo do presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), quando o senador chegou a assinar uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar escândalos de corrupção. Ele e o irmão, o também senador Osmar, acabaram se filiando ao PDT _partido que fazia oposição a FHC. (...)

Em 2002, Alvaro Dias disputou o governo e apoiou Lula no segundo turno contra José Serra. Favorito, ele, porém, acabou derrotado por Roberto Requião (PMDB). No inicio do governo petista chegou a ser cotado como ministro. No entanto, Requião aproximou-se do governo e ele acabou voltando para o PSDB. (Blog da Repórter)

Eleições 2010: Convenções 3

Edmilson será indicado como candidato a Depuatado Estadual




O PSOL oficializa, neste sábado (26 de junho), a candidatura de Edmilson Rodrigues a Deputado Estadual. A convenção começa as 9 da manhã na Câmara Municipal de Belém.

A fúria contra os fracos

Artigo para reflexão, enviado para este postar por Eldan Nato



*Carlos Tautz
OS PERDEDORES DO MILAGRE BRASILEIRO

Cada vez que se inventa um milagre econômico, joga-se para baixo do tapete a historia dos perdedores – e sempre há perdedores. Nos “anos de chumbo”, ninguém viu sequer as migalhas do bolo prometido por Delfim Neto, que convive com o poder ate hoje. E agora, que crescemos a taxas chinesas, também há perdedores - mas estes já conhecem a derrota há 500 anos. São os indígenas, inclusive dos países limítrofes, que sofrem todo tipo de violência por viverem em terras onde o Estado brasileiro em aliança com grandes grupos econômicos nacionais e internacionais espertamente ressuscita o mito do Brasil Potência. Constrói hidrelétricas superdimensionadas, expande sem limites a cana para alimentar de álcool os carros que inviabilizam as cidades e faz monocultura de eucalipto para produzir celulose apenas para o mercado externo, criando um deserto verde de arvores geneticamente modificadas que mata a diversidade biológica e os recursos hídricos.
A volúpia com que se avança sobre as terras indígenas é tal, que nem parece que elas e seus donos são protegidos por leis nacionais e internacionais. Importa aos governantes e seus sócio apenas, fazer constar na imprensa a inauguração de obras cada vez maiores e que custam sempre mais do que os calculos iniciais.
Nesse cenário, o Estado e os capitais privados, nacionais ou não, t^em os mesmos interesses. E, para alcança'-los, fazem qualquer negocio. Acusam os índios em vilões de bloquear o ‘ desenvolvimento’.
Afinal, a ponta do modelo produtivo se encontra no meio rural, muitas vezes em áreas densamente florestadas, onde quase sempre há terras indígenas, o que lhes colocaria numa posicao de 'inimigos' do mito do Brasil Potência.
Isso ocorre porque a atual fase do capitalismo, dita financeira, não se realiza sem uma base concreta, a terra, onde são produzidos os insumos – energia, minerais, alimentos – que alimentam os mercados especulativos internacionais. Quem se opõe a este tipo de exploração de alta intensidade vira inimigo e, na visão do Estado e seus sócios privados, deve ser exterminado.
E' esse o pano de fundo da viol^encia contra ind'igenas, que tem caracter'isticas espec'ificas dramaticas. No Para, os caiapós do alto do rio Xingu há meses se preparam para morrer, na medida em que vai saindo do papel a megahidreletrica Belo Monte.O governo subsidia sua construcao através das tetas abertas do BNDES. Mas, no futuro, segundo os contratos assinados, a usina pertencera a multinacionais privadas do Brasil e do exterior.
No Mato Grosso do Sul, os guarani caiuá partem para o suicídio, expulsos que são pelo avanço sobre suas terras da cana estimulada e subsidiada pelo governo federal.
No Espírito Santo, os tupiniquins e guaranis morrem na disputa com as maiores indústrias mundiais de fibra curta de celulose - alias, produzidas por arvores transigências, que secam os lencois freaticos e arrasam aquele territorio que já foi o mais rico no Brasil em termos de espécies animais e vegetais da floresta atlântica.
Em Rondônia e no Acre, indígenas de varias etnias são obrigadas a se prostituir para gerentes, engenheiros e operarios das hidrelétricas Jirau eSanto Antonio, obras que vão barrar o rio Madeira (RO).
O modelo brasileiro de intensa exploração de recursos naturais para venda ao exterior já vai sendo, inclusive, exportado. Em 16 de junho, Lula e Alan Garcia , presidente do Peru, assinaram acordo energético para construir no pais vizinho um numero de hidrelétricas (que vai prejudicar os ashaninka) ainda incerto, mas que já tem seu custo estimado entre 13,5 bilhões e 16 bilhões de dólares. A energia será exportada para o Brasil por 30 anos, por aquela turma de sempre: BNDES, Eletrobrás, OAS, Camargo Corrê, Odebrecht. Tutti buona giente...
Mas, quem se importa com tudo isso? Quem escreve a historia não são os vencedores?


*jornalista
25 de junho de 2010 05:31

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Os Fichas Sujas! (II)

A publicação da Lei da Ficha Limpa tira o sono de nomes importantes no cenário político. Levantamento feito pelo Congresso em Foco identificou o nome de 42 políticos, entre pré-candidatos e agentes públicos de expressão nacional ou regional, que devem ter as candidaturas impugnadas pela Justiça eleitoral. Com as ameaças de inegibilidade, a largada aos Tribunais Regionais Eleitorais em busca de recursos deverá ser dada a partir do próximo dia 5, prazo final para a homologação das campanhas.


Veja a lista dos candidatos que poderão ficar inelegivéis Clique AQUI

Vai que sua Dunga!

Circula na internet o seguinte texto de Jim Ignácio Muller, que nos foi enviado por Delmiro Gouveia:




Quem presenciou na noite de domingo o editorial do programa “Fantástico” da rede Globo, lido pelo repórter Tadeu Schmidt, há de ter compreendido todo o desespero que se apossou da “Vênus Platinada”, em relação ao técnico da seleção brasileira.

Chamando-o de “grosseiro, mal educado “ e outros mimos a mais, a poderosa estação do Jardim Botânico viu pela primeira vez em mais de 40 anos, um brasileiro desafiar seu domínio, e literalmente mijar na sua cabeça.

Recordando os fatos mais recentes, inconformado com a proibição das tais “entrevistas exclusivas” que só seriam concedidasà Globo, na sexta feira o Assessor de Imprensa da CBF levou ao técnico Dunga outro memorandum, dessa vez do próprio Presidente Ricardo Teixeira, solicitando que se ordenasse a abertura para que as tais “exclusivas” fossem concedidas.(...)
 
Dunga merece uma estátua em praça pública.

É o primeiro brasileiro vivo a desafiar publicamente a força e o poderio da rede Globo, numa competição de cunho internacional. Leonel Brizola já o fizera antes, mas em assuntos de política interna

Xinguara: O que disse Edmar

Leia aqui

PSOL lança Fernando Carneiro neste sábado

O PSOL oficializa, neste sábado (26 de junho), a candidatura de Fernando Carneiro ao governo do Pará. Indicará os nomes para concorrer ao senado e às cadeiras de deputado estadual e federal. A convenção estadual do PSOL receberá os militantes, os simpatizantes e as lideranças políticas do partido para este grande momento histórico. Todos lá. Para ajudar a construir a nossa vitória!


Dia 26 de junho – 9 da manhã na Câmara Municipal de Belém

Eleições 2010: A falsa polarização

Blog do Edmilson

De um lado, Jader Barbalho e Almir Gabriel juntos.
De outro lado, Ana Júlia e Duciomar juntos.



"A morte não causa mais espanto
Miséria é miséria em qualquer canto
Riquezas são diferentes
Cores, raças, castas, crenças
Fracos, doentes, aflitos, carentes
Cores, raças, castas, crenças
Em qualquer canto miséria
Riquezas são miséria
Em qualquer canto miséria"
Titãs
 
-----------------------------------------------

Merecidas!

A sonoridade das vaias ao prefeito MAUindo Magalhães (PR) até hoje ainda ecoa pelas bandas do canteiro de obras da ALPA. Por incrível que pareça o prefeito falou ao jornal que as vaias eram apenas de um "grupinho", menosprezadndo ao moviemtno grevista dos servidores públicos que estão parados desde o início do mês.

Além das vaias, e do próprio discurso hipócrita entoando o nome de "deus", o MAUindo tem esquecido de uma coisa, governar! Bem que Nagilson a seu próprio estilo fez o que muitos desejariam que pelo menos mudasse neste governo, o secretário de "obras"!!!!

CPT 35 anos

CPT 35 anos ao lado dos trabalhadores!

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) nasceu em junho de 1975, durante o Encontro de Pastoral da Amazônia, convocado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e realizado em Goiânia (GO). Inicialmente a CPT desenvolveu junto aos trabalhadores e trabalhadoras da terra um serviço pastoral. Na definição de Ivo Poletto, que foi o primeiro secretário da entidade, "os verdadeiros pais e mães da CPT são os peões, os posseiros, os índios, os migrantes, as mulheres e homens que lutam pela sua liberdade e dignidade numa terra livre da dominação da propriedade capitalista".

Fundada em plena ditadura militar, como resposta à grave situação dos trabalhadores rurais, posseiros e peões, sobretudo na Amazônia, a CPT teve um importante papel. Ajudou a defender as pessoas da crueldade deste sistema de governo, que só fazia o jogo dos interesses capitalistas nacionais e transnacionais e abriu caminhos para que ele fosse superado. Ela nasceu ligada à Igreja Católica porque a repressão estava atingindo muitos agentes pastorais e lideranças populares e também, porque a igreja possuía uma certa influência política e cultural. Na verdade, a instituição eclesiástica não havia sido molestada

Mais aqui
--------------------------------

Na região o grande icone dessa luta se chama José Batista - advogado com militancia arraigada contra o latifúndio.

Amanhã têm seleção!

Que tal todo mundo assistir na Band, ou em qualquer outro canal que não tenha ligação com a Globo?

Será o primeiro round contra o grupo de comunicação dos marinhos, que nessa copa ta levando taca do Dunga!

quarta-feira, 23 de junho de 2010

José Nery protesta contra tratamento da imprensa à candidatura do PSOL



O senador José Nery (PSOL-PA) acusou na semana passada a imprensa nacional de desconsiderar a existência da candidatura de Plínio de Arruda Sampaio à Presidência da República pelo PSOL. Segundo ele, a cobertura da grande mídia nacional se limita a três candidatos - Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV). Os veículos de comunicação, conforme José Nery, quando não concedem o mínimo de isonomia na cobertura das eleições presidenciais, 'tentam enganar os brasileiros dos mais diversos estados'.

A Vale que comete crimes!


Me diga com quem tu andas Lula?



A 6ª Turma do TRF da 1ª Região, por unanimidade, confirmou a legitimidade da Companhia Vale do Rio Doce - CVRD para figurar no processo que trata de danos ao meio ambiente causados pelo naufrágio do navio Trade Daring, que afundou na Baía de São Marcos, em São Luís, Maranhão.


O líder do PSOL, senador José Nery (PA), ocupou a tribuna nesta sexta-feira (5) para denunciar o que chamou de "posturas autoritárias" da Companhia Vale do Rio Doce em relação à população pobre de Parauapebas, no estado do Pará. Segundo ele, a Vale está ameaçando moradores da região, supostamente prejudicados pela construção de uma rodovia vicinal, que passa pelas terras deles, destinada a viabilizar o escoamento do minério de ferro do Projeto Salobo.



Justiça nos Trilhos oferece, para quem quiser aprofundar, a integra da sentença trabalhista contra a Vale no Pará.
É uma sentença em que a Vale e outras empresas parceiras sucumbem em ação civil pública proposta pelo MPT. Além da escala e da multa cominada, a decisão revela de onde vem parte da riqueza e da produtividade dessa empresa, que também transfere seus custos para a sociedade.

Em 2008 com o título: Trabalhadores protestam contra crimes da Vale

Mais aqui

Fonte: Justiça nos Trilhos e Foto Diário do Pará

Eleições 2010: Boi voando (1)

 O chefe da Casa Civil de Ana Júlia Carepa (PT), Everaldo Martins, visitou o ex-governador Almir Gabriel (PSDB)


A visita resultou no convite ao ex-governador do PSDB e candidato derrotado pela atual governadora,  a dar uma palestra aos secretários e técnicos do governo. A idéia é que ele fale da experiência à frente do Estado.

Para entender melhor

O PT chamou Almir para paletrar sobre a experiência de governo. Ou seja, falar dos acertos (que até entao o PT dizia que o PSDB não tinha) aos secretários de governo.

Leia aqui

--------------------------

Ressucite o homem!!!!

Eleições 2010: Boi voando (2)

PTB com Ana Júlia (PT)

O prefeito de Belém Duciomar Costa (PTB) que já derrotou Ana Julia na disputa pela prefeitura de Belém, selou hoje (23) a tarde aliança pela reeleição da governadora. 

Dívida de R$ 185 mi é usada como moeda de troca

O fechamento do acordo foi confirmado no final da tarde pelo secretário chefe da Casa Civil, Everaldo Martins, e pelo presidente do Diretório Municipal do PTB, Raimundo Quaresma. Martins disse que os dois partidos já vinham conversando intensamente nos últimos dias. Só nesta semana, conforme frisou, foram três reuniões, a última delas realizada ontem pela manhã – em local que ele preferiu não revelar – e que acabou sendo decisiva para a unificação dos palanques.

Martins admitiu que o repasse de recursos do ICMS supostamente devidos pelo Governo do Estado à Prefeitura Municipal de Belém foi um dos assuntos colocados na mesa de negociações entre os dois partidos mas, na avaliação dele, não foi este o principal tema tratado entre a governadora e o prefeito. Segundo Martins, o valor da dívida pretendido pela PMB, para efeito de negociação inicial, seria da ordem de R$ 185 milhões

Eleições 2010: Boi voando (3)


O ex-governador Almir Gabriel (PSDB) recebeu em sua residência hoje (23) o também ex-governador Jader Barbalho (PMDB) e o candidato do PMDB ao governdo do estado Domingos Juvenil.

Criatura e Criador?

Almir Gabriel entrou na politica através de Jader Barbalho, quando foi nomeado diretor do Hospital das Clinicas e em seguida nomeado prefeito de Belém (1984). Depois da ajuda de Barbalho para chegar ao senado em 1986, Almir só rompe com Jader depois de sua entrada ao PSDB em 1988. Quando começa a carreira solo disputando o cargo de governador em 1990 em aliança com PT, PCB, PCdoB e PSB. Era uma frente popular que tinha Raul Meireles (PT) como seu vice. nessa disputa ficou em terceiro lugar.

Rompimento

Depois do acirramento entre os dois, a eleição de 1998 deixou marcas profundas. A derrota  do criador para criatura.

20 anos depois!

Os dois ex-governadores voltam a se articular e vão estar juntos no mesmo palanque, ambos contra Ana Julia e Jatene, apoiando Domingos Juvenil (PMDB)

Que felicidade!

O Contraponto & Reflexão alcançou hoje mais de mil acessos em uma semana de instalação do "contador de acesso".

Parabéns a todos que continuem acessando.....

Voltando!

Opa!!!! que bom que o poster já está de volta, antes do previsto!

Então, mão na massa  e dedos nos teclados e é hora de atualizar.


---------------------------------------------

Visita do Lula

No Blog Quaradouro - Ademir Braz diz:

Fui representar a OAB Marabá (da qual sou Conselheiro Titular) na visita de Lula ao projeto da ALPA e vou lhes contar uma coisa: eu nunca vi, ao longo dessas dezenas de anos que me interesso pela política marabaense, uma vaia tão grande para uma autoridade municipal, como a que o prefeito Maurino Magalhães recebeu hoje diante do presidente da República, Lula da Silva, do presidente regional do partido dele, Anivaldo Vale; da governadora Ana Júlia, ministros, prefeitos da região, imprensa, trabalhadores - e quem mais esteve por lá.



Vaia monstruosa. Magnífica. Ensurdecedora como as vuvuzelas na Áfríca do Sul. Vaia homérica. Tsunâmica. Acachapante. Imensurável. Inesquecível. Humilhante. Despudorada. Vergonhosa. Vaia que entra para a História antiga e moderna de Marabá como um referencial, um marco, um divisor de águas.


Se Maurino fosse um homem sério, digno, tivesse compostura, eu sugeriria o harakiri.


E as palavras de ordem? "O povo elegeu, e já se arrependeu", "O povo está na rua, Maurino, a culpa é sua".
 
-----------------------
 
Será que Lula não percebe que Marabá está MAUindo!!!!!

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Pausa aqui...

... mas a luta continua, este poster estará ausente por dois dias e meio. Em mais uma etapa de visita as aldeias da região para elaboração do diagnóstico para construção do Curso Técnico em Agroecologia integrado ensino médio para os Indígenas. O curso terá processo seletivo aberto destinado aos povos indígenas do sudeste paraense que tenham concluído o ensino fundamental.

Cumprindo a missão do Campus Rural de Marabá (sucessor da antiga Escola Agrotécnica Federal de Marabá), qu é “Promover a formação Profissional e Tecnológica em diferentes níveis e modalidades, sobretudo técnico integrado, dos povos do campo da mesorregião do sudeste paraense, ofertando cursos em sintonia com a consolidação e o fortalecimento das potencialidades sociais, ambientais, culturais e econômicas dos arranjos produtivos de âmbito local e regional, privilegiando os mecanismos de desenvolvimento sustentável, estimulando a conservação da biodiversidade, realizando a pesquisa aplicada com vistas a geração e a difusão de conhecimento disponibilizando, para a sociedade, as conquistas e os benefícios, na perspectiva da cidadania e da inclusão social”.

Os Fichas Sujas!

Tribunal de Contas da União (TCU) informou nesta segunda-feira (21) que 4.922 agentes públicos –entre os quais governadores, prefeitos, secretários estaduais e municipais e diretores de autarquias– tiveram as contas julgadas irregulares pelo órgão nos últimos oito anos [inicialmente, o tribunal informou, conforme este texto registrou, que eram cinco anos].
A lista do TCU com os nomes será entregue nesta noite pelo presidente do órgão, ministro Ubiratan Aguiar, ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski.
No total, são 7.854 condenações desde 2002 – uma parcela dos 4.922 agentes públicos tem mais de uma condenação. O TCU informou que divulgará a lista com os nomes no site da instituição.


--------------------------------------

No Pará, são 421 políticos e vamos dar o nome dos bunitim tudim!!

Mesa farta!


Ontem (20) foi o aniversário do deputado Beto Faro (PT) - ou Beto da Fetagri, aquele que foi preso e algemado quando era Superintendente do INCRA no Pará no primeiro governo Lula. Adivinha quem estava também lá? O outro deputado qu etambém já foi preso por desvios na SUDAM - no Governo FHC.
Todos arrudiado da governadora do PT, aquela que vai pedir o seu voto a partir do dia seis de julho!

Relembrando!

ALTAMIRA: Lula será recebido com protestos

Amnhã (22), ribeirinhos, pequenos agricultores e movimentos sociais organizam protestos contra a hidrelétrica de Belo Monte em Altamira, Pará, quando o presidente Lula visita a região para lançar os projetos de asfaltamento da Transamazônica, o programa Luz para Todos e a usina de Belo Monte no rio Xingu.
Os movimentos sociais repudiam a insistência do governo federal em empurrar Belo Monte goela abaixo da população do Xingu e estão convocando a população para as seguintes ações:


Hoje (21)- Fechamento da rodovia Transamazônica
Dia 22/06 - Manifestação em protesto a construção da barragem. Local de concentração: 8h da manhã na Praça do Matias, em frente a orla do caís (Altamira).
 
---------------------------------
 
Em Marabá ainda não sabemos como vai ser o comportamento das organizações.

Não é de hoje!

Na copa de 2006 já estava na blogosfera, fui atrás e consegui a foto no saudoso 5ª Emenda. Então vamos lá, cala boca! os jogos estão sem emoção.....

Serra Pelada: O clima é de tensão

Já haviamos informado aqui na semana passada sobre o clima de tensão em Serra Pelada, agora atualizando a informação com base na postagem do Zé Dudu , desde as primeiras horas da manhã, cerca de mil moradores e garimpeiros ocuparam as sondas de pesquisa da empresa impedindo o seu funcionamento. Tomaram também o controle das máquinas que estavam na vila, além de, “convidar” os funcionários da empresa que não residem na vila a se retirarem.

O equipamento pertence à mineradora canadense Colossus, que recentemente assinou contrato com a Coomigasp, uma das sete cooperativas garimpeiros que possuem direitos de lavra em Serra Pelada. O contrato sofre fortes contestações, inclusive, em nível judiciário

----------------------------------

E o Lula?
Com as benesses da Vale, ele não vai lá!

----------------------------------

Atualização ás 11:26

Acabo de receber por e-mail informação do senhor José de Souza

Olá. amigo Ribamar tudo bem? olha o clima em Serra Pelada estar muito agitado, os moradores estão fazendo protesto contra a colossus. pois tivemos uma reunião com o represantante da Colossus para saber informação soubre o projeto e soubre os direito de moradia e eles falaram para o povo que não ia ter negociação para os moradores. E que ia funcionar o projeto com a população na Area, a reunião foi na chacara do Etevaldo Arantes. e as atividades da colossus estão paradas, e promete a população se a empresa funcionar vão quebrar e tocar fogo nas máquinas....

Lula em Marabá nesta terça

Está confirmadissíma a presença do presidente Luis Inácio Lula da Silva a Marabá nesta terça-feira (22) para visita à área onde será erguida a Alpa (Aços Laminados do Pará). Acompanhado de comitiva e do presidente da Vale, Roger Agnelli, Lula participará do início simbólico das obras de terraplanagem da área que abrigará a siderúrgica. Porém, a assessoria do prefeitura ainda não confirmou se presidente fará visita as obras de duplicação da rodovia Transamazônica e da ponte sobre o Rio Itacaíunas. Outro importante investimento do governo federal é a construção do Campus Rural de Marabá do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA, também não foi imformado sobre sua visita.
 
 
-----------------------------------
 
Enquanto isso na sala de justiça!
 
Servidores da Educação e da Saúde permanecem em greve. O prefeito MAUrino Magalhães (PR) aliado do governo federal ainda não deu sinais de que quer negociar. Escolas paradas! Postos e Centros de Saúde sem atendimento! E um troca-troca de secretários sem nenhuma definição para que se resolva os problemas dos servidores.

Eleições 2010: Ele vai de Juvenil!




Na terra do boi que voa, Almir Gabriel (PSDB) ex-desafeto politico do deputado Jader Barbalho (PMDB), em entrevista ontem (20) ao Jornal Diário do Pará, oficializou seu apoio ao deputado Domingos Juvenil - pré-candidato ao governo do estado pelo PMDB.

Expôs suas mágoas ao agora novo desafeto Simão Jatene (PSDB), seu ex-aliado.

---------------------------------------

domingo, 20 de junho de 2010

Saramago

"e se a leitura dos contos infantis forem obrigatórias para adultos?Seríamos capazes de aprender o que há tanto tempo vimos ensinando?" José Saramago


-----------------------------------
Vale apena ler!

Adeus, a Saramago!

Por Georgina Tolosa Galvão

sábado, 19 de junho de 2010

Ficha Limpa: Paulo Rocha fora da disputa!


TSE barra políticos que renunciaram para escapar de cassações!


Aqueles políticos que nos últimos anos renunciaram aos seus mandatos para escapar de punição ficaram inelegíveis, conforme a decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sobre a abrangência da Lei do Ficha Limpa. O tribunal, no entanto, deixou em aberto a situação dos governadores cassados.

Os ministros entenderam que as condições de inelegibilidade devem ser verificadas no momento da formalização da candidatura, o que deve ocorrer até 5 de julho.
O registro deve ser negado para aquele que tiver uma condenação por colegiado (mais de um juiz) ou renunciado para não ser cassado, não importando se o fato ocorreu antes ou depois da promulgação da lei.
De acordo com a lei do Ficha Limpa, fica inelegível, por oito anos, o político que renunciou para escapar de cassação, e aquele condenado por crimes eleitorais (compra de votos, fraude, falsificação de documento público), lavagem e ocultação de bens, improbidade administrativa, entre outros.
A legislação permite que o candidato que tiver o registro negado recorra. Ministros do TSE preveem um acúmulo de ações na Justiça Eleitoral.

É o caso daqueles parlamentares que renunciaram por envolvimento no mensalão, como Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Paulo Rocha (PT-PA), por exemplo.

Ou do ex-senador Joaquim Roriz (PSC-DF), favorito na disputa pelo governo do Distrito Federal, que renunciou ao mandato após denúncias de corrupção para escapar de um processo de cassação.

No caso de quem renunciou, a lei diz que fica inelegível "para as eleições que se realizarem durante o período remanescente do mandato para o qual foram eleitos e nos oito anos subsequentes ao término da legislatura".

Mais informações na nossa fonte






--------------------------------------

Torcemos para que os candidatos adversários tenham pressa para entrar com o pedido de inelegibilidade antes do dia 05 de Julho.


 

Procura-se um vice?


Essa semana foi ventilada a possibilidade do DEM indicar o nome da ex-vice governadora Valéria Vic Pires Franco. Com isso inviabilizaria a aliança que está sendo construída no Pará entre o PT e o Democratas (PA).

Afinal, encontrar um vice pra esse senhor está cada vez mais dificil, depois da negativa de Aécio Neves (MG), a rapaziada da tucanada já deu tiros pra vários lados. E ainda não acertaram em ninguém......

PSOL lançará Otávio para federal

O militante político Otávio Barbosa, servidor da Cosanpa e acadêmico de Ciências Sociais será o candidato à deputado federal pelo PSOL representando a região Sul e Sudeste do Pará. A militância reuniu hoje (19) para eleaborar o planejamento da campanha.

Otávio Barbosa é um dos fundadores do partido em Marabá e já foi presidente da Associação dos Moradores do Bairro Francisco Coelho. Tem representado o Sindicato dos Urbanitários em vários conselhos, entre eles o do PLano Diretor, Meio Ambiente, Saúde.

Para Francisco Macedo "essa candidatura representa de fato uma mudança,  não apenas de nome, mas de projeto pra região". Otávio deve receber vários apoios nos próximos dias, foi o que disse Manoel Rodrigues responsável pela campanha.

--------------------------------

Imagens da Semana


                                             Posse do conselheiro Georgetwon Pinheiro

Conselheiros tomam posse

Ontem (18) a noite os 10 conselheiros tutelares dos dois CT tomaram posse no plenário da Câmara Municipal de Marabá. A cerimônia presidida pela presidente do Conselho Muicipal de Direitos da Criança e do Adolescente Edileuza Magalhães, com a participação da promotora da infância e adolescência Francisca Suênia.
Discurso não faltou no evento, todos os conselheiros usaram a palavra para reforçar a luta contra exploração de criança e adolescente. A promessa de comprometimento com a causa foi unânime.



"cassação"

Dois conselheiros que foram reeleitos tiveram seus mandatos suspensos pela justiça. A decisão judicial saiu na tarde de ontem e imediatamente o Conselho foi notificado. Beto Jamaica e Socorro Valadares não puderam assumir seus mandatos, tendo sido empossados em seus lugares, os suplentes Ismael Ferreira e Jonas.

Torcer sem culpa, mas conscientes!

Por Fernando Carneiro



Mais uma copa do mundo de futebol. Milhões se unem para torcer pela seleção brasileira. Não há como negar que o futebol é um esporte de massas, que empolga e contagia. Poucos esportes podem terminar como começam, empatados em zero. Basquete, vôlei, pólo aquático não terminam 0 x 0. Poucos têm a emoção de um resultado inesperado, uma zebra. Quantos de nós já não sofreu por conta de um gol roubado ou um pênalti não marcado. Que dirá dos gols de mão de Maradona e Thierry Henry? Por tudo isso o futebol apaixona.

O fato de acontecer pela primeira vez no continente africano é mais um ingrediente nessa equação de paixão e emoção. Podemos e devemos torcer pela nossa seleção. Mas sem deixar que a paixão nos impeça de ver a realidade que cerca o futebol e sua inexorável transformação em mercadoria.

A África do Sul não é uma ilha de riqueza no continente africano. Com 50 milhões de habitantes, quase 80% de negros, o índice de desemprego atinge 25% e a maioria dos que trabalham recebem menos que U$ 1,25 por dia. Além disso, é líder em portadores do vírus HIV no mundo: 5,7 milhões de pessoas, 11,6% da população estão infectadas. A economia mais forte da África coleciona indicadores miseráveis que a copa não mostra.

O esporte, assim como a cultura, é uma manifestação humana que deveria ser livre do corte de classe, mas na sociedade de consumo em que vivemos tudo se mercantiliza, tudo vira negócio. Até mesmo os atletas viram mercadoria. O Brasil “exporta” mais de mil jogadores a cada ano. Aliás, a seleção é genuinamente “estrangeira”. O fato da burguesia se apropriar dessas manifestações nos indigna e muitos acabam, equivocadamente, deixando de torcer pelo Brasil.

Torça pelo Brasil. Torça pelo Hexa (apesar do Dunga), mas exercite sua consciência crítica.

Lula em Marabá

COLETIVA DE IMPRENSA - AGENDA PRESIDENCIAL


A Secretaria de Imprensa da Presidência da República realiza nesta segunda-feira, dia 21, entrevista coletiva em Marabá (PA), para tratar da agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Estado.

O presidente estará no Pará, na terça-feira, dia 22, para ato por Belo Monte e o desenvolvimento da região Xingu (em Altamira) e a cerimônia de início de terraplanagem da usina siderúrgica Aços Laminados do Pará S/A - ALPA (em Marabá).

Participarão da coletiva o Diretor de Relações Institucionais da Vale, José Carlos Soares, o Secretário de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Maurílio de Abreu Monteiro, o Secretário de Meio Ambiente, Aníbal Pessoa Picanço e representante da Eletronorte.

Entrevista coletiva

Data: segunda-feira, dia 21 de junho

Hora: 11 horas

Local: auditório do Incra

sexta-feira, 18 de junho de 2010

MST aponta abusos na prisão de Trocate!

Publicado pela grande imprensa com maior estardalhaço,  a prisão de Charles Trocate essa semana foi um abuso da Policia do governo de Ana Julia - O braço repressor do governo do PT não é preparado para lidar com gente. O Jornal Correio do Tocantins de ontem (17) chegou a publicar uma foto imensa caracterizando a marginalização do poeta e coordenador regional do MST.


A detenção de Charles Trocate, um dos líderes do MST/Pará, e do assessor de imprensa do movimento, Márcio Zonta, à noite de terça-feira (15) em Parauapebas, foi feita “por policiais de maneira despreparada e desumana após uma ultrapassagem que ocasionou a colisão contra o veículo utilizado pelos policiais civis, que nada sofreu a não ser ter quebrado o retrovisor. Os policiais civis fecharam o veículo em que estavam Charles e o jornalista Márcio Zonta e desceram armados do carro. Em nenhum momento os dois homens se identificaram como agentes do estado. Charles foi agredido pelos policiais com socos na altura do abdômen e conduzido à delegacia de polícia Civil de Parauapebas de onde foi liberado na manhã de quarta feira, (16)”, após o pagamento de fiança no valor de R$ 2.500,00.



A versão é da assessoria de imprensa do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra sobre a prisão de Charles Trocate, enviada ontem pela manhã à reportagem. Ouvido por telefone, Charles Trocate disse que montou-se um cenário em torno do incidente: “O delegado André Albuquerque, contrário a reforma agrária e visando a criminalização pública da organização e de seus dirigentes convocou a imprensa, que por sua vez pautou a situação de maneira equivocada. Em nenhum momento, as equipes de reportagem da TV Liberal e da TV Norte quiseram ouvir nossa versão, fazendo inclusive imagens sem nossa autorização”, relatou. Lembrou, inclusive, que o delegado Albuquerque ainda acreditava existir o pedido de prisão preventiva contra ele, Charles, e que fora há tempo revogado pelo Superior Tribunal de Justiça. (Quaradouro)

Mais um!

No ar o blog do Edmar Brito (Xinguara), seja bem vindo!!!

Acesse aqui

Tapíri

Tapiri!

O espaço de lazer mais badalado de Marabá, por ali já ocorreram inúmeras festas e eventos de várias natureza. Um deles, foi em 1994 o IV Congresso da UNEMAR, dirigido por este poster que mais tarde se tornou coordenador do Diretório.Acadêmico e um dos frequentadores mais assíduos daquele logradouro.
O Tapiri, das boas festas e das discussões politicas, convenções partidárias e outras reniões. O Tapiri com seu Derze, figura histórica que se confunde com a própria história deste espaço glorioso e de muitas estórias!!

Hoje (18) têm festa por lá, um forrozão pé de serra!

Serra Pelada: Garimpeiros tensionam a Colossos!

Neste momento acontece em Serra Pelada uma série de manifestaçoes do MTM -Movimento dos Trabalhadores na Mineração e cooperativas contra a empresa Colossos que foi autorizada recentemente para extração de ouro.

Os garimpeiros ainda não enguliram o acordo feito com a empresa canadense para extração mineral na área de Serra Pelada.

Conselheiros tomam posse hoje

Novos conselheiros tutelares assumem hoje a função, depois de terem sidos eleitos no último 30/05. A cerimônia de posse será realizada no plenário da Câmara Municipal de Masrabá, a partir das 19h. Contará com  a presença do prefeito MAUrino Magalhães (PR). Será sua primeira aparição pública depois da crise com o vice-prefeito.

Morre Saramago!

 O escritor português e Prêmio Nobel de Literatura José Saramago morreu nesta sexta-feira, 18, em sua casa em Lanzarote (Ilhas Canárias) aos 87 anos de idade.

O escritor faleceu às 13 horas locais (8 horas de Brasília), segundo sua esposa e tradutora, Pilar del Rio. Ainda de acordo com ela, Saramago havia passado uma noite tranquila e, depois de tomar café da manhã com a mulher, começou a passar mal e faleceu em pouco tempo.

O autor recebeu o prêmio máximo da Literatura em 1988. Segundo a premiação, Saramago "nos permitiu mais uma vez apreender uma realidade ilusória por meio de parábolas sustentadas pela imaginação, pela compaixão e pela ironia".
Autor de "O Evangelho segundo Jesus Cristo" e "Ensaio sobre a cegueira", Saramago vivia em Lanzarote desde 1993 com a jornalista espanhola. O escritor foi hospitalizado diversas vezes nos últimos anos, principalmente por conta de problemas respiratórios.
(Fonte: Estadão)

GREVE: Servidores podem ocupar Semed!

Servidores da SEMED estão "apavorados" com a informação de que os grevistas vão ocupar hoje a sede da secretaria. Em greve desde início do mês, o sindicato da categoria tem organizado o fechamento das escolas e tem tentado de todas as formas apresentar a pauta ao governo que resiste em aceitar a proposta dos professores.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Gestão Nagilson ainda repercute!

Depois de um dia de governo e de muitas canetadas, o prefeito em exercício de Marabá (dia 16/06) Nagilson Amoury (PRB) deixou saudades para moradores de uma rua na Fl 29. Acontece que na ráida passagem pela prefeitura o alcaíde fez visita ao bairro e ordenou limpeza de valas. Pelo menos por lá a folha não vai cair!

O blog Sul do Pará informa sobre a versão do chefe de gabinete exonerado.

É pra valer!


Reunião dos prefeitos do PMDB com o deputado Jáder Barbalho (o sobrancelhudo) ratificam o apoio a candidatura do Deputado Domingos Juvenil ao governo do estado. Os prefeitos foram unanimes na decisão e garantem que a campanha é pra valer, nada de laranjada!! Nem as máquinas sensibilizaram os gestores locais.
Acompanhe aqui a decisão.